Tecidos tecnológicos e sua utilização na odontologia!

Os tecidos tecnológicos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado da moda odontológica, sendo utilizados na fabricação de vestimentas profissionais, como jalecos e pijamas cirúrgicos (scrubs). 

Esses produtos permitem que cirurgiões-dentistas tenham mais praticidade, conforto e proteção em suas rotinas clínicas diárias, ao mesmo tempo que fortalecem a imagem profissional. 

Veja, neste blogpost, quais são os principais tecidos tecnológicos existentes, as vantagens de utilizar jalecos fabricados com esse material e os principais modelos de jalecos disponíveis na Odontologia atual! 

O que são tecidos tecnológicos? 

Podemos considerar tecido tecnológico qualquer tecido que possua alguma característica em sua composição a qual oferece determinada funcionalidade ao consumidor.  

Também chamado de tecido inteligente, essa solução têxtil surgiu a partir da necessidade de otimizar vestimentas militares e roupas para a prática esportiva, tornando-as mais úteis e funcionais. 

Hoje, é amplamente utilizada na indústria da moda para criação das mais variadas peças de roupa, incluindo itens que compõe o vestuário profissional de Odontologia. 

A principal característica observada em tecidos inteligentes é a capacidade de reagir a condições ambientais e/ou estímulos externos.  

Na prática, podem oferecer: 

  • Proteção contra vírus e bactérias; 
  • Proteção solar; 
  • Impermeabilidade; 
  • Equilíbrio da temperatura corporal; 
  • Lavagem e secagem rápida; 
  • Entre outros. 

Tipos de jalecos tecnológicos 

A seguir, confira alguns exemplos de tecidos considerados tecnológicos: 

  • Tecidos antibacterianos e antivirais 

Apresentam tecnologia têxtil antiviral e antibacteriana, reduzindo os riscos de contaminações por microrganismos como vírus e bactérias. 

  • Tecidos impermeáveis 

São Repelentes à líquidos, ideais para a contenção de fluidos aos quais os dentistas estão expostos, 

como água, sangue, revelador e fixador para radiografias, hipoclorito e demais substâncias odontológicas. 

  • Tecidos com proteção solar  

Oferecem proteção contra raios ultravioletas, responsáveis por causar danos na pele e promover o envelhecimento. Lembrando que luzes em ambientes fechados, como o consultório odontológico, também emitem radiação. 

  • Tecidos com tecnologia Easy Care 

Possuem tecnologia easy care, ou seja, de fácil cuidado. São extremamente fáceis de lavar e secar e não amassam com facilidade.  

Porque usar jalecos fabricados com tecidos tecnológicos? 

Jalecos produzidos com tecidos tecnológicos apresentam diversos benefícios aos profissionais de Odontologia. A seguir, selecionamos 3 deles: 

Biossegurança  

Para os dentistas, uma das principais vantagens desse tipo de vestimenta está relacionada a biossegurança no consultório odontológico.  

Tanto jalecos com tecidos com tecnologia antiviral e antibacteriana quanto aqueles que possuem resistência a líquidos e fluidos são excelentes alternativas para garantir a proteção de profissionais e pacientes.  

Praticidade e conforto 

Outros benefícios oferecidos pelos jalecos produzidos com tecidos tecnológicos são a praticidade e o conforto.  

Jalecos produzidos com tecidos que não amassam com facilidade, não retém suor e podem ser lavados e secos rapidamente facilitam a rotina e proporcionam maior mobilidade durante a prática clínica. 

Dessa maneira, é possível focar no que realmente importa: promover um atendimento que encanta seus pacientes 

Imagem e estilo 

Não podemos deixar de citar a importância dos jalecos para a construção de uma boa imagem profissional. E isso os modelos tecnológicos fazem com maestria, ao proporcionar elasticidade, alinhamento e modelagem que se adequa ao corpo. 

E permitir, ainda, que o dentista esteja sempre limpo, livre de odores desagradáveis ou manchas, para uma apresentação profissional que transmita credibilidade e confiança aos seus pacientes. 

Além de cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese dentária (TPD) também se beneficiam ao utilizarem jalecos tecnológicos. 

A vestimenta oferece mais comodidade durante a execução de trabalhos protéticos, proteção contra os riscos biológicos presentes no laboratório de prótese e ainda contribui para a imagem e reputação desses profissionais. 

Principais modelos de jalecos 

Pensando em descomplicar a rotina dos dentistas e TPDs, é cada vez maior o número de marcas que utilizam tecidos tecnológicos na fabricação de itens que compõe o vestuário profissional de Odontologia. 

A seguir, veja os principais modelos e coleções disponíveis no mercado: 

Jalecos tecnológicos Dra. Cherie 

A Dra. Cherie é uma marca de jalecos reconhecida nacional e internacionalmente pela criatividade, inovação e qualidade de seus produtos.  

