Tipos de materiais preenchedores na harmonização facial

Desde seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como especialidade clínica em 2019, a harmonização facial é um dos segmentos da Odontologia que mais cresce no país.  

Isso faz com que a indústria de HOF invista cada vez mais no desenvolvimento de novos produtos destinados a preencher faces, tratar rugas e linhas de expressão, estimular a produção de colágeno e até mesmo compensar a falta de crescimento ósseo nas áreas de mento e mandíbula.  

Dentre essas inovações, podemos destacar os preenchedores faciais, produtos que podem ser constituídos de materiais autólogos, biológicos ou sintéticos, capazes de oferecer excelentes resultados estéticos e harmonizar a face.  

Ao longo do texto, falaremos sobre cada um deles. Confira!  

Preenchedores autólogos  

Os preenchedores autólogos, conhecidos como agregados plaquetários autólogos, são substâncias derivadas dos tecidos do próprio paciente.    

Esse tipo de preenchedor natural precisa ser coletado de outro lugar do organismo. São preparados conforme indicação da técnica e na sequência inseridos novamente no organismo do paciente.   

Alguns exemplos de preenchedores autólogos são: 

  • Fibrina Rica em Plaquetas injetável (iPRF) – apresenta fatores de crescimento contribuindo para a cicatrização pós procedimento, formação de vasos sanguíneos a partir de vasos preexistentes (angiogênese) e regeneração dos tecidos. 
  • Plasma Rico em Plaquetas (PRP) – também conhecido como gel plaquetário ou plasma gel, é obtido a partir da coleta e centrifugação do sangue do próprio paciente e usado como preenchedor facial para o tratamento de rugas finas, áreas escurecidas e projeção de mento. 
  • Gordura autóloga (humana) – é o material autólogo mais utilizado para volumização facial. Por ser rica em células tronco, a gordura do próprio paciente, além de melhorar a qualidade da pele, acelera a cicatrização de feridas. 

>>Leia também: Ácido hialurônico: saiba quando indicar!  

Preenchedores sintéticos  

Os preenchedores sintéticos são substâncias produzidas em laboratório que oferecem efeito prolongado em Harmonização Orofacial. 

Ao longo dos anos, algumas formulações – como é o caso do PMMA (Polimetilmetacrilato) – foram reprovadas e banidas do mercado de estética facial por causarem complicações como presença de infecções, nódulos, granulomas, migração etc.   

Contudo, graças aos avanços da indústria farmacêutica, atualmente existem substâncias de origem sintética muito seguras e confiáveis.   

As mais comumente utilizadas são: 

  • Hidroxiapatita de Cálcio – microesferas biocompatíveis, compostas de fosfato e cálcio, responsáveis por estimular a produção de colágeno natural do corpo, restaurando o volume perdido e rejuvenescimento a região de aplicação. 
  • Ácido poli-L-lático (PLLA) – material biocompatível e biodegradável, sendo o único aprovado pela FDA para correção de lipoatrofia facial associada ao HIV. Hoje também está associado à estética facial, sendo um dos mais potentes bioestimuladores, com resultados que perduram por cerca de 2 anos. 

Preenchedores biológicos  

Os preenchedores biológicos, por sua vez, são derivados de matérias orgânicas (humana, animal ou bacteriana). Além de apresentarem fácil manipulação e aplicação, esse tipo de preenchedor oferece benefícios imediatos ao paciente. 

Por outro lado, esses efeitos são temporários, isto é, com o passar do tempo o organismo tende a eliminar ou absorver a substância por completo. 

Os principais tipos de preenchimentos biológicos de tecidos são produzidos a partir da matriz acelular de partes moles, colágeno e ácido hialurônico.  

O mais utilizado e queridinho do momento é o ácido hialurônico (AH). Uma substância que está presente em nosso organismo, e é um componente do tecido conjuntivo da pele, cartilagem, osso e fluido sinovial.  

Dentre as principais características do ácido hialurônico (AH), podemos destacar: 

  • O AH adiciona volume à região de aplicação, mantém a hidratação da pele, reduz flacidez e atenua rugas e linhas de expressão. 
  • Devido à sua composição, se liga à água, e após sua injeção, mantém um efeito estrutural que vai se degradando ao longo do tempo. 
  • Existem várias marcas e modelos de ácido hialurônico no mercado mundial, que se diferenciam pelo tamanho da partícula, viscosidade e concentração.   
  • As diferenças entre eles resultam em produtos indicados para diversas áreas da face, como olheiras, malar e mento.  

Como otimizar os resultados da harmonização orofacial? 

Atualmente, a área de harmonização facial está repleta de novidades e disponibiliza excelentes materiais no mercado.  

Produtos que atendem inúmeras queixas e indicações dos pacientes e profissionais, trazem benefícios a curto, médio e longo prazo, e que, acima de tudo, melhoram a autoestima dos pacientes, trazendo beleza e bem-estar. 

