A odontologia digital oferece quais recursos ao meu consultório?

É muito comum dentro da odontologia ouvirmos alguém argumentar que não tem condições de fazer odontologia digital. Não vou me limitar aqui ao fator financeiro.

Este argumento normalmente vem embasado no fato de que nem todos os dentistas possuem um scanner intraoral, ou uma impressora 3D em seus consultórios. Além disso, muitos pensam que para serem digitais precisam destes equipamentos!

Mas a odontologia digital vai muito além!

Podemos arriscar a dizer que a grande maioria dos consultórios contemporâneos praticam esta odontologia ou até mesmo pensar que, aqueles que se autodenominam não praticantes, apenas não sabem que já estão inseridos neste fluxo de trabalho.

Não se trata de futuro, a odontologia contemporânea é cada vez mais digital, basta você ampliar seu modo de pensar. Por exemplo: se você é um dentista que faz prótese, quando manda a sua moldagem para o laboratório muito provavelmente este laboratório, principalmente em cidades maiores, possuem escâneres de bancada, software cad-cam, impressoras 3D e fresadoras que fazem todo o seu trabalho de forma digital, sem necessariamente você dentista ter alguma tecnologia no seu consultório!

Não é à toa que na maioria dos casos, quando pensamos em odontologia digital, um scanner venha a surgir em nossos pensamentos. Talvez uma das ferramentas digitais mais difundidas nos últimos anos, os sistemas IOS vem ganhando cada vez mais o mercado devido a sua popularização e redução de custo. Mas, frisando novamente, odontologia digital não significa apenas possuir alguma tecnologia, ela vai muito além disso.

Mas afinal, o que é a odontologia digital?

Ao analisar a rotina clínica de um consultório podemos perceber elementos digitais que estão presentes em nossas vidas e que muitas vezes não são associados a esse novo momento da odontologia. Um dos maiores exemplos disso é o prontuário digital. Não seria ele um exemplo de odontologia digital? Sim!

>>>Leia também: Prontuário digital: o que é e quais os benefícios para a sua clínica

A digitalização dos dados dos pacientes, prontuários, informações colhidas na consulta e relatos dos atendimentos são muito comuns. Essa ferramenta proporcionou uma melhora na organização das clínicas e até mesmo uma maior segurança jurídica para o cirurgião dentista.

Os modelos de gesso, pastas ortodônticas e várias fichas de papel estão agora armazenadas nas nuvens. Um outro exemplo e a fotografia digital. Não é de hoje que a fotografia faz parte da vida do dentista, aliás, a evolução das máquinas e agora até mesmo com a chegada dos celulares de última geração proporcionaram ao dentista maior qualidade na geração e armazenamento de fotos e vídeos.

Por último, um dos avanços mais significativos dentro da odontologia é o equipamento de radiografia. O raio-x digital proporcionou uma melhora significativa deste exame complementar, agora muito mais nítido, fácil de armazenar e com a possibilidade do uso de filtros. Não podemos esquecer que a radiologia digital contribui para a diminuição da poluição odontológica!

Muitas vezes ele é portátil, faz o uso de um computador e de sensores. Todos os dados do paciente ficam armazenados de uma forma muito prática e a nitidez de detalhes diminui e muito a necessidade de repetição das tomadas radiográficas.

A tecnologia está inserida dentro da odontologia e não existe mais a possibilidade de pensar no avanço desta ciência sem o auxílio da outra. Até mesmo aquelas pessoas que insistem em não se atualizar estão inseridas neste “multiverso” sem que possam perceber. Você pode até moldar um paciente utilizando materiais plásticos, porém, e muito provável que seu laboratório vá escanear o modelo e fresar uma peça cerâmica como descrito no nosso exemplo acima.

Essa realidade está cada vez mais comum e sustentada pelo fato da modernização dos laboratórios protéticos. Aqueles que optaram por seguir este caminho, conseguem atender um número maior de clientes, evitar repetições de trabalho e tendem a alcançar resultados mais previsíveis, e para nós o principal: melhorar a qualidade de vida daqueles que trabalham nesses laboratórios: otimizando seu tempo no laboratório e tendo mais tempo em casa, com a família.

Baixe um ebook sobre odontologia digital

Olhar para a odontologia digital com uma mente aberta para todas as possibilidades existentes vai mudar o seu jeito de pensar odontologia. Faça uma reflexão a partir do seu momento atual. Quais os fluxos de trabalho que você possui hoje que podem ser melhorados com o auxílio da tecnologia?

Com toda certeza este novo jeito de pensar em odontologia vai além dos equipamentos de última geração. Aliás, eles são ótimos. Porém, quando buscamos evoluir nossa forma de pensar, diagnosticar, tratar e até mesmo o jeito de se comunicar, o primeiro passo pode estar bem mais perto do que você imagina!

Fluxo digital x Fluxo tradicional

O fluxo tradicional ainda é a forma de trabalho que mais se utiliza hoje nos consultórios odontológicos. Porém, esse processo de trabalho é menos preciso e mais demorado.

Para explicar as diferenças entre ambos, vamos usar como exemplo a confecção de uma prótese.

 

Quais são as vantagens da odontologia digital?

Previsibilidade e assertividade no tratamento

Tanto o dentista quanto o paciente terão uma prévia do procedimento a ser realizado, o que facilita atingir sucesso no tratamento e superar as expectativas em relação ao resultado.

Conforto para o paciente

Com o uso de equipamentos como o scanner intraoral, é possível digitalizar a arcada dentária do paciente, evitando o método clássico de moldagem com alginato (silicone) e outros materiais que causam bastante desconforto.

Rapidez no fluxo de trabalho e economia de tempo

Permite o envio da moldagem digital diretamente ao laboratório protético para confecção de próteses e, diretamente aos fabricantes no caso de alinhadores, acelerando o processo de produção e fabricação, respectivamente.

Facilita a comunicação do dentista com o paciente

O uso da odontologia digital ajuda a evitar falhas de comunicação e expectativas frustradas no consultório. Existem softwares de planejamento como o Smile Design da 3Shape e exocad, que permitem que o paciente visualize com antecedência o resultado do sorriso.

Facilita o procedimento clínico

Em casos de escaneamentos de prótese por exemplo, no mesmo momento clinico de escaneamento já é possível observar se o preparo ficou perfeitamente visível. Caso não tenha dado certo, é apenas clicar em alguns botões e refazer apenas aquela parte em questão de segundos, sem necessidade de escanear toda a arcada novamente. Facilitando assim a assertividade e a não necessidade de repetir trabalhos por moldagens insatisfatórias.

Ajuda você ficar à frente dos seus concorrentes no mercado

Sem dúvidas o uso da tecnologia no consultório odontológico chama atenção dos pacientes, sendo essa também uma ferramenta de marketing para atrair mais pessoas e para proporcionar cada vez mais uma experiência única de atendimento.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *