Tipos de materiais preenchedores na harmonização facial

A harmonização facial vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, a utlilização de diversas técnicas e materias, vem fazendo com que empresas desenvolvam diferentes materias destinados a preencher faces, tratar rugas e linhas de expressões, estimular colágenos e até mesmo implantar próteses que podem substituir um osso pouco desenvolvido como nas áreas de mento e mandíbula.
Existe uma grande variedade de produtos destinados ao preenchimento facial, mas não existe um produto ideal que sirva para tratar todos os tipos de rugas, por exemplo, em qualquer local da face.

Esses materias preenchedores são divididos em preenchedores autólogos, preenchedores biológicos e preenchedores sintéticos. Falaremos ao longo do texto sobre cada um deles!

>>>Leia também: Harmonização Orofacial: 5 dicas para começar

Preenchedores autólogos

São derivados dos tecidos do próprio paciente, esses preenchedores precisam ser coletados de outro lugar do organismo, preparados conforme indicação da técnica e depois são inseridos novamente no organismo do paciente, como por exemplo o IPRF, PRP, e a gordura que é o material autólogo mais utilizado para volumização facial.

Preenchedores sintéticos

Esses podem oferecer permanência, muitos deles foram utilizados e implantados cirurgicamente ao longo dos anos, e muitos deles foram condenados e tirados do mercado devido suas complicações como presença de infecções, nódulos, granulomas, migração etc. O mais conhecido e que causou muitos probemas em pacientes é o PMMA (Polimetilmetacrilato). Além dele, outro muito conhecido e utilizado por nós é o Radiesse (hidroxiapatita de Cálcio (30%) e gel polissacarídeo (70%), hoje muito conhecido por produzir um ótimo estímulo de colágeno na face do paciente. Além dele existe o PLLA, o famoso ácido Poli -L -Láctico, material biocompatível e biodegradável, esse produto ficou muito famoso por ser o único aprovado pela FDA para correção de lipoatrofia facial associada ao HIV, hoje em dia ele também esta associado à estética facial.

O mais desejado do momento

Os preenchedores biológicos são derivados de fontes orgânicas como humanas, animal ou bacteriana, esses preenchedores oferecem benefícios imediatos, além de possuirem uma facilidade grande na sua manipulação. Esses preenchedores produzem efeitos temporários, com o passar do tempo o organismo tende a eliminar ele por complete. Os principais tipos de preenchimentos biológicos de tecidos são produzidos de matriz acelular de partes moles, colágeno e ácido hialurônico.

O mais utilizado e queridinho do momento é o ácido hialurônico (AH), este está presente em nosso organismo, e é um componente do tecido conjuntivo da pele, cartilagem, osso e fluido sinovial. Na nossa pele o AH adiciona volume e age como um amortecedor de choque e lubrificante, ele se liga à água, e após sua injeção, mantem um efeito estrutural, depois gradativamente vai sendo degradado. Existem várias marcas de AH no mercado mundial, o que difere entre eles é o tamanho da partícula, viscosidade e concentração. Essas diferenças entre eles resultam em produtos indicados para utilização em diferentes áreas da face, como olheira, malar e mento.

>>>Leia também: Ácido hialurônico: saiba quando indicar!

O que se pode afirmar é que a harmonização facial está repleta de novidades e de excelentes materias no mercado. Produtos que atendem inúmeras queixas e indicações dos pacientes e profissionais, que trazem benefícios a curto, médio e longo prazo, e que acima de tudo melhoram a auto estima dos pacientes, trazendo beleza e bem estar.

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:
➡ Facebook
➡ Instagram
➡ Twitter
➡ Pinterest
➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *