A Resolução CFO nº 196/2019 trouxe uma nova abordagem para o marketing odontológico ao permitir o uso de imagens comparativas de antes e depois de tratamentos.
Quando foi publicada, em 2019, a medida gerou debates acalorados entre os profissionais da área e levantou muitos questionamentos sobre sua validade jurídica e implicações éticas.
Anos depois, o tema continua relevante, já que exige a adoção de regras específicas para garantir que não sejam infringidos o código de ética da profissão nem os direitos dos pacientes. Continue a leitura e entenda melhor o assunto!
Divulgação de selfies e imagens de tratamentos
A Resolução do CFO nº196, publicada pelo Conselho Federal de Odontologia, é responsável por regulamentar a divulgação de autorretratos (selfie) e imagens relacionadas ao diagnóstico e resultado de tratamentos odontológicos.
Lançada em janeiro de 2019, ela autoriza a publicação de selfies tiradas por dentistas, acompanhados de pacientes ou não, além de imagens do diagnóstico e do resultado dos tratamentos odontológicos realizados, conhecidas como “antes e depois”.
A divulgação dessas imagens só pode ocorrer mediante autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.
Além disso, todas as publicações de imagens e/ou vídeos precisam incluir o nome do profissional e o seu número de inscrição no conselho de Odontologia.
Cuidados e restrições
Apesar de a resolução permitir a divulgação de imagens, é importante ficar atento a algumas restrições:
- É proibido o uso de vídeos ou imagens com conteúdo relativo ao transcurso e a execução do procedimento, exceto em publicações científicas;
- É vetado o uso de imagens que permitam a identificação de equipamentos, materiais, instrumentais ou tecidos biológicos;
- Não é permitido utilizar expressões escritas ou faladas que caracterizam sensacionalismo, autopromoção e mercantilização da Odontologia.
- Fica vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.
A divulgação de imagens sem a devida autorização do paciente ou que contrariem as normas estabelecidas pode resultar em infração ética e violação de Privacidade.
Essa prática não só prejudica a imagem do profissional de odontologia, como também pode resultar em penalidades, incluindo multas e processos disciplinares.
H2 Uso de imagens como ferramenta de Marketing na Odontologia
O uso de imagens comparativas é uma ferramenta poderosa para apresentar resultados estéticos e funcionais de tratamentos odontológicos. Mas, não deve ser a única estratégia utilizada pelos dentistas.
É importante lembrar que redes sociais, como o Facebook e o Instagram, possuem algumas restrições quanto ao impulsionamento de conteúdos com imagens de antes e depois.
Isso reforça a necessidade de diversificar as estratégias de marketing odontológico. Criar conteúdos que eduquem, informem e engajem o público pode ser mais eficiente e alcançar melhores resultados a longo prazo.
H3 Como o dentista pode gerar valor nas redes sociais?
Para se destacar, é essencial entender o comportamento do público nas redes sociais.
As pessoas que acessam essas plataformas, geralmente, estão buscando:
- Relacionamento: interações humanas e autênticas;
- Informação: conteúdos úteis que agreguem conhecimento;
- Entretenimento: publicações que despertem curiosidade ou diversão.
Ao oferecer conteúdos alinhados a essas motivações, dentistas podem construir uma presença digital sólida e confiável.
Alguns exemplos de publicações incluem:
- dicas práticas sobre saúde bucal;
- explicações sobre procedimentos odontológicos;
- depoimentos de pacientes, respeitando as normas éticas e de privacidade;
- Entre outros.
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Interação com os Seguidores
Além de conhecer o público e criar conteúdo relevante, é importante engajar com essas pessoas para construir uma comunidade online.
Isso pode ser feito respondendo dúvidas nos stories através de caixinhas de perguntas, comentando nas publicações e até interagindo mensagens diretas de seus seguidores.
Bastidores do seu negócio
O dentista também pode compartilhar conteúdos relacionados aos bastidores do seu consultório e como é a rotina real de um profissional da área odontológica.
Fazer vídeos curtos, no reels ou stories, é ótima maneira de mostrar o dia a dia do dentista, sua abordagem com os pacientes e o ambiente acolhedor da sua clínica.
Investindo em Educação Digital
Criar conteúdos educacionais de qualidade é uma excelente forma de fortalecer o relacionamento com pacientes em potencial e construir uma reputação sólida.
A estratégica pode envolver a tanto a criação de vídeos mais longos e explicativos no Youtube como também a produção de e-books ou webinars sobre temas relevantes na odontologia.
Ética no Uso de Imagens
Embora autorizado pelo CFO, o uso de imagens de antes e depois exige cuidado. É importante garantir que essas comparações sejam fiéis e respeitem a privacidade dos pacientes.
O ideal é que as imagens sejam utilizadas para educar o público sobre os benefícios dos tratamentos, e não apenas para fins comerciais.
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Por fim, apesar de a Resolução do CFO abrir novas possibilidades ao dentista para a divulgação de seu trabalho na odontologia, é essencial usá-la com responsabilidade.
O marketing odontológico deve sempre priorizar a confiança e a educação dos pacientes, mostrando que a odontologia vai muito além de imagens de “antes e depois”.
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