Vamos falar de fios ortodônticos?

Oi, tudo bem com você? Espero que você tenha gostado da nossa última leitura. Neste artigo, vou resumir quais são os principais fios ortodônticos! Lembrando que, o conhecimento a respeito de fios ortodônticos permite ao profissional realizar movimentos mais eficientes e evitar danos aos dentes e tecidos de suporte dentário.

São muitas as marcas disponíveis no mercado, mas apesar disso, pode-se dizer que os fios ortodônticos mais utilizados atualmente se distribuem em 3 tipos principais:

  • Níquel-titânio (NiTi) com suas variações durante o processo de fabricação;
  • Aço inoxidável;
  • Beta-titânio.

É importante salientar que o fio ortodôntico muda de espessura e de elasticidade de acordo com o papel que deve desempenhar. Portanto, quando a espessura dos fios fica maior, a elasticidade costuma diminuir. Assim, o fio não desliza tão facilmente pelos braquetes.

>>>Leia mais: Alicate Ortodôntico: tudo sobre modelos e funções

Vamos aos principais fios ortodônticos que existem no mercado!

Níquel-titânio         

Muita gente gosta de chamá-lo mesmo é de NiTi, esse fio é o mais utilizado hoje em dia nos tratamentos ortodônticos. Normalmente este fio possui uma pequena espessura e bastante elasticidade.

Sua indicação geralmente é para o início dos tratamentos ortodônticos (Figura 1), quando pode existir uma maior quantidade de dentes para serem alinhados e o paciente ainda não está adaptado aos acessórios ortodônticos com o aparelho.

Figura 1. Dentes desalinhados e um arco de NiTi ativo em início de tratamento.

Esse fio permite que os dentes se movimentem lentamente, com o intuito de reduzir a sensação dolorosa e o desconforto doloroso que pode ocorrer.

>>>Leia mais: Dobras e alças ortodônticas: por que tão importantes?

 Ligas de aço

Apesar de terem aparecido primeiro na Ortodontia, as Ligas de aço são utilizadas num segundo momento do tratamento ortodôntico clínico, após os fios de NiTi. Foi no ano de 1931 que as ligas de aço foram introduzidas como substitutas às ligas de ouro e, no Brasil, o aço inoxidável passou a ser utilizado para acessórios ortodônticos no final da década de 40.

Esse tipo de fios faz parte do estágio de trabalho e finalização do tratamento, para continuar o nivelamento dos dentes e é também o material mais utilizado para dar forma ao arco dentário.

A principal diferença dos fios de aço em relação aos fios de Niti é o pouco limite elástico, e a possibilidade de serem feitas dobras nos fios de aço. Por isso, esses são mais suscetíveis à deformação por forças externas, como a mastigação ou algum trauma físico.

Figura 2. Dobras de finalização feitas em fios de aço.

Beta-titânio

Esse tipo de fio é o menos utilizado dos três principais fios ortodônticos, já que não fazem parte do tratamento de todos os usuários de aparelhos ortodônticos, pois têm alta fricção com os braquetes.

Os fios de beta-titânio podem ser indicados em casos mais específicos — por exemplo, para a criação de molas para trabalhar a verticalização dos molares, intrusão dentária segmentada e também para o fechamento de espaços entre dentes com o uso de alças.

Figura 3. Retração segmentada de caninos com o uso de alças de beta-titânio.

Esses foram os principais tipos de fios ortodônticos, espero que tenham apreciado o post!

Comente aí embaixo o que achou do artigo!

Abraços e até breve!

>>>Confira outros artigos sobre Ortodontia!

Referências:

https://www.scielo.br/j/dpress/a/NX9J9MYn4YWv7QfwppS5JFj/?lang=pt

Sobre o autor:

George Bueno | @georgebueno

  • Especialista em Ortodontia – UERJ;
  • Mestre em Odontologia (Ortodontia) – UERJ;
  • Doutor em Saúde Coletiva (Epidemiologia) – UFES

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *