O uso da Toxina Botulínica no tratamento de bruxismo

O tratamento na Odontologia para o bruxismo ainda é bastante incerto e obscuro, ainda não é possível se ter a cura total, ou estabelecer um tratamento padrão para todos os casos por isso para cada paciente fazemos um tratamento personalizado e individualizado. O uso da toxina botulínica nesse tratamento tem o intuito de contribuir para alívio dos sintomas.

O que é Bruxismo?

O Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo cerrar e/ou ranger dos dentes durante o sono (bruxismo noturno) ou em estado de vigília (bruxismo diurno). O ato de ranger ou cerrar dentes é decorrente da hiperatividade motora dos músculos da mastigação (masseteres e temporais).

Essa disfunção afeta cerca de 30% dos brasileiros.  Até o momento sabemos que é uma condição cerebral possivelmente relacionada a disfunções na capacidade da dopamina de inibir movimentos musculares espontâneos, associados a questões psicológicas.

O contato não-funcional dos dentes pode ocasionar o desgaste dentário e lesões periodontais. Por outro lado, dores de cabeça, disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e sono de má qualidade, também ocorrem.

O Bruxismo é algo que ainda não tem cura mas é perfeitamente tratável com o auxílio dos recursos certos.

O diagnóstico clínico é simples e pode ser feito por meio de relatos do paciente e familiares, pois a dor e o incomodo são os sintomas mais frequentes no quadro clínico de Bruxismo.  Os sintomas do Bruxismo possuem ligação direta com alguns fatores, entre eles a ansiedade, stress, raiva, frustração e tensão, por exemplo.

O Uso da Toxina Botulínica no Bruxismo

A principal função do uso da toxina botulínica no tratamento de Bruxismo é a inibição da contração muscular decorrente e do alívio dos sintomas.

O mecanismo de ação da toxina se dá por meio do bloqueio da liberação da acetilcolina na junção neuromuscular causando a paralisação da contratação dos músculos masseter e temporal, o efeito começa a aparecer a partir do 4º dia da aplicação, podendo se estender por até 6 meses. Os efeitos terapêuticos duram cerca de 4 meses com redução dos sintomas e da hiperatividade muscular.

Os efeitos adversos do tratamento com a toxina são mínimos, sendo mais comum o aparecimento de vermelhidão, hematomas e um leve inchaço, que desaparecem em poucas horas.

Apesar de mostrar resultados muito satisfatórios, a aplicação da toxina botulínica não garante a cura e sim apenas o controle do quadro, que muitas vezes pode ocasionar quebras de dentes e desgastes. Por isso, o tratamento deve ser usado para reduzir a força de contração muscular, sendo aliados a placas de mordidas e a correção da mordida.

Sobre a autora:

Érika Puccia | @draerikavassoler

Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo;
Especialista em Ortodontia e Ortopedia facial pelo CEAO-ACIEPE;
Especialista em Harmonização Orofacial;
Colunista e consultora de saúde bucal da Condor.

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *