Saiba mais sobre a tecnologia por trás do Protocolo GBT da EMS

O Airflow é um equipamento Suíço, da empresa EMS, uma das empresas mais reconhecidas mundialmente pela qualidade e inovação dos seus produtos para tratamento periodontal. Ele não é “apenas um equipamento de profilaxia”, acho impossível comparar com outros equipamentos, pois ele é diferente de tudo que existe no mercado. É o equipamento mais moderno de prevenção, tratamento e manutenção periodontal!

Talvez mais importante que o próprio equipamento, seja a filosofia que está por trás dele, a GBT (Guided Biofilm Therapy). Vamos primeiro entender sobre a GBT para depois falarmos do equipamento em si.

>>>Leia também: Protocolo GBT: Uma nova filosofia em saúde bucal com alta tecnologia

O que é o Protocolo GBT da EMS?

Com a GBT, fazemos a pigmentação do Biofilme do paciente com um produto inovador, que pigmenta com 3 cores diferentes (rosa, roxo ou azul) a placa bacteriana de acordo com o tempo que ela está na cavidade oral. Podemos ver se é uma placa muito aderida, que está a bastante tempo na boca do paciente, ou se é pouco aderida, bem recente, decorrente de uma última escovação não adequada, por exemplo.

Mostramos essa pigmentação ao paciente e conseguimos explicar o motivo de cada uma das áreas pigmentadas, por exemplo, as proximais de todos os posteriores ficarem roxas, nos mostra um problema crônico do uso inadequado do fio dental. Áreas cervicais muito pigmentadas mostram que a escova não está chegando próxima a gengiva. Assim fazemos uma instrução de higiene de alta qualidade para nossos pacientes!

Um pouco mais sobre o Airflow

Com o biofilme evidenciado, carregamos o equipamento (que é lindo e moderno, os pacientes ficam impressionados) com uma substância chamada Eritritol. Derivado da frutose (sabor adocicado, não tem problema se o paciente engolir), esse produto tem partículas até 5x menores que a do bicarbonato convencional, isso faz com que o polimento com ele seja extremamente eficaz, sem machucar os tecidos do paciente, podendo inclusive ser utilizado em implantes e bolsas periodontais de até 9mm (com pontas específicas para isso). O jato funciona com uma mistura extremamente precisa de ar (pressão certa e controlada) e de água morna, garantindo a eficácia do tratamento.

Ouça agora: https://open.spotify.com/episode/7dDq44YXVGjzSat62fHJ3S?si=f3fe7e5fd5a744b4

Confira o método tradicional versus o Protocolo GBT em conjunto com o Airflow:

Um procedimento até 50% mais rápido que o convencional, assista e comprove:

Como os dentes estão pigmentados, nós aplicamos o jato nas áreas evidenciadas, até que todo o pigmento seja removido. Isso torna nossa profilaxia “guiada”, temos certeza de que todo o biofilme foi removido, além de evitar o uso de ultrassom em áreas onde não é necessário seu uso, o que poderia acarretar sensibilidade sem necessidade, riscos no esmalte, danificar dentina exposta etc.

O Airflow consegue remover até cálculos?

O Airflow consegue sim, remover até cálculo que não esteja muito aderido, e mesmo se não remover, ele “enfraquece” o cálculo mais aderido e tira a camada superior de bactérias, o que faz com que a remoção ultrassônica (feita com o mesmo equipamento) seja muito mais rápida, eficaz e indolor. Consigo inclusive aplicar o jato diretamente sobre raízes expostas (sim, é verdade) e o paciente não sente absolutamente nada.

Se após a aplicação do airflow (da maneira indicada), ainda observarmos a presença de cálculo, utilizamos o Piezon Led presente no equipamento, com a ponta PS (ultrafina e delicada), que faz movimentos lineares e libera água a 40ºC (os pacientes adoram) para remover o cálculo residual sem dificuldade e principalmente sem sensibilidade. A ponta do ultrassom tem um LED que facilita demais a visualização do cálculo, o pedal do equipamento é sem fio (Bluetooth), no próprio pedal conseguimos mudar a potência do equipamento sem precisar encostar nele, enfim, uma experiência completamente nova e prazerosa, não só para os pacientes, mas também para nós dentistas.

Um dos melhores investimentos que fiz no consultório, absolutamente todos os pacientes comentam sobre o equipamento e ficam realmente impressionados.

Para mim a profilaxia é o tratamento mais importante que realizamos, garante não só a saúde, mas também a longevidade dos nossos tratamentos, sejam eles regenerativos ou estéticos. Sendo assim, investir em profilaxia é investir diretamente nos resultados dos nossos trabalhos e fidelização dos nossos pacientes.

Esse conteúdo foi elaborado em parceria com a equipe de consultores Digitais da Dental Cremer.

Sobre o autor:

Guilherme Barrella | @drguibarrella

– Mestre e Especialista em Periodontia;
– Membro da Academia Americana de Periodontia;
– Pós-Graduado em Implantodontia.

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:
 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Pinterest
 TikTok
 Youtube
 Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *