Dicas

Silicone de adição é a melhor opção?

Silicone de adição é a melhor opção?
Compartilhar | Comentar

Para fazer moldagens, devemos levar em conta diversos fatores. Cada material possui especificações e instruções para cada tipo de caso, e essas informações facilitam na hora de escolher o produto ideal. Além disso, o profissional deve saber qual produto mais se encaixa em sua realidade. Neste artigo, vamos falar sobre o silicone de adição, dicas de uso e as suas principais vantagens e desvantagens.

Técnicas utilizadas

O cirurgião-dentista deve buscar qual técnica se adapta mais ao seu dia a dia. Não existe apenas uma técnica correta, até porque, cada caso é específico. Porém, algumas premissas são necessárias para obter o molde perfeito. Afinal, este é o principal objetivo desse procedimento, certo?

A aplicação do silicone de adição possui duas técnicas comuns entre os profissionais, que são: de um estágio (ou simultânea) e de dois estágios. Nas duas formas, é necessário a utilização de (no mínimo) dois silicones de consistências diferentes. A técnica de um estágio deve ser feita de maneira rápida, aplicando o silicone de adição leve e pesado ao mesmo tempo. Já no caso da técnica de dois estágios, os dois materiais são manipulados em dois momentos distintos.

O silicone de adição possui reação de presa inibida pelo enxofre, substância presente nas luvas de látex. Portanto, um dos cuidados básicos ao manuseá-lo é não utilizar este material. Afinal, estas substâncias afetam no resultado final, sobretudo na polimerização dos moldes. Este processo é necessário porque os compostos de enxofre podem ser transferidos para o preparo dentário e nos tecidos moles adjacentes. Além disso, pode entrar no tecido gengival no momento de inserir o fio retrator. Ao misturar os dois materiais pesados, eles podem se incorporar diretamente no material de moldagem e contaminar o catalisador que contém platina, resultando no retardo ou na ausência da polimerização na área contaminada do molde.

DICA: Se for trabalhar com silicone de adição, utilize luvas de vinil. Elas não causam o efeito apresentado acima.

Quais as vantagens e desvantagens do silicone de adição?

Vantagens

  • Tempo de presa curto;
  • Facilidade de manipulação;
  • Boa resistência ao rasgamento;
  • Alta precisão de detalhes;
  • Alta estabilidade dimensional.

Desvantagens

  • Alto custo;
  • Vida útil curta;
  • Pistola universal;
  • Indicado para proporcionar a auto mistura de materiais dentais a base de dois componentes.

Pontos a serem levados em consideração

Para elaboração deste artigo, levamos em conta as indicações do fabricante de um silicone de adição muito utilizado, o Elite HD+, da Zhermack. Além disso, pra você ver na prática a efetividade deste produto, separamos algumas fotos pra você conferir o passo a passo.

O Elite HD+ possui diversas propriedades que garantem um molde rico em detalhes e com alta resistência a deformação. Além disso, o seu vazamento é de até 14 dias, facilitando muito seu tempo de trabalho.

Ao manipular o silicone de adição, é importante se atentar as bolhas que podem surgir, e isso pode ser evitado na hora da aplicação. Normalmente esse produto possui presa longa, permitindo a elaboração de vários modelos.

As pontas misturadoras utilizadas para dispensar o material leve da pistola são de automistura, com proporção 1:1, que já entregam o material na consistência ideal para trabalho. São descartáveis, devendo ser inutilizadas logo após o primeiro uso.

#FICADICA:

Para evitar os problemas citados acima, manipule o silicone com alta e baixa viscosidade simultaneamente, respeitando os tempos de presa dos dois silicones para que a moldagem fique perfeita.

  • Tempo presa: 4 minutos;
  • Tempo mistura: 1 minuto;
  • Tempo trabalho: 1 a 2 minutos;

Espere pelo menos 1 hora para vazar o gesso pra que ocorra a liberação total do O2 do molde e não ocorra a formação de bolhas no modelo de gesso.

 

 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.