Com os últimos semestres da faculdade se aproximando, a entrega do seu TCC em odontologia é uma realidade cada vez mais próxima para concluir a tão sonhada graduação na área.
O trabalho de conclusão é uma etapa importante para a sua formação, pois é a prova de todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, sendo também fundamental para começar uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.
E essa entrega acadêmica, para muitos, é uma tarefa desafiadora em muitos sentidos, podendo gerar ansiedade e nervosismo.
Mas você verá que é possível se planejar para que o processo aconteça sem esse sofrimento, por meio de uma boa organização e das dicas do nosso guia completo sobre esse tema. Confira a seguir.
Por onde começar um TCC em odontologia?
Antes de mais nada, é necessário definir qual caminho você seguirá para o seu trabalho acadêmico.
O formato pode variar de acordo com as suas preferências e as exigências de cada curso, porém, alguns dos mais utilizados incluem:
- Estudo de caso clínico: é um modelo bastante divulgado em revistas e publicações científicas e consiste em apresentar em detalhes um estudo de caso completo de um paciente, desde o diagnóstico até o tratamento.
- Relatório de pesquisa: nesse formato, a ideia é relatar um experimento feito em laboratório ou em clínica para comprovar uma hipótese relacionada a um procedimento odontológico.
- Revisão de literatura: outro modelo frequentemente utilizado é a revisão de artigos e estudos já publicados, com uma análise crítica ou uma atualização do tema proposto.
E como definir um bom tema?
Depois dessa escolha de formato, é importante pensar em temas que sejam relevantes para a sua área de interesse.
Algumas dicas podem ajudar nesse processo:
Pesquise fontes oficiais
Comece se baseando em materiais já existentes para entender que tipo de abordagem faz sentido dentro da sua linha de raciocínio. A lista pode incluir referências como:
- Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde.
- Google Acadêmico.
- Acervos de faculdades e universidades, inclusive do seu próprio curso.
- Associações, conselhos e sociedades voltadas à odontologia, como o Conselho Federal de Odontologia e seus representantes regionais.
- Entidades internacionais, como o Journal of Dentistry e o JADA (The Journal of the American Dental Association).
Foque em temas relevantes atualmente
Considere temas que estejam em alta nos dias atuais para o seu TCC em odontologia, ou seja, que são citados em palestras e congressos da área ou cuja procura por parte do público esteja maior que o habitual.
Algumas ideias de tema incluem:
- Uso de alinhadores invisíveis e seus benefícios.
- Técnicas modernas para implantodontia.
- Harmonização orofacial e temas voltados à odontologia estética.
- Avanços do uso de Inteligência Artificial em processos odontológicos.
Busque apoio de um bom orientador
Contar com um mentor que possa te auxiliar com referências e linhas de pesquisa é fundamental na escolha do tema do seu trabalho.
Considere um orientador especializado na mesma área de atuação que você quer seguir, para que o conteúdo seja mais enriquecedor.
Vale lembrar que, embora o especialista faça a supervisão do que será abordado, a escolha da temática do TCC é totalmente sua.
Deixe o tema menos abrangente
Quanto mais nichado for o seu tema, melhor será para desenvolver um trabalho inédito e objetivo.
Para delimitar o assunto, faça perguntas macro e torne-as mais específicas.
Por exemplo, vamos supor que você queira fazer um TCC em odontologia focado na área pediátrica.
A partir disso, buscará as principais perguntas que podem ser respondidas sobre o tema, como “de que forma diminuir o medo das crianças de irem ao dentista” ou “qual a relação entre o consumo de açúcar e as cáries infantis”.
Em seguida, reunirá os materiais de estudo sobre o que já foi publicado e começará a nichar as perguntas até chegar em um tema definitivo, com uma temática que ainda não foi pesquisada ou que pode ser atualizada.
No nosso exemplo, algumas ideias mais nichadas incluem: “como o escaneamento digital pode ajudar na prevenção de cáries na infância” e “como o uso de aplicativos educativos pode incentivar as crianças a perderem o medo de irem ao dentista”.
Como planejar o seu TCC em odontologia?
Após a escolha do tema, o próximo passo é definir o planejamento do seu trabalho acadêmico. E isso inclui se atentar aos prazos de entrega e à estrutura que será seguida.
Veja algumas dicas que podem ajudar nessa etapa:
Faça um cronograma
Embora os prazos sejam estabelecidos pela faculdade e pelos seus professores, você pode anotar as datas principais de entrega em um cronograma e torná-lo o mais visual possível para a sua organização.
Seja em um papel ou em um aplicativo de sua preferência, o método permite que você siga dias e horários com exatidão, facilitando o equilíbrio entre as horas de estudo e de outros afazeres.
Estruture seu trabalho
Além do tema, é importante que você tenha bem definido o problema que será abordado e como resolvê-lo. E isso pode ser trabalhado ao longo da estrutura do seu TCC.
