Gestão e Marketing

Software de gestão para o seu consultório

Software de gestão para o seu consultório
Compartilhar | Comentar

Neste artigo, conheça de forma resumida os 3 principais ganhos de ter um software de gestão no seu consultório. 

Para exemplificar, vou utilizar uma metáfora. Costumo dizer que o software odontológico é como um carro e a gestão é a sua gasolina. Ou seja, um carro sem gasolina não funciona, assim como um software não funciona sem gestão e uma gestão sem um software fica difícil de implementar.

A ideia é que em nosso dia a dia na clínica possamos unir software e gestão para facilitar os processos e ter um consultório mais organizado e direcionado a resultados. Pois, gestão em odontologia significa muito mais do que fazer as automações corretas, mas também acompanhar os indicadores corretos.

Portanto, outro exemplo com carro que eu costumo utilizar para falar sobre gestão e indicadores, é que a maior parte dos dentistas acompanham o consultório como se fosse um painel de carro quebrado, sem muitos indicadores e sem conseguir perceber se estão indo bem ou mal.

Mas se compararmos aos softwares do passado, é fácil de entender essa nossa cultura. As primeiras plataformas odontológicas se pareciam com painéis de avião. Cheias de informações e difíceis de utilizar, fazendo inclusive com que caíssem em desuso.

Softwares de gestão descomplicados

Mas hoje existem uma série de softwares no mercado como o Simples Dental, que são mais descomplicados. Focados naquilo que nós, como dentistas, realmente precisamos. Ou seja, nos softwares atuais encontramos poucos indicadores e processos, porém, são aqueles que realmente fazem a diferença e trazem resultados reais. 

Tornar esses sistemas mais simples para podermos direcionar nossos esforços, que são limitados, para aquilo que realmente vai gerar resultado é muito importante. Visto que a realidade da maioria dos dentistas do Brasil não permite que o profissional pare para acompanhar número a número. Afinal, além de dentista ele é também o administrador da clínica, o social media e o responsável pelo marketing, né?

É de suma importância direcionarmos muito bem o nosso tempo, fazendo com que as ações sejam efetivas e eficientes. Para que assim, o seu consultório tenha o máximo de rendimento possível. 

A seguir, confira quais são os três principais grandes ganhos que você terá com um software odontológico de gestão na sua clínica.

Automatização de tarefas

Toda vez que você utiliza um software alguns processos acabam sendo automatizados. Como por exemplo: a confirmação de consultas, a emissão de boletos e o acompanhamento da agenda pelo celular.

Assim, você não precisa mais ligar para a secretária para saber como está a agenda, porque já está com ela na palma das mãos. Não precisa mais confirmar todas as consultas, porque o sistema faz isso automaticamente. Ou, não precisa mais entrar no site do banco para emitir boleto, podendo emitir diretamente no software, como é no Simples Dental.

Portanto, com essa automatização de tarefas, querendo ou não, ganha-se tempo, o que na nossa profissão significa dinheiro. E além disso, outra funcionalidade de automatização que um software odontológico pode auxiliar é com a automatização de processos. 

Automatização de processos

Um software odontológico facilita muito os processos na sua clínica. Por exemplo, é possível saber facilmente quais foram as consultas canceladas que precisam de reagendamento e os orçamentos não aprovados que devemos voltar a entrar em contato.

Então, o sistema gera essas listas para que você consiga entrar em contato com essas pessoas e consequentemente aumente a receita do consultório através do Follow Up. 

Indicadores

Os indicadores são necessários para saber se estamos indo bem ou mal. Como no exemplo citado com o carro, precisamos identificar se estamos indo em uma boa velocidade e se vamos ter combustível até o final do ano.

Infelizmente, esse é um ponto onde muitos dentistas falham pois é um assunto pouco explorado nas universidades, que acaba se tornando dificultoso. Eu, enquanto aluno, nunca estudei sobre isso em sala de aula. Por isso, como não temos essa cultura de acompanhar indicadores, os softwares ajudam nisso, lhe possibilitando alimentar o sistema com informações que vão gerar dados e resultados.

Por fim, de forma resumida, esses são os 3 grandes grupos de ações no qual um software auxilia na prática, o dia a dia dos dentistas por meio da gestão dos seus consultórios.

Vale ressaltar algo que comentei acima, o uso de um software de gestão permite maior disponibilidade de tempo, que no mundo dos dentistas, é dinheiro. 

Se depois desse artigo você está pronto para turbinar a gestão da sua clínica e melhorar os seus resultados, recomendo que conheça um pouco mais do Simples Dental, que é o software líder de mercado em gestão odontológica, clicando aqui.

Aproveite e deixe nos comentários suas dúvidas e se você deseja que eu faça um outro artigo detalhando mais profundamente cada um dos 3 ganhos que citei aqui.

Um grande abraço e até mais! 

>>> Conheça mais sobre o Simples Dental. 

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.