Trabalho em equipe: o estudante camaleão

Quantas vezes você já teve que mudar seu comportamento para adequar-se à alguma situação? Aposto que muitas vezes. Quando falamos de Odontologia, porém, é preciso lembrar que o trabalho deve ocorrer em equipe (profissionais, equipe auxiliar, etc.) e às vezes acabamos compartilhando nosso tempo com pessoas muito diferentes de nós.

Como lidar com isso?

Você já tentou mudar alguém? Qual foi a sua taxa de sucesso? Será que isso é possível? Será que isso depende das outras pessoas? Com certeza. Existem pessoas que não estão prontas para serem modificadas, se é que isso é mesmo possível. Quando dividimos nossos sonhos com pessoas assim terminamos nos sentindo frustrados, desgastados e impotentes. Mas, para reduzir a chance de insucesso nestas situações, entenda:

4 características das pessoas que praticamente não podem ser mudadas

  1. Pessoas que não se responsabilizam pelo resultado de suas ações. Que responsabilizam tudo e todos pelos erros, exceto a si mesmo.
  2. Pessoas com doenças psicológicas. Indivíduos com síndrome do pânico, depressão, fobias e outras patologias de caráter psicológico devem ser tratadas por profissionais habilitados para tanto, ou seja, psicólogos e médicos. O melhor a fazer é sugerir que essas pessoas procurem auxílio desses profissionais.
  3. Pessoas de má índole. Você não tem como mudar alguém que se comporta assim. Deve-se tentar manter distância de pessoas com mau-caráter.
  4. Pessoas que não querem ser mudadas, que não querem mudar. Essencialmente pessoas que não desejam ser auxiliadas nesta caminhada.

É preciso que o estudante entenda que as pessoas ideais para participarem de sua equipe existem e precisam ser treináveis. Como assim? Elas devem aceitar críticas construtivas das outras pessoas, devem conseguir aprimorar-se continuamente, aprender sempre!

Sei como é difícil aceitar as coisas desta forma. Devemos sim, sempre instigar as pessoas a serem melhores no que fazem, mas também devemos aceitar que existem pessoas que não estão dispostas a isso.

Acredito profundamente que é o estudante, o futuro profissional Cirurgião-Dentista, que deve ser o exemplo de que mudar constantemente é possível! O exemplo educa!

Sua lista de materiais com melhor preço você encontra aqui.

>>> Leia mais: Listas de materiais: Dicas de como o estudante de odonto pode economizar <<<

 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.