Casos Clínicos

Caso Clínico com a utilização de alinhador Essix

Caso Clínico com a utilização de alinhador Essix
Compartilhar | Comentar

Resumo do caso:

Paciente adulta, 27 anos de idade, gênero feminino, com histórico de tratamento Ortodôntico na adolescência com aparatologia fixa e fechamento de espaço de Agenesia bilateral de incisivos laterais superiores, com mesialização de caninos. Overjet e overbite normais, linha média maxilar e mandibular coincidentes, relação molar de Classe II. Linguo-versão excessiva do incisivo central superior esquerdo (2.1), com comprometimento estético.

Procedimento:

  1. Sistema Essix no arco superior;
  2. Correção de inclinação lingual de coroa do incisivo superior esquerdo através do alicate Hilliard Thermoplier Maxilar, com aplicação de força por lingual;
  3. Contenção removível com aparelho termoplastificado C+ (Essix Dentsply) por aproximadamente 10 meses;
  4. Análise funcional e ajuste oclusal para adequação de guias funcionais de desoclusão.

 

Resultados:

Modelo de Estudo
Modelo de Estudo
Modelo de Trabalho
Modelo de Trabalho
Formulário de Prescrição de Movimentos
Formulário de prescrição de movimentos

 

O tratamento evolui de acordo com o planejamento. Foram necessários 6 (seis) meses e 2 (dois) alinhadores Essix ACE para atingir os objetivos propostos. Um aparelho removível de contenção termoplastificado com plástico C+ de 1mm de espessura foi incorporado e a paciente foi orientada a utilizá-lo por um período diário de 14 horas, ao longo de 10 meses. Após 3 (três) meses de contenção, a paciente foi encaminhada para análise funcional e ajuste oclusal, assim como para procedimentos estéticos e controle periodontal de retrações gengivais.

Intra Oral Frontal (utilizando placa Essix)
Intra Oral Frontal ( utilizando placa Essix)

 

Intra Oral Frontal
Intra Oral Frontal

 

Autor:

Dr. Júlio Brant obteve sua graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia Universidade Federal de Minas Gerais em 1986, e sua pós-graduação em Ortodontia a nível de mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Após sua pós-graduação, que incluiu também a especialização em Radiologia Oral, iniciou sua carreira acadêmica no Departamento de Ortodontia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde foi Professor-Assistente por mais de 18 anos no programa de mestrado em Ortodontia da PUC-Minas. Desde 2011, ele tem uma prática em horário integral em Belo Horizonte, e continua como professor visitante em diversos programas de Ortodontia no Brasil e América Latina. O Dr. Júlio Brant tem apresentado seminários, cursos e programas de educação continuada em diversos congressos, associações e organizações odontológicas e ortodônticas no Brasil, América Latina e América Central. Líder de opinião para o Brasil e América.

Fonte: Dentsply

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.