Para começar, separe as principais partes do seu trabalho. Apesar de variar a estrutura entre um curso e outro, eles costumam seguir essa ordem:
- Introdução: é a etapa inicial de todo TCC, serve para dar contexto ao tema abordado, justificar o que está sendo pesquisado e apresentar o problema que será analisado.
- Revisão de literatura: é a parte que você mostrará quais referências estão sendo pesquisadas, além de servir para organizar as suas ideias.
- Metodologia: etapa necessária para apresentar e justificar a metodologia que será utilizada para a sua pesquisa acadêmica.
- Resultados: é a parte em que serão explicados os dados de forma clara e objetiva para os leitores.
- Discussão: é a etapa mais pessoal e crítica do trabalho, pois você irá comparar os seus resultados com literaturas existentes e trará suas interpretações.
- Conclusão: funciona como uma síntese do que foi abordado e cita os próximos passos para a realização de estudos futuros.
3 maiores desafios na produção do seu TCC de odontologia e como encará-los
Com as datas de entrega se aproximando, você verá que alguns desafios podem prejudicar a finalização do seu TCC de odontologia. Por isso, é importante encontrar formas de lidar com esses problemas:
1. Procrastinação
Deixar para o dia seguinte é um erro comum para quem está escrevendo um trabalho acadêmico. É claro que não dá para exagerar todos os dias, mas prolongar a entrega pode ser prejudicial ao desenvolvimento do seu TCC.
Uma dica nesses casos é criar metas pequenas no seu cronograma. Se você fizer um pouquinho do que precisa por dia, verá que a sensação será satisfatória e controlará a ansiedade por conta do prazo.
2. Bloqueio criativo
Outro desafio que pode atrapalhar seu TCC em odontologia é o esgotamento de ideias que serão colocadas no papel. Para isso, você pode seguir pequenos cuidados como:
- Pedir conselhos de seus colegas de curso e do seu orientador.
- Fazer pausas no estudo para distrair a cabeça.
- Procurar novas fontes de informação na sua revisão de literatura.
3. Falta de tempo
Se um prazo ficar realmente muito apertado, tente negociá-lo com seus professores. Veja se a entrega pode ser feita em partes ou peça um ou dois dias a mais para concluir um ponto que considere importante desenvolver no trabalho.
Como deve ser a relação com o orientador?
O orientador do seu TCC precisa te dar feedbacks de como você está se saindo ao decorrer do processo.
Dessa forma, esse especialista deve direcionar sua pesquisa, sugerir estudos e autores que podem ser avaliados para a revisão de literatura, além de apoiar em ajustes, revisões e conselhos.
Do outro lado, você também precisa apresentar progressos entre uma reunião e outra, tirar dúvidas sempre que precisar e discutir dificuldades que está tendo com seu trabalho acadêmico.
Como apresentar o seu TCC em odontologia?
Depois que você terminar toda a parte teórica do trabalho acadêmico, é chegada a hora de demonstrar, na prática, tudo o que foi abordado, por meio da apresentação final.
Nessa etapa, vale a pena seguir algumas dicas:
- Monte um roteiro: para não se perder durante a apresentação, é importante destacar os tópicos que serão abordados.
- Tente focar no principal: isso costuma abranger a parte dos resultados e da discussão.
- Crie uma apresentação visual: veja se a sua instituição de ensino oferece algum modelo de programa de slides. Caso contrário, crie um layout em uma ferramenta com elementos visuais que façam sentido ao tema apresentado.
- Equilibre imagens e textos: não deixe muita informação textual nos slides. Ao mesmo tempo, traga tópicos concisos, que possam direcionar para o assunto que será abordado.
- Mantenha-se aberto ao diálogo: a banca do seu TCC fará perguntas sobre o que foi apresentado. Nesse momento, tente manter a calma e explicar como você chegou em cada conclusão dos seus resultados.
E o que fazer após concluir o seu TCC em odontologia?
Depois da apresentação e da nota divulgada pela banca, você pode seguir com o seu trabalho acadêmico de outras formas:
Publicação científica
Com algumas adaptações, é possível divulgar seu trabalho em revistas e periódicos científicos. Isso não só contribui para o avanço do conhecimento na área de odontologia, como agrega valor ao seu currículo.
Apresentações presenciais
Você também pode submeter sua pesquisa como tema de congressos, discussões acadêmicas e eventos na área de odontologia.
É uma excelente oportunidade para seu networking, permitindo que você conheça outros profissionais da sua área de interesse.
Seu TCC em odontologia é o primeiro passo para sua carreira de sucesso
Depois de entregar o seu trabalho acadêmico, você tem tudo o que é preciso para se preparar para o mercado de trabalho.
E a melhor forma de apresentar esse conhecimento adquirido a outros profissionais da área é por meio de um currículo bem estruturado.
Para te ajudar com esse documento, a Dental Cremer oferece uma ferramenta com quatro opções de modelo de currículo, com template totalmente ajustável.
Comentários
Nenhum comentário