A empresa oferece várias opções de jalecos tecnológicos em seu portfólio, que atendem as diferentes necessidades dos dentistas modernos. Suas principais linhas são Veneto e Stylish. 

A linha Veneto possui jalecos produzidos em elastano premium e tecido tecnológico na região das costas e dos braços.  

 

Produtos: Jaleco Feminino Veneto Mix Nude e Jaleco Feminino Veneto Preto. (Fonte imagens: Dental Cremer) 

Este último é usado na confecção de roupas para atletas se ajustam ao corpo, mantém a temperatura e ativam a circulação sanguínea. 

Produtos: Jaleco Masculino Veneto Bordô, Touca Banda Veneto Masculina e Jaleco Masculino Veneto Branco. (Fonte imagens: Dental Cremer) 

A coleção de jalecos Stylish, por sua vez, apresenta jalecos fabricados em um mix de tecidos tecnológicos.  

O detalhe principal está nas mangas e golas caneladas com tecnologia easy care, tecido que não precisa ser passado. 

 

                          

Produtos: Jaleco Feminino Stylish Branco e Jaleco Feminino Stylish Preto. (Fonte imagens: Dental Cremer) 

Além de jalecos, as coleções da Dra. Cherie também trazem acessórios em tecidos tecnológicos para uma vestimenta profissional completa, como gorros, bandanas e toucas odontológicas. 

Jalecos tecnológicos FunWork 

Com o intuito de oferecer o que há de mais moderno em moda odontológica, a FunWork é outra marca que foca em inovação ao criar suas coleções. 

Powerflex, uma de suas principais linhas, é composta por jalecos de modelagem Ultra Slim, que se adaptam à silhueta do usuário e oferecem elevado conforto. Os jalecos e acessórios também apresentam tecnologia Easy Care e proteção contra os raios UV (FPS 50). 

  

Produtos: Jaleco Feminino Powerflex Neon Laranja, Jaleco Feminino Powerflex Shine Rosa e Jaleco Feminino Powerflex Neon Verde. (Fonte imagens: Dental Cremer) 

Jalecos tecnológicos BioStilo 

A Biostilo é uma marca brasileira que une conforto, estilo e biossegurança na criação de itens de vestuário para profissionais de saúde. 

Seus jalecos e scrubs são produzidos com tecidos tecnológico que oferecem diferentes tipos de proteção durante os atendimentos odontológicos. 

 

Produtos: Pijama Cirúrgico Feminino Paris Rosa BioStilo e Jaleco Masculino Rick Azul Indigo BioStilo. (Fonte imagens: Dental Cremer) 

Alguns modelos possuem íons de prata em sua composição para uma ação antimicrobiana — eliminam 99,99% das bactérias que entram em contato com o jaleco. 

Contam também com propriedades de repelência a líquidos aquosos e oleosos que mantêm a integridade do tecido e reduzem ainda mais as chances de contaminação. 

 

 

Produtos: Jaleco Feminino Louis Rosê BioStilo e Jaleco Feminino Louis Branco com Rosê BioStilo. (Fonte imagens: Dental Cremer) 

Vimos neste artigo que os jalecos fabricados com tecidos tecnológicos trazem diversos benefícios aos profissionais de Odontologia, principalmente em relação à biossegurança, praticidade e conforto. 

Agora, se você também deseja usufruir destas vantagens, aproveite para conhecer o portfólio completo de moda odontológica da Dental Cremer, a maior Dental da América Latina. 

Em nosso site ou App Dental Cremer você encontra diversas opções de jalecos, scrubs e acessórios tecnológicos que irão tornar a sua rotina mais prática, funcional e segura, sem abrir mão de seu estilo pessoal! 

Curtiu? Acesse dentalcremer.com e aproveite nossas ofertas! 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer | Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Referência: 

FUJITA, R. M. L.; JORENTE, M. J. . A indústria têxtil no Brasil: uma perspectiva histórica e cultural. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 153 – 174, 2015. DOI: 10.5965/1982615×08152015153. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5893. Acesso em: 14 jun. 2023. 

SAIBA como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda. Audaces Blog, [S. l.], p. 1-1, 14 jun. 2023. Disponível em: https://audaces.com/pt-br/blog/tecidos-tecnologicos#:~:text=Tecidos%20tecnol%C3%B3gicos%20s%C3%A3o%20propostas%20que. Acesso em: 14 jun. 2023. 

DRA. Cherie. [S. l.], 14 jun. 2023. Disponível em: https://www.dracherie.com.br/. Acesso em: 14 jun. 2023 

BIOSTILO. [S. l.], 14 jun. 2023. Disponível em: https://www.biostilo.com.br/. Acesso em: 14 jun. 2023. 

FUNWORK. [S. l.], 14 jun. 2023. Disponível em: https://funwork.com.br/. Acesso em: 14 jun. 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *