Alicate Ortodôntico: tudo sobre modelos e funções

Quando precisamos comprar um alicate ortodôntico, muitas vezes pensamos: nossa, que caro! Mas na verdade, ao pensar assim, esquecemos da importância do nosso instrumento de trabalho. Alicate ortodôntico não é um gasto, mas sim um investimento! Você deve pensar nele como uma ferramenta que será utilizada inúmeras vezes e, ao possuir um instrumental delicado, você poderá confeccionar inúmeras Dobras e Alças com precisão, pequenas e delicadas!

Para cada procedimento, um alicate ortodôntico ideal

Considero importantíssimo reforçar as vantagens de possuir alicates ortodônticos para situações específicas da rotina clínica. Por exemplo: o uso de alicates mais grosseiros é ótimo para fios mais pesados. Já os fios mais leves e iniciais precisam ser utilizados com alicates mais delicados.

Quer investir no Alicate Ortodôntico ideal? Confira abaixo a relação de modelos de alicate e a descrição de uso para cada grupo:

Alicate de corte de Amarrilho

Ao utilizar amarrilho, seja para amarrilhar individualmente algum bráquete ou até mesmo para realizar um conjugado, nada melhor do que um alicate ortodôntico de qualidade, com de corte de amarrilho e widia para um corte reto, preciso e que não “mastigue” o material.

Alicate de corte Distal

O alicate ortodôntico de corte distal é ideal para cortes retos e precisos na hora de ajustar as pontas do fio na distal dos tubos de molares. Ele é usado inúmeras vezes ao dia e também precisa da presença de widia na sua parte ativa.

Alicate Saca Bandas

Como o próprio nome diz, esse alicate ortodôntico é fundamental para remoção de bandas, dispositivos cimentados (McNamara, Haas, Hyrax) e também pode ser utilizado para remoção de bráquetes e tubos.
Saca Bandas com pontas de widia também auxiliam muito na precisão e estabilidade durante o uso.

Alicate Fixador de Ganchos

Como o próprio nome diz, esse alicate dinamiza muito o processo de instalação de ganchos nos fios/arcos ortodônticos. Quanto maior a pressão na sua mão, mais firme e estável o gancho vai ficar no fio/arco. Se você não tiver tanta força para apertar, vale a pena reforçar com uma solda ponto.

Alicate Removedor de Bráquetes Cerâmicos

Se você já removeu bráquetes cerâmicos, provavelmente já teve algum algum bráquete quebr

ado ao meio durante o processo. Por essa razão, esse alicate possui um design específico e estabiliza ao máximo o material dentro do alicate ortodôntico, evitando assim a quebra.
É fundamental segurar o bráquete com o alicate e realizar torção da mão no sentido mésio-distal ao mesmo tempo em que tracionamos para remoção.

Caso você queira saber mais sobre ortodontia, temos uma sessão com vários artigos sobre esse assunto, você pode acessá-la clicando aqui. Quer uma sugestão? Que tal este artigo que fala sobre colagem de tubos em molares?

Autor:

Daniel Mônaco – Ortodontista responsável pelos casos do Instagram: @dobrasealcas e Professor do Instituto Dobras e Alças ®.

Comentários

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *