Especial

Rendimento nos estudos abaixo do esperado? Esse artigo pode te ajudar

Rendimento nos  estudos abaixo do esperado? Esse artigo pode te ajudar
Compartilhar | Comentar

A faculdade é um período difícil, provas, trabalho e muita responsabilidade. É natural que por algum momento seu rendimento possa cair, já que o estresse e a vida pessoal podem influenciar diretamente nos estudos. Pensando nisso, e neste problema que diversos alunos passam, elaboramos algumas ideias e sugestões que podem te ajudar no dia a dia.

Porém, acredite, se você chegou até aqui, é boa parte deste problema resolvido! O principal ponto para começar a melhorar seu rendimento é saber que está abaixo do esperado e querer mudar este resultado. Com o próximo semestre se aproximando, você deve buscar novas inspirações e oportunidades para começar a todo gás logo no início, aproveitando que voltou de férias e está com a disposição máxima, dessa forma, recuperando as possíveis notas baixas do semestre anterior. A seguir, te indicamos 10 dicas simples, mas eficazes para te ajudar:

1° Agenda: Tenha o hábito de programar suas tarefas e organizar seus compromissos, tenha uma agenda sempre a mão para não se perder com nada.

2° Lição de Casa: Tenha um ambiente de estudos em sua casa ou no seu quarto para você não perder seus trabalhos e manter tudo sempre em ordem.

Converse com seu professor: Seja comunicativo, esse problema afeta não só nas aulas. Sempre que houver dúvidas ao fim de uma explicação, peça para seu professor repetir, além de demonstrar interesse no conteúdo, você não vai se apertar para entender algo sozinho ou com seus colegas depois.

4° Use cores para se orientar: Se você tem o hábito de separar as matérias em um caderno ou fichário, por exemplo, tenha o hábito de usar cores específicas para matéria. Esse sistema te ajuda a identificar e se organizar com mais clareza, agilizando e deixando mais prático.

Ambiente de Estudo: Assim como suas atividades e trabalhos precisam de organização e um lugar específico, você também precisa de um cantinho adequado e sossegado para estudar. Criar esse ambiente ajuda demais na concentração e conforto para o estudo e dispõe de todos os materiais que você possa vir a precisar. Confira aqui nosso artigo sobre isso.

Estude para as provas: Seja uma prova dificílima ou trabalho, estude e programa-se para todas as suas atividades e seus conteúdos específicos. Dessa forma, não haverá surpresas negativas na hora.

Conheça seu modo de aprendizado: Cada pessoa tem seu próprio modo de aprendizado, seja lendo, ouvindo, escrevendo ou algo mais na prática mesmo. Isso pode levar um tempo até você descobrir, mas se você já sabe, todo o aprendizado tende a ser mais prático e fácil.

Faça anotações: tenha o costume de sempre anotar os estudos nas aulas. Mesmo que rascunho ou pequenas observações ao rodapé do caderno, já te ajudam a memorizar o conteúdo e pode facilitar muito em provas e trabalhos. Também, muito conteúdo que é passado, pode ser apenas uma citação do professor ou modo que você não consiga depois, por isso, é importante estar sempre atento.

Vença a procrastinação: Procrastinar é adiar as responsabilidades o máximo possível para não ter que fazê-las. Fazer isso prejudica muito seu rendimento, pois você acumula várias tarefas de diferentes matérias em um período curto de tempo para realizá-las.

10° Cuide da sua saúde: É comprovado cientificamente que a prática de exercícios físicos ajuda no desempenho escolar. Se você se sente muito cansado, não dorme bem e tem maus hábitos alimentares pode estar prejudicando seu desempenho em diversas áreas. Cuide de sua saúde, pois ela é fundamental não apenas para seus estudos, mas para toda sua vida.

Dica Extra: Divirta-se! Cuidar do seu lazer é tão fundamental quanto qualquer outra dica que recomendamos, por isso, procure separar algum momento no dia para se divertir e aliviar todo o estresse acumulado.

Talvez, nada que você ainda não saiba. Mas como falamos no início, o segredo não é como fazer e sim começar a fazer. Esperamos poder ter ajudado de alguma forma com estas dicas, lembre-se de sempre dar o seu melhor, a faculdade será um reflexo de sua carreira.

Fontes: Notícias UniversiaNotícias UniversiaBlog PET Civil – UFJF

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.