Dicas

TOP 6 livros que você precisa ler sobre saúde coletiva

TOP 6 livros que você precisa ler sobre saúde coletiva
Compartilhar | Comentar

Hoje, dia 5 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Saúde. Oficializado no calendário brasileiro através do Decreto de Lei n° 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, esta data foi escolhida para comemorar o nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, que foi uma pessoa muito importante para a história do combate e erradicação das epidemias de peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ) e da Fundação da Academia Brasileira de Ciências.

Focando um pouco mais na odontologia, não é de hoje que a saúde bucal é considerada fundamental para a saúde geral das pessoas. Os dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos, articulação de palavras e, principalmente, a estética, tornando-se fundamentais para o organismo como um todo.

Dentes com problema de alinhamento acabam não triturando totalmente os alimentos, que dificulta engolir e digerir. O alimento pouco comprimido não desliza com naturalidade pela boca, massageando as gengivas, com isso, ocorre o sangramento e o volume aumentado. Diversos outros males são ocasionados pelo problema na dentição, como por exemplo respiração, mau hálito, boca seca e irritações, alteração da fonética (já que a má posição dentária interfere na posição da língua), entre outros. Com todos estes problemas envolvidos, torna-se fundamental uma boa análise pelo dentista em seu paciente, podendo desta forma, identificar outros problemas que se iniciaram pela boca.

Para auxílio técnico e informacional, diversos materiais e livros específicos são encontrados em nossa livraria, relacionando a saúde bucal e geral como um todo, seus cuidados, fundamentos, tratamentos e casos clínicos. Confira abaixo o nosso TOP 6 dos livros que você precisa ler sobre saúde coletiva.

odontologia em saúde coletiva
Nesta publicação, somam-se os princípios do que se convencionou denominar como o campo da Saúde Bucal Coletiva aos necessários conteúdos preventivos em Odontologia.
saúde bucal coletiva
Este é um livro de saúde pública que tem o propósito de ser uma ferramenta de trabalho para profissionais que atuam em instituições governamentais ou do setor privado, aluno e professores, apoiando-os na prestação de cuidados à população.
fundamentos em saúde bucal coletiva
O livro Fundamentos em Saúde Bucal Coletiva vem contribuir para o aprimoramento dos profissionais da Odontologia interessados em ocupar um lugar de destaque nessa área.
tratado de saúde coletiva
O tratado de saúde bucal coletiva chega no momento exato, em que é mais necessário, ao sanitarista, ao mestre, ao setor público, ao cirurgião-dentista em seu consultório, aos profissionais, técnicos, auxiliares e agentes de saúde pública deste Brasil tão grande, com uma população ainda com tantos problemas a solucionar.
métodos preventivos
É um dos livros da Parte Temas Interdisciplinares. Aliando a teoria e a prática, ele traz as estratégias adequadas em saúde coletiva que visam à prevenção das principais doenças bucais, entre as quais o câncer bucal. Aborda também a prevenção em periodontia e ortodontia, bem como os aspectos preventivos da cárie.
políticas
Saúde coletiva: políticas, epidemiologia da saúde bucal e redes de atenção odontológica é mais um livro da Parte Temas Interdisciplinares. Assim como os demais livros da Série, a obra faz uso da linguagem didática para apresentar seu conteúdo fundamental: as políticas de saúde, a epidemiologia e a organização de redes de atenção em saúde bucal.

Clique aqui para conferir mais livros relacionados a odontologia em nossa livraria!

Você como profissional, costuma orientar seus pacientes para os cuidados e consequências da má saúde bucal? Queremos saber sua opinião sobre esta relação.

Fontes: Calendarr, Minha VidaGrupo Coi.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.