Dentre eles, podemos destacar a linha de produtos da marca Revanesse ® fabricados pela Prollenium Medical Technologies Inc, empresa canadense que atua há mais de 20 anos no mercado farmacêutico. 

Linha de Preenchedores Revanesse  

Seguindo padrões internacionais de qualidade, os produtos Revanesse ® 

possuem aprovação e certificação das principais agências regulatórias, como FDA, CE e ANVISA. 

A família Revanesse é composta por preenchedores de 3ª geração, desenvolvidos com tecnologia de ponta “Thixofix”, que concede alta concentração e maior viscosidade ao ácido hialurônico (AH). 

“Apresentam partículas esféricas e homogêneas em sua composição, projetadas para facilitar o manuseio, aplicação e biocompatibilidade.” 

Além disso, possuem os menores índices de BDDE e de endotoxina do mercado, para a realização de procedimentos duráveis e com máxima segurança em Harmonização Orofacial. 

Ácidos Hialurônicos Revanesse Kiss com Lidocaína, Revanesse Ultra com Lidocaína e Revanesse Contour com Lidocaína. Fonte imagem: Dental Cremer. 

A linha de preenchedores dérmicos Revanesse conta com as seguintes apresentações, que se diferenciam de acordo com o objetivo do tratamento e área de aplicação: 

Revanesse Ultra  

Ácido Hialurônico Ultra é um gel de alta viscosidade e longa duração, indicado para o tratamento de linhas médias a profundas. 

Pode ser usado na correção de linhas de marionete, rugas e dobras mais pronunciadas e para dar ao volume ao terço médio da face. 

Algumas versões do produto apresentam Lidocaína em sua composição, favorecendo o controle da dor durante a aplicação. 

Revanesse Contour  

Ácido Hialurônico Contour foi desenvolvido especialmente para tratamentos de volumização e contorno da face. 

É indicado para contorno, volume, aumento mandibular e correção de ponte nasal. 

Pensando em trazer mais conforto para o paciente durante o procedimento, alguns modelos contam com anestésico Lidocaína.   

Revanesse Kiss  

Ácido Hialurônico Kiss possui formulação exclusiva, indicada para preenchimento e definição dos lábios e controle de rugas periorais. 

Apresenta menor incidência de inchaço, fácil manipulação e garantia de resultados excepcionais.  

Além disso, conta com lidocaína, substância anestésica que reduz o incomodo durante a inserção da agulha/cânula de aplicação. 

Agora que você já conhece os principais preenchedores utilizados em procedimentos de HOF, aproveite para potencializar seus resultados estéticos com a linha de ácidos hialurônicos da Revanesse. 

A marca oferece produtos que atendem aos mais exigentes requisitos de qualidade e promovem tratamentos de Harmonização Orofacial extremamente seguros e duráveis. 

No site da Dental Cremer você encontra produtos Revanesse, além de um portfólio completo de produtos para Harmonização Orofacial, como bioestimuladores, toxina botulínica, dermocosméticos e demais soluções estéticas, para levar segurança, beleza e bem-estar aos seus pacientes. 

Sobre o autor:

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

💻 Facebook

📸 Instagram

🐤Twitter

🥰 Pinterest

💃🏼 TikTok

▶️ Youtube

🎧 Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Referências: 

MOREIRA, N. G. e MORETTO ALMEIDA, E. P. e BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Harmonização facial com agregados plaquetários autólogos (i-PRF e plasma gel): relato de caso. 2021, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d7758f3e-7448-43e9-b186-252e841b05b2/3056260.pdf. Acesso em: 04 maio 2023. 

REVANESSE: Conheça este preenchedor de Ácido Hialurônico de alto padrão. Contox, [S. l.], p. 1-1, 15 jun. 2021. Disponível em: https://www.contox.com.br/revanesse-preenchedor-de-acido-hialuronico/. Acesso em: 5 maio 2023. 

PREENCHIMENTO Facial: tipos e características dos materiais disponíveis. PEBMED, [S. l.], p. 1-1, 5 maio 2023. Disponível em: https://pebmed.com.br/preenchimento-facial-tipos-e-caracteristicas-dos-materiais-disponiveis/. Acesso em: 5 maio 2023. 

REVANESSE Brasil. Instagram, 5 maio 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/revanessebrasil/. Acesso em: 5 maio 2023. 

PREENCHIMENTO de Rugas e Sulcos / Restauração de Volume com Gordura . Marcia Brandão, Instagram, p. 1-1, 5 maio 2023. Disponível em: https://www.marciabrandao.med.br/preenchimento-com-gordura#:~:text=A%20gordura%20humana%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecida,partir%20de%20seu%20pr%C3%B3prio%20corpo. Acesso em: 5 maio 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *