TikTok para dentistas: O aplicativo do momento

A adoção em massa de novas plataformas é contínua. Se o TikTok parece familiar é porque existiram aplicativos semelhantes antes, como Vine e Dubsmash. Assim como ocorreu com o Orkut, Facebook, Instagram etc. Portanto, de tempos em tempos, novos aplicativos são usados ​​para redefinir a maneira como utilizamos as mídias sociais.

Mas, mesmo não sendo uma plataforma de fácil entendimento no início, parece que 2020 é o ano em que o TikTok chegou para ficar. A mudança para uma nova plataforma geralmente é relutante, entretanto, a sua popularidade nos força a não ficarmos de fora e conhecê-la mais afundo. Neste artigo, saiba mais sobre o TikTok e como você dentista pode utilizar esse aplicativo para estar presente e se destacar no mercado, por meio das mídias sociais.

Sobre o aplicativo TikTok

Em 2014 um aplicativo de mídia social chamado Musical.ly se tornou muito popular entre os jovens de 13 a 18 anos. Em meados de 2017, o Musical.ly tinha mais de 200 milhões de usuários, até que um grupo chinês se interessou e comprou o APP. Após a negociação surgiu o TikTok, que na China é conhecido como “Dou Yin”. Em outras partes do mundo o aplicativo é denominado TikTok e está disponível em 154 países.

O principal objetivo do Musical.ly era que os usuários criassem o conteúdo combinando seus vídeos com músicas da moda. Para o TikTok, apesar de existirem vídeos com o mesmo intuito, o recurso mais popular do aplicativo são os vídeos de transição (cortes dinâmicos) e de dancinhas. Portanto, ele é um aplicativo social para criar e compartilhar vídeos curtos. A maioria deles tendem a ser com músicas, efeitos sonoros e filtros.

Apesar de muita gente dizer que é uma perda de tempo, os mais jovens adoram e não há como negar a sua popularidade. O TikTok tem sido o grande parceiro da nova edição de “A Fazenda” (reality show da Record TV), que sempre ocupa as primeiras posições dos “trendings topics” do Twitter (assuntos do momento na internet).

Ele está alavancando memes instantâneos (fenômeno de viralização) e um novo formato de participação interativa com o público. Goste ou não, há uma grande migração para o aplicativo. Isso acontece à medida que novas plataformas capturam o íntimo da cultura, oferecendo novas e exclusivas maneiras de interação.

Algumas funcionalidades do TikTok

No TikTok encontra-se inúmeros vídeos com diferentes temas e especialidades. Existem vídeos de “Do it Yourself” (faça você mesmo), artesanato, cenas de humor com memes, trends (que são as famosas tendências dos vídeos gravados pela maioria dos usuários), dublagem, histórias reais, POV (ponto de vista: quando o espectador faz parte), danças e conteúdo de aprendizado.

Pode-se também fazer um “dueto” com outro usuário, respondendo a um vídeo. Para isso, cria-se uma tela dividida com as duas gravações e as reações são infinitas. Podendo incluir os seus próprios sons, ou fazer a sincronização com os lábios do vídeo da outra pessoa, por exemplo.

O vídeo pode ter até 15 segundos de duração, podendo chegar até 60 segundos, caso grave e conecte vários clipes. Além disso, os usuários também conseguem enviar vídeos mais longos feitos fora do aplicativo.

Ah, e não posso esquecer de dizer que as “Lives” são monetizadas.

Mas como eu, dentista, posso utilizá-lo?

Os dentistas podem se beneficiar muito com a poderosa influência do TikTok, pois é onde a maioria das pessoas estão no momento, e pessoas significa possíveis clientes.

Como a plataforma é acessível, gratuita e está em alta, só faz sentido mergulhar de cabeça. Você deve reservar um tempo para criar a conta e desenvolver uma estratégia de conteúdo, que é fundamental. Portanto, esteja disposto a investir mais esforços nos estágios iniciais de desenvolvimento da conta, para obter retorno a longo prazo.

Confira algumas dicas que separarei pra você:

  1. Estude a plataforma. A última coisa que você quer é entrar em uma plataforma de mídia social e parecer que não sabe o que está fazendo;
  2. Crie conteúdo odontológico original e caso for replicar, lá existe uma regrinha social onde os usuários costumam referenciar o criador original escrevendo IB antes do @ do perfil;
  3. Escolha o tema que quer compartilhar de acordo com a sua especialidade e se aproxime do público alvo. Por meio de vídeos de rotina no consultório, procedimentos da sua área…e tente relacionar isso com as tendências do momento;
  4. Não esqueça de interagir com os usuários (curtir, comentar, responder questionamentos).
  5. Retenha o seu público mais tempo assistindo ao seu vídeo utilizando músicas que estão em alta, use hashtags dentro do seu nicho de atuação e relacionadas ao tema do vídeo.

O TikTok está aqui e não parece ir a lugar nenhum além de permanecer. Portanto, familiarize-se com o aplicativo e divirta-se! Ah, e se gostaram do texto já me sigam no TikTok @drnayohernandes e comentem no último vídeo #vimdoblogdentalcremer. Para outras dúvidas podem enviar DM no Instagram, beleza?

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