Começou 2024: Veja as principais tendências para odontologia

A Odontologia é uma área em constante crescimento e expansão. Segundo um estudo publicado pela instituição europeia Research And Market, estima-se que até 2030 a indústria odontológica irá faturar cerca de U$89 bilhões por ano.

Diversos são os fatores que impulsionam o sucesso desse segmento, desde políticas e regulamentos do setor até a conscientização da população em relação à saúde bucal, além de tendências e inovações emergentes no campo odontológico.

Pensando nisso, neste artigo, reunimos as maiores tendências odontológicas deste ano. Continue a leitura e conheça as inovações que prometem transformar o seu consultório e alavancar os seus resultados em 2024.

Odontologia Digital

A Odontologia Digital é um grande destaque da indústria odontológica para 2024, mostrando que veio para ficar.

Esse novo modelo de trabalho que engloba a digitalização de processos e adoção de novas tecnologias vem conquistando cada vez mais adeptos.

É a solução ideal para profissionais de odontologia que buscam mais precisão, agilidade e eficiência em seus tratamentos, contribuindo para a qualidade de vida de seus pacientes.

Os recursos disponíveis nessa nova abordagem odontológica, incluem:

Scanners intraorais e softwares: permitem o escaneamento e criação de modelos digitais da arcada do paciente, para um planejamento digital do sorriso.

Fresadoras e impressoras com sistema CAD/CAM: protagonistas na área de prótese, possibilitam a fabricação de peças em materiais altamente resistentes e de estética superior, como a zircônia.

Aparelhos ortodônticos invisíveis: também chamados de alinhadores, a novidade vem agradando o público devido à praticidade, forte apelo estético e rapidez do tratamento.

Laserterapia: utilizada como adjuvante em diversos procedimentos odontológicas, consiste na aplicação de laser de baixa potência para controle da dor, redução de inflamação e aceleração de processo cicatricial.

Bioimpressão: tecnologia capaz de produzir biomateriais por meio de impressão tridimensional (3D), como complexos dentina-polpa e células da gengiva e osso maxilar.

Alta performance

A busca constante pela alta performance tem estimulado a adoção de equipamentos e dispositivos que otimizam a rotina e levam mais precisão aos tratamentos odontológicos.

Nesse sentido, outra tendência para o ano de 2024 é a prática de cirurgias guiadas, principalmente em tratamentos com implantes osseointegráveis, reduzidos riscos e proporcionando mais previsibilidade nas reabilitações.

Ao mesmo tempo, o uso de câmeras intraorais no auxílio diagnóstico e evolução clínica também é uma excelente ferramenta para garantir o sucesso dos tratamentos, bem como o telemonitoramento para uma assistência efetiva aos pacientes no intervalo entre as consultas.

Gestão Otimizada

A utilização de ferramentas digitais para gerenciamento de clínica ou consultório odontológico é outra prática que continuará relevante em 2024.

Isso porque os softwares de gestão para dentistas estão cada vez mais completos, trazendo funcionalidades que otimizam o tempo e aumentam a rentabilidade de seus negócios.

O Simples Dental, software que atende mais de 60 mil profissionais, é uma das ferramentas que está sempre inovando para tornar a gestão odontológica mais simples e integrada.

Ele oferece recursos como agenda online, prontuário digital e armazenamento de arquivos em nuvem, facilitando o acesso a informações de pacientes, histórico de consultas e exames/ imagens obtidas através de radiografias digitais e escaneamento intraoral.

A grande novidade é sua integração com dispositivos Amazon que possuem assistente virtual Alexa, permitindo acesso à agenda profissional, ajustes de dados de pacientes e marcação de consultas, tudo por comando de voz.

Leia mais sobre esse assunto em: Assistente virtual: Dicas para utilizar Alexa no seu consultório.

Realidade virtual

Programas de realidade virtual são uma forte tendência da odontologia, principalmente para a área da educação.

Seu uso em instituições de ensino tem permitido que estudantes de graduação pratiquem procedimentos odontológicos em um ambiente virtual de aprendizagem.

Isso possibilita que o aluno vivencie os mais diversos casos, inclusive situações mais complexas e desafiadoras, antes de atender pacientes reais, contribuindo para seu desenvolvimento e aprimoramento da técnica odontológica.

Harmonização Orofacial – HOF

Considerada uma das áreas mais promissoras do segmento odontológico, a Harmonização Orofacial (HOF) é um tema que continuará em alta neste ano.

Além do notável crescimento na busca por procedimentos estéticos nos últimos anos, novas tecnologias surgem para auxiliar os profissionais na execução de tratamentos mais eficazes, indolores e seguros.

Entre as novidades tecnológicas e procedimentos que vêm ganhando destaque no mercado estão os ácidos hialurônicos de alta pureza, próteses e fios faciais, além de técnicas de Mesoterapia e Ozonioterapia.

Inteligência artificial

Inteligência Artificial (IA) foi considerada pelo dicionário Collins a palavra mais importante de 2023, e é outra novidade que promete revolucionar a Odontologia.

Mais do que automatizar tarefas rotineiras como agendamentos de consultas, cobranças e suporte ao paciente por meio de chatbot, a IA estará cada vez mais presente nas práticas odontológicas diárias.

Prepare-se para trabalhar com inteligência artificial em diagnósticos e detecção de doenças de forma precoce, recomendação de tratamentos personalizados, fabricação assistida por computador (CAD/CAM) e diversas outras atividades.

Neste texto, pudemos conferir os temas e recursos tecnológicas que estarão em evidência em 2024 e como eles poderão contribuir para o diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos odontológicos mais precisos, seguros e eficientes.

Agora que você já está por dentro de todas as novidades, aproveite para equipar o seu consultório com o que há de mais moderno no segmento, agregando valor aos seus tratamentos e oferecendo a melhor experiência a seus pacientes.

Fale com um especialista da Dental Cremer ou acesse nosso site e conheça todas as inovações tecnológicas disponíveis em nosso portfólio!

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok
➡ Youtube
➡ Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *