Deseja aumentar o faturamento do seu consultório odontológico?
O clareamento dental pode ser uma excelente ferramenta para captar e fidelizar pacientes.
Além de ser muito conhecido, o procedimento tem ganhado um destaque dentro da área de Harmonização Orofacial, já que no conceito do visagismo, dentes amarelados causam envelhecimento da face e não é compatível com uma face harmônica e jovial.
O clareamento é um procedimento seguro e eficaz que pode ser realizado no consultório ou em casa pelo paciente (com supervisão profissional), de acordo com a técnica escolhida pelo dentista.
Neste artigo, vou compartilhar dicas essenciais para precificar o clareamento odontológico, ajudando você à otimizar seu lucro e oferecer um serviço de qualidade aos seus pacientes.
Técnicas de clareamento dental
Existem diferentes tipos de clareamento dental. A escolha do método dependerá das características dos dentes do paciente, do grau de escurecimento dental, da causa da pigmentação e das expectativas em relação ao resultado final.
Conheça as técnicas de clareamento dental:
- Clareamento dental em consultório: é realizado no ambiente clínico, sendo o cirurgião- dentista o responsável por realizar o tratamento. O procedimento pode ser realizado com ou sem o uso de luz;
- Clareamento dental caseiro: consiste no uso de moldeiras individuais em que o próprio paciente faz a aplicação do gel com a supervisão do cirurgião-dentista.;
- Clareamento dental associado: consiste da associação das duas técnicas citadas, sendo a primeira consulta para a realização do clareamento em consultório e as demais realizadas pelo paciente, sob supervisão do dentista;
- Clareamento dental interno: indicado para clarear a coroa de dentes desvitalizados.
É fundamental que o dentista avalie cada caso individualmente para determinar a técnica e concentração do gel clareador dental ideal para cada caso clínico.
Apesar de rentável, o procedimento é pouco explorado pelos cirurgiões – dentistas em geral.
A seguir, vamos descrever quais as técnicas de marketing são indicadas para divulgar o procedimento e dicas de como precificar o tratamento para otimizar o faturamento do consultório odontológico.
Marketing Odontológico e clareamento dental
O clareamento é um dos procedimentos mais lucrativos dentro dos vários na Odontologia Estética e na Harmonização Orofacial, visto que para alguns métodos você necessita de poucas horas de cadeira, consequentemente menos gastos de hora clínica, produtos, manutenções e mais rentabilidade.
Para aumentar o faturamento do consultório odontológico realizando o clareamento dentário, é fundamental desenvolver uma estratégia de marketing adequada.
Criar um plano de marketing para clareamento envolve várias etapas estratégicas. Primeiramente, é essencial definir metas claras e mensuráveis. Com metas bem definidas, você poderá avaliar a eficácia das suas ações de marketing ao longo do tempo.
Em seguida, identifique os canais de comunicação que serão mais eficazes e defina seu público-alvo. Conhecer o perfil dos seus pacientes potenciais, como idade, gênero e interesses, ajudará a criar campanhas direcionadas à suas necessidades e desejos.
O marketing digital na Odontologia é uma excelente ferramenta para divulgar o procedimento.
Veja essas dicas:
- Publicar conteúdo informativo sobre clareamento dental;
- Postar em redes socais, blog e site do consultório.
- Utilizar artigos, vídeos e infográficos para abordar a técnica;
- Apresentar os benefícios e tipos de clareamento;
- Publicar depoimentos de pacientes;
- Postar fotos de antes e depois, seguindo as orientações do CFO.
Além disso, é importante investir em campanhas direcionadas, como por exemplo anúncios em redes sociais, Google Ads, e-mail markerting e WhatsApp, lembrando que é fundamental seguir as normas do código de ética odontológico.
Em relação as estratégias de marketing de conteúdo na odontologia, é fundamental informar os pacientes sobre os benefícios do clareamento, os cuidados necessários e as expectativas realistas.
Isso não apenas ajuda a estabelecer sua autoridade na área, mas também cria um relacionamento de confiança com o público, aumentando a probabilidade de que eles escolham seu consultório para realizar o tratamento.
Ao informar sobre o procedimento, você não só aumenta a confiança em seus serviços, mas também melhora seu ranqueamento em mecanismos de busca.
Após implementar suas estratégias de marketing na Odontologia, analise os resultados alcançados para saber se os objetivos foram atingidos e assim identificar os pontos de melhoria.
Outra estratégia importante é o marketing de relacionamento na Odontologia. Realizar pesquisas de satisfação com os pacientes podem fornecer informações sobre como melhorar seus serviços e a experiência do cliente.
Com esses dados em mãos, você pode ajustar seu plano de marketing para que ele se torne cada vez mais eficaz, aumentando assim as chances de sucesso do clareamento dental em seu consultório.
Dicas de como precificar o clareamento odontológico
O clareamento odontológico é um tratamento onde o preço depende do valor que você entrega ao seu paciente.
Nisto podemos incluir a importância da escolha dos produtos de qualidade e que são referências no mercado.Para o sucesso do procedimento clínico, é indicado utilizar produtos reconhecidos pela Anvisa e com qualidade comprovada.
É importante agregar valor à todas as técnicas de clareamento que você escolher para trabalhar no consultório. O quanto você irá lucrar depende intimamente da experiência que você proporciona ao seu paciente.
Como exemplo de estratégia para agregar valor, o profissional deve realizar uma consulta de planejamento completa, incluindo protocolo fotográfico, entregar um kit exclusivo para cada paciente (no caso do clareamento caseiro ou associado) e oferecer suporte adequado para solucionar as possíveis dúvidas.
Uma das primeiras considerações ao precificar o clareamento é avaliar os custos envolvidos, como os materiais utilizados, o tempo dedicado ao procedimento e os gastos operacionais.
Além disso, é importante levar em consideração a precifico da concorrência e perfil do seu público-alvo.
Entender o mercado é fundamental para definir um preço competitivo sem comprometer sua rentabilidade.
Determinar o preço certo para o clareamento dental envolve uma combinação de pesquisa, análise e consideração das necessidades dos pacientes.
Para precificar o procedimento o dentista deve considerar os seguintes fatores:
- Preço do material utilizado;
- Técnica que será realizada;
- Tempo de atendimento clínico;
- Duração do tratamento;
- Custos fixos e variáveis;
- Margem de lucro desejada;
- Valor agregado;
- Formas de pagamento.
Determinar a precificação para o clareamento dental envolve uma combinação de pesquisa, análise de custos e consideração das necessidades dos pacientes, incluindo a hora do atendimento clínico.
Ao elaborar um planejamento adequado e uma estratégia de marketing eficaz, você irá adequar sua comunicação ao perfil do público-alvo, além de aumentar o faturamento do consultório.
Lembre-se sempre de que a satisfação do paciente é fundamental e, ao oferecer um atendimento de qualidade e resultados que correspondam à expectativa, você não apenas atrairá novos pacientes, mas também garantirá o retorno dos existentes.
Por fim, o clareamento na maioria dos casos, tem o poder de rejuvenescer um sorriso sem a necessidade de um tratamento mais invasivo. Esteja preparado para proporcionar a melhor experiência com o clareamento para o seu paciente e aproveite para otimizar a saúde financeira do consultório.
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Sobre a Autora:
Dra. Isabela Bueno é Cirurgiã-Dentista em Bauru, SP – Brasil.
Possui graduação em odontologia pela Universidade Sagrado Coração, 2014. Atua como clínico geral.
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