Scanner intraoral: Quais são os benefícios para o dentista?

Que a odontologia digital já não é mais o futuro, todo mundo sabe! E sabe por quê? Por que ela é o agora!

À medida que vamos estudando, aprendendo e crescendo profissionalmente, chegamos ao momento de aperfeiçoamento e inovação. Quando percebi que era a hora de transformar a minha clínica em digital, não hesitei em escolher o scanner intraoral 3Shape TRIOS.

Desde que comecei a utilizar o scanner intraoral da 3Shape, o fluxo do meu consultório mudou totalmente: não só reduzi meu tempo de atendimento, como também garanti mais rapidez nas minhas entregas!

Hoje, posso proporcionar mais conforto aos meus pacientes, além de prestar um atendimento diferenciado utilizando as diversas funcionalidades que o TRIOS possui. A seguir, vou fazer um pequeno relato da minha experiência com o 3Shape TRIOS e mostrar algumas vantagens que ele traz no dia a dia clínico. Ser digital transformou minha rotina e, sem dúvidas, transformará a sua também!

As funções que transformaram minha rotina clínica:

Escaneamento dos dentes em cores reais

Essa é uma das funcionalidades que gosto de ressaltar: é possível medir, a cor real de cada segmento dentário seguindo as escalas Vita Clássica e Vita 3D e a coloração dos substratos com a escala Stump – Ivoclar.

Essa funcionalidade facilita muito a comunicação com o laboratório, pois é possível produzir as restaurações exatamente na cor dos dentes do paciente, trazendo mais naturalidade à prótese.

Análise de retentividade

Durante os procedimentos clínicos de prótese, essa funcionalidade se torna muito útil para avaliar se o preparo está retentivo ou não. Desta forma, evitamos retrabalhos por problemas de adaptação. O programa possui uma escala de mostra por cores a quantidade de retentividade ou a ausência dela. Muito prático e preciso.

Precisão, acurácia e velocidade recordes

A precisão e a acurácia do equipamento, principalmente em casos de prótese e prótese sobre implante, são espetaculares. Portanto, nunca mais tive problemas de adaptação, pois o scanner me permite visualizar possíveis fatores de erro, que quando identificados, são facilmente corrigidos na mesma sessão.

Antigamente, pensando em uma moldagem analógica para enceramento, por exemplo, o tempo do procedimento clinico mais ou menos era de 20 a 25 minutos pensando na escolha e prova das moldeiras, muitas vezes precisávamos adaptá-la com cera, proporcionar os materiais corretamente, fazer a manipulação no tempo orientado pelo fabricante, levar a boca do paciente, esperar o tempo de presa, remover, conferir toda a moldagem, repetir todos os passos na arcada antagonista, desinfectar a moldagem, embalar corretamente para o envio ao laboratório e ligar para o motoboy…

Muitos passos, facilmente substituídos por um escaneamento simples, e rápido, que em comparação, contando o tempo do paciente chegar, sentar na cadeira e levantar para ir embora demora cerca de 10-12 minutos. E em menos de 2 minutos já está enviado ao laboratório! Simples e fácil assim.

O scanner intraoral com super Zoom

Além destas facilidades, o scanner ainda possui um aumento de profundidade, que chamamos de Super Zoom, para casos em que temos uma distância maior entre a ponta do scanner e o término do preparo ou ao implante, principalmente nas áreas de perfil de emergência mais profundos ou términos subgengivais em segundos molares superiores, que muitas vezes são um pouco mais difíceis de serem escaneados.

Isso nos permite, de uma forma muito simples, refinar a área mais distante, entregando-a com maior precisão e copiando todos os detalhes.


Entre em contato com nossos consultores!

e torne-se um adepto da Odontologia Digital!

Campos obrigatórios não preenchidos

Um scanner intraoral, infinitas possibilidades

Outra questão que é bacana, é que o scanner da 3shape atende todas as especialidades. Eu consigo atuar com precisão não só na minha área, que é dentística e prótese, mas em TODAS as áreas! Ortodontia, implantodontia, odontopediatria, radiologia, odontologia preventiva…. Enfim!

Eu e minha equipe utilizamos o scanner em todos os atendimentos e conseguimos também, através dos aplicativos, fazer todo o cuidado pré e pós-operatório.

Na odontopediatria, por exemplo, que muitas vezes é pouco falada, o scanner tem uma repercussão extremamente positiva frente aos pequeninos. Muitos pensam que por ter uma ponta média, se dificulta escanear uma boquinha menor, mas muito pelo contrário!

As bocas das crianças, por mais que sejam menores, possuem menos quantidade de dentes também, o que faz que a distância em profundidade que o scanner precisa copiar seja menor. Além de ser uma ferramenta que não causa náuseas, se assemelha a um “vídeo game” e traz para os pequeninhos uma experiência totalmente divertida e diferentes que cativa não somente eles, mas os pais! Tornando a consulta lúdica, simples e sem traumas.

Amigo do meio ambiente e da biossegurança!

Além de todas as vantagens já citadas aqui, não podemos deixar de frisar o quanto essa tecnologia ajuda o meio ambiente e diminui a contaminação cruzada.

O fato de gerarmos moldes analógicos, diariamente jogados no lixo, aumentam então o custo para descarte de lixo contaminado e consequentemente aumentam o lixo de uma forma global.

Os arquivos digitais, além de não gerarem nenhum tipo de contaminação, são facilmente armazenados em drives, evitando assim aquelas salas cheias de modelos de gesso. E se pensarmos na biossegurança, um molde de alginato ou silicone, por exemplo, mesmo após desinfectado corretamente, podem sim chegar ao laboratório com algum resquício de saliva, bactérias e vírus.

Arquivos digitais, como todos sabem, não possuem esse problema, e seu uso foi amplamente difundido durante a pandemia justamente por esse motivo.

Por fim, são infinitas possibilidades e, a cada dia, tenho mais certeza de que fiz a escolha certa em inovar e trazer para meu consultório esta tecnologia impressionante, tanto para mim quando para meus pacientes!

Muitos ainda acham que é cedo para investir na tecnologia, mas eu posso afirmar para vocês que já está ficando tarde! Muitos dentistas estão ficando para trás achando que a tecnologia não é tão “legal” assim, ou que ainda é muito cara! Quanto aos valores, sabemos que o investimento é alto, mas que se organizado corretamente, em pouco tempo o investimento já se reverte em lucro.

Inclusive, se ainda existem dúvidas, existem muitas pessoas e laboratórios prestam serviços de escaneamento para terceiros. Esta pode ser uma possibilidade de vocês começarem a se tornar digital, se aproximando da tecnologia, sem necessariamente ainda ter adquirido.

Comprar uma tecnologia destas, é um grande passo e precisa ser tomado com organização e objetivos concretos! Ai, sim, o sucesso está garantido!

Venham fazer parte deste mundo!

Sobre a autora:

Brenda Gugelmin | @brendagugelmin

Cirurgiã Dentista;
Mestre e especialista em Dentística Restauradora, – Universidade Positivo;
Doutoranda em Odontologia Clínica com Ênfase em Prótese Odontológica – Universidade Positivo;
Consultora Clínica na Dental Cremer Digital.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *