Vitamina D no tratamento de clareamento dental

A vitamina D desempenha um papel fundamental no equilíbrio da absorção de cálcio e fosfato pelo organismo, bem como da absorção de cálcio no desenvolvimento e na saúde dos dentes ao longo da vida.

Se os níveis de vitamina D estiverem muito baixos, consequentemente teremos deficiência de cálcio que pode resultar em osteoporose, osteopenia e hipomineralização do esmalte dentário. A vitamina D está intimamente relacionada com nossa resposta imune, podendo deixar o meio bucal suscetível a inflamações nos tecidos ao redor e gengivas.

O que causa a queda da Vitamina D

Durante a pandemia tivemos uma mudança brusca na rotina de muitas pessoas que passaram a trabalhar em home office. Dessa forma, diminuímos ou até deixamos totalmente de andar ou caminhar ao ar livre ou de tomar um banho de sol pela manhã. Atividade essa que é fundamental para absorção da vitamina D no nosso organismo.

Além disso, atualmente consumimos alimentos que contêm muitos agentes químicos e ácidos, temos rotinas estressantes que podem nos causar problemas digestivos como a gastrite nervosa e refluxo, que potencializam a acidez no meio bucal causando essa perda de mineral no esmalte.

Sem contar os casos de bruxismo dentário que aumentaram absurdamente nos últimos meses no consultório e que por consequência causam desgastes na estrutura dentária.

>>> Leia mais: O Bruxismo em tempos de pandemia <<<

>>> Leia mais: A importância da Vitamina D para a saúde bucal <<<

O sonho do dente branco

Em conjunto disso, tivemos um aumento da procura de pessoas que sonham com os dentes brancos pois suas imagens em redes sociais, vídeo conferências no trabalho e lives estão cada vez mais frequentes no “novo normal” e essas pessoas querem estar com o sorriso em dia, pois dentes brancos transparecem cuidado com a saúde, jovialidade e simpatia.

O tratamento de clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos últimos meses dentro do consultório. Mas, será que todas essas alterações citadas acima podem interferir no sucesso do tratamento?

Com toda certeza, caro colega!

Como a vitamina D influencia no tratamento de clareamento dental?

Dentes com desgastes, esmaltes delicados, trincas, recessões gengivais e outras alterações que podem ser potencializadas com a deficiência da vitamina D no organismo, no clareamento dental podem:

  • Aumentar a hipersensibilidade durante o clareamento;
  • Aumentar a absorção dos corantes externos, deixando os dentes mais amarelos e mais difíceis de clarear. Isso demanda mais sessões ou frequências de aplicações;
  • Evidenciar manchas hipoplásicas;
  • Ou então, impedir a finalização do tratamento, traumatizando o paciente e causando decepções de ambos os lados com os resultados não satisfatórios.

Nesses casos, o que devo fazer?

Investigue a rotina do seu paciente, faça um exame clínico completo, acrescente perguntas como a questão da vitamina D e cálcio ao seu questionário clínico. Portanto, se desconfiar de uma possível deficiência, encaminhe o paciente a um médico clínico para posteriores exames complementares e se necessário, suplementação vitamínica adequada para o caso dele.

Opte por protocolos de clareamento seguros, com evidências científicas, marcas renomadas no mercado odontológico, preconize começar o clareamento com concentrações baixas de géis clareadores e se o clareamento for realizado no consultório não se esqueça de realizar uma barreira gengival perfeita, vedando os tecidos gengivais de forma segura.

Seguindo todos esses passos fundamentais, com toda certeza caro colega, você terá um clareamento de sucesso e seu paciente sairá com o sonho do sorriso branco realizado! E o melhor de tudo, saudável!

Sobre a autora

Dra. Isabela Bueno

  • Graduada em Odontologia pela USC-BAURU;
  • Coordenadora do curso de auxiliar em saúde bucal (FUNORTE- BAURU I 2015);
  • Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia (HRAC CENTRINHO/USP BAURU 2015 à 2017);
  • Professora convidada do curso de especialização em Odontologia Digital (FUNORTE BAURU I);
  • Professora do curso online “Expert em Clareamento Dental” pela MM Infoprodutos;
  • Especialização em Harmonização Orofacial (FUNORTE BAURU I 2019 até o momento);
  • Diversos cursos na área de odontologia estética, laserterapia, clareamento dental e endodontia;
  • Habilitada em gestão empresarial e marketing digital (SENAC- BAURU 2018);
  • Habilitada em programação neurolinguística (PNL) – Bauru 2019;
  • Artigos e pesquisas publicadas nas áreas de Radiologia Odontológica, Laserterapia, Implantodontia e Clareamento dental publicados no Brasil e no exterior.

 

✍️ Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos

Siga nossas redes:

➡ Facebook

➡ Instagram

➡ Twitter

➡ Pinterest

➡ TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *