Síndrome do jaleco branco na Odontologia: saiba tudo!

Como identificar e tratar a síndrome do jaleco branco? 

A síndrome do jaleco branco é um transtorno psicológico no qual o paciente apresenta pressão arterial elevada e demais sintomas relacionados à ansiedade quando em contato com profissionais da saúde e ambientes clínicos/hospitalares.  

Esse tipo de fobia costuma dificultar o atendimento odontológico e a interação entre dentista e paciente. Por isso, é importante que o cirurgião-dentista fique atento e esteja preparado para identificar essa condição em seus casos clínicos. 

Ao longo da matéria, vamos abordar o que é esse distúrbio, as principais causas e sintomas e como você, profissional da área, pode ajudar seus pacientes a lidarem com esse tipo de fobia no consultório odontológico. 

O que é a síndrome do jaleco branco? 

A síndrome do jaleco branco, também conhecida como hipertensão do avental branco ou Iatrofobia, refere-se ao medo irracional ou exagerado diante de pessoas, ambientes e objetos que tenham relação com a área da saúde. 

É considerada uma fobia situacional, isto é, que se dá em determinadas situações, pois se manifesta somente quando o paciente é exposto a um ambiente clínico, à presença de dentistas, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde ou a objetos relacionados. 

Nesta condição, o paciente apresenta valores anormais de pressão arterial e sintomas comuns de uma crise de ansiedade como taquicardia, suor excessivo e tremores. 

Quais as causas da síndrome do jaleco branco? 

A síndrome do jaleco branco pode ser causada por diversos fatores, geralmente de origem psicológica. 

A condição está associada principalmente a traumas sofridos na infância, experiências negativas com outros profissionais de saúde, perda de algum familiar em ambiente clínico, notícias negativas das áreas médica e odontológica, resistência ao abandono de vícios, entre outros. 

Embora ainda não se saiba muito sobre a prevalência do transtorno no Brasil,  estudos realizados na área apontam que ele pode afetar cerca 20% da população. 

Além disso, mostram que a manifestação é mais comum em pessoas do sexo feminino, crianças e idosos e não fumantes. 

Quais os principais sintomas? 

O principal sintoma da síndrome do jaleco branco é a hipertensão pontual, ou seja, quando em contato com o ambiente médico/odontológico ou profissionais da área, a pressão arterial do paciente se mostra elevada, enquanto nas demais situações cotidianas ela se mantém dentro da normalidade. 

Junto à hipertensão, o paciente também pode apresentar outros sintomas. É o caso de: 

  • Tremores; 
  • Suor excessivo; 
  • Ansiedade; 
  • Suor frio; 
  • Náuseas e tontura; 
  • Taquicardia; 
  • Tensão muscular. 

Como identificar que meu paciente tem síndrome do jaleco branco? 

A melhor forma de auxiliar no diagnóstico precoce de síndrome do jaleco branco ou, até mesmo, de hipertensão arterial sistêmica, é realizando anamnese e exame físico detalhados. 

Isso inclui a aferição da pressão arterial como parte do protocolo de exame clínico, que além de ajudar a definir o perfil de paciente, permite preservá-lo de possíveis complicações durante um atendimento odontológico. 

Na tabela a seguir, é possível conferir as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial:. 

(fonte: Brazilian Guidelines of Hypertension – 2020. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/revista/28-2/diretrizes-2020.pdf)

Em casos de pressão arterial elevada, indica-se encaminhar o paciente para uma investigação médica mais aprofundada.  

É por meio de exame de monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) que a síndrome do jaleco branco poderá ser, de fato, diagnosticada. 

Síndrome do jaleco branco tem tratamento? 

O tratamento da síndrome depende muito dos sintomas apresentados pelo paciente. Há casos em que apenas o fortalecimento da relação dentista-paciente já é suficiente para amenizar a ansiedade causada pelo ambiente odontológico. 

Contudo, para pacientes com elevado grau de ansiedade, que passam, até mesmo, a protelar consultas e exames odontológicos devido ao medo e estresse gerados no atendimento, indica-se buscar auxílio psicológico para investigar as causas do problema.  

De modo geral, o tratamento inclui:  

  • Terapia cognitivo comportamental;    
  • Terapias em grupo; 
  • Sessões de hipnose; 
  • Técnicas de relaxamento; 
  • Mudança de hábitos diários; 
  • Tratamento medicamento, em casos mais graves. 

O que eu, como profissional, posso fazer para ajudar meu paciente? 

Existem várias maneiras de ajudar o seu paciente a lidar com o desconforto emocional causado pelo ambiente odontológico. Veja, a seguir, algumas dicas! 

Realize um atendimento humanizado 

É importante compreender os medos e inseguranças do seu paciente para personalizar a sua abordagem clínica e conduzir o atendimento odontológico de maneira mais adequada. Então, invista em um atendimento humanizado para tornar a consulta odontológica mais eficaz e menos estressante e fortalecer a relação de confiança entre dentista e paciente. 

Crie um ambiente acolhedor 

O ambiente influencia muito no bem-estar do paciente. Ambientes que lembram hospitais, por exemplo, costumam causar um certo desconforto e angústia. Neste caso, prefira uma decoração aconchegante, confortável e acolhedora para que o seu paciente se sinta mais à vontade. 

Invista em terapias alternativas  

Vários estudos evidenciam que terapias alternativas são excelentes para controlar o medo e a ansiedade do paciente. Logo, use tratamentos não convencionais como aromaterapia, acupuntura e hipnose como seus aliados nos tratamentos odontológicos.  

Dispense o jaleco branco 

Como o próprio nome da síndrome sugere, é devido ao contato com um profissional de saúde em ambiente clínico – geralmente, vestindo um jaleco branco – que o paciente apresenta os sintomas da fobia. Sendo assim, outra forma de tornar a consulta menos estressante é vestindo jalecos de outras cores, além de branco. 

Como vimos, a síndrome do jaleco branco é uma fobia comum em ambientes clínicos e que pode ser percebida pelos cirurgiões-dentistas para obtenção de um diagnóstico precoce.  

Além disso, os profissionais também podem ajudar seus pacientes a superarem o medo e a ansiedade, promovendo um ambiente acolhedor e atendimento odontológico humanizado, até mesmo utilizando terapias alternativas e evitando vestimentas formais como o jaleco e avental branco. 

Pensando nisso, a Dental Cremer possui uma linha de vestuário odontológico que atende todas as suas necessidades.  

Em nosso site, você pode adquirir jalecos coloridos, estampados e temáticos de grandes marcas do mercado como Fun Work e Dra. Cherie. 

Prepare-se para atender seus pacientes e humanizar ainda mais o seu atendimento odontológico com jalecos e acessórios de todas as cores. 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer
Redatora Shine
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Referências: 

ALESSI, A. et al.. I Posicionamento Brasileiro sobre Pré-Hipertensão, Hipertensão do Avental Branco e Hipertensão Mascarada: Diagnóstico e Conduta. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 102, n. Arq. Bras. Cardiol., 2014 102(2), fev. 2014. 

https://feegowclinic.com.br/sindrome-do-jaleco-branco 

https://www.cro-pe.org.br/site/adm_syscomm/publicacao/foto/163.pdf#page=13 

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/06/14/o-que-e-a-sindrome-do-jaleco-branco-e-como-ela-atrapalha-os-diagnosticos-medicos.ghtml 

https://www.prontmed.com/blog/sindrome-do-jaleco-branco/ 

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/danta-senrra/2019/09/07/hipertensao-do-avental-branco-existe-sim-o-que-fazer-quando-ela-aparece.htm 

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

TikTok

▶️ Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *