Restaurações Estéticas em Resina Composta

Paciente, gênero feminino, apresentou-se à Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), queixando-se de insatisfação na estética dos dentes anteriores. Ao exame clínico observaram-se restaurações em resina composta com deficiência de forma e cor nos elementos 11 e 21 (Figuras 1 e 2). Além disso, o elemento 21 se apresentava palatinizado em relação aos dentes adjacentes (Figura 3).

Inicialmente foi realizada uma moldagem total dos elementos superiores com silicone por condensação (Clonage – Nova DFL) para que fosse realizado o enceramento de diagnóstico dos elementos em questão e um guia restaurador (Figuras 4 e 5) para que a confecção das restaurações em resina composta pudesse ser realizada com previsibilidade e segurança.

Após anestesia infiltrativa com Articaína com epinefrina 1:100.00 (Articaine 100 – Nova DFL), removeu-se as restaurações em resina composta deficientes dos elementos 11 e 21 (Figura 6).

Foi realizado o condicionamento ácido utilizando um ácido fosfórico a 37% (Alpha Etch 37% – NOVA DFL) durante 30 segundos em esmalte e 15 segundos sobre a dentina (Figura 7). O ácido foi aplicado em todo o preparo, estendendo sobre as superfícies vestibulares e palatinas. Após o condicionamento ácido, a cavidade foi lavada pelo dobro do tempo de condicionamento e seca com o auxílio de um papel absorvente (Figura 8). Em seguida, procedeu-se então a aplicação do sistema adesivo Natural Bond DE Plus (Nova DFL) (Figuras 9 e 10), seguindo as instruções do fabricante. A resina composta utilizada foi a Natural Shade (Nova DFL) (Figura 11), uma resina microhíbrida com nanotecnologia, com tamanho médio das partículas de 0,7 mícron.

Após confirmar a adaptação do guia restaurador (Figura 12), uma camada de resina Natural Shade Incisal foi posicionada sobre o guia (Figura 13) a fim de recriar a porção palatina da restauração. O guia com a resina composta foi posicionado em boca seguido de fotoativação por 40 segundos (Figura 14). Definido o contorno da face palatina (Figuras 15A e 15B), uma segunda camada de resina A2 Dentina foi inserida em ambos os elementos dentários e fotoativada por 20 segundos (Figuras 16 e 17).

Em seqüência, foi posicionada uma camada de resina A2 Esmalte e fotoativada por 20 segundos (Figura 18). Um corante branco foi aplicado no bordo incisal a fim de obter um efeito halo (Figura 19) e ao redor de áreas de translucidez conferindo mais naturalidade à restauração final (Figura 20). A última camada de resina A2 Esmalte foi posicionada concluindo a reconstrução anatômica dos elementos 11 e 21 (Figura 21).

Com o intuito de otimizar e guiar o procedimento de acabamento das restaurações, as áreas de espelho, reflexão e as ranhuras vestibulares foram marcadas com um lápis de cor aquarelável (Figura 22). Foi realizado o ajuste oclusal com pontas diamantadas de granulação fina e o acabamento e polimento das restaurações foram realizados com pontas de silicone com duas granulações (Natural Polux – Nova DFL) (Figuras 23 e 24). As figuras 25 e 26 mostram o caso finalizado.

Autores:

Karin Egger – Mestrando em Clínica Odontológica – UFF; Especialista em Prótese – UERJ.

Igor Guimarães Paulinelli – Mestrando em Clínica Odontológica – UFF; Especialista em Implantodontia – ABO Niterói.

Raphael Monte Alto – Doutor em Dentística – UERJ; Professor do Mestrado em Odontologia da UFF; Professor do Curso de Especialização em Implantodontia da UFF; Professor Adjunto da Clínica Integrada da UFF.

Fonte: DFL

Comentários

4 Comentários
  1. Parabéns, o trabalho ficou muito bom, porém seria didaticamente mais proveitoso se tivesse o vídeo com áudio explicando o passo a passo do procedimento mostrando a manipulação durante o procedimento, já que entre outros objetivos é mostrar a técnica e a excelência dos materiais da referida marca.

    • Olá Eurípedes! Ficamos muito felizes que tenha gostado do caso e também por sua sugestão! Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber os artigos e casos clínicos sempre em primeira mão. Um grande abraço!

    • Olá Glicia! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do caso apresentado e que irá utilizar os produtos indicados. Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber os próximos artigos e casos clínicos sempre em primeira mão. Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *