Você conhece os melhores métodos de estudo?

Os métodos de estudo são técnicas de estudo que facilitam o aprendizado. Cada uma delas possui uma prioridade, por exemplo, a gestão do tempo, a memorização, o foco ou a concentração. Por isso, é preciso levar em consideração o seu perfil de estudante e as suas necessidades na hora de estudar, para que se possa escolher a técnica de estudo adequada.

Para te ajudar na escolha, a seguir estarão explicadas as melhores técnicas de estudo. Basta testar e encontrar o seu!

A famosa Técnica Pomodoro para seu estudo

Tem como finalidade gerenciar o tempo e, por esse motivo, é muito indicada para quem possui pequenos períodos para estudar. O sistema tradicional desse método consiste em estudar durante 25 minutos e realizar um descanso de 5 minutos, sendo esse processo repetido 4 vezes e, ao final, uma pausa maior de 30 minutos. No entanto, vale lembrar que o método é flexível!

Você pode estudar 50 minutos e fazer intervalos de 10 minutos e, por fim, um descanso de 1 hora. O detalhe mais importante desse método é livrar-se de distrações durante o período de estudo, então nada de celular ou televisão! Aproveite o curto espaço de tempo para se dedicar aos estudos.

>>>Leia também: 10 dicas para manter a calma em épocas de provas

Conheça a técnica de estudo “método EPL2R”

Parece complexo, mas é bem fácil de entender, pois cada letra significa o passo a seguir na técnica. O “E” representam “explorar”, ou seja, conheça o conteúdo que você irá estudar, procure em diferentes fontes (livros, vídeos e apostilas). A letra “P” denota a “perguntar”, em outras palavras, escreva todas as dúvidas sobre o assunto que você acabou de explorar. O terceiro passo é representado pela letra “L” ou “ler”, isto é, aprofunde o seu conhecimento e análise linha por linha do material. Por fim, os “2R” significam rememorar e repassar, ou seja, relembre o conteúdo desde o início e se certifique que realmente foi fixado.

Teste prático, ou melhor, realização de questões como técnica de estudo

Há estudos que comprovam que quanto mais exercícios você realiza, mais chances você tem de aprender o conteúdo. Dessa forma, procurar simulados e provas de concursos é um excelente meio de treinar o seu cérebro. Associado a isso, você pode cronometrar o tempo para se planejar para as provas que possuem um período determinado de realização, tanto para a faculdade, quanto para as provas de seleção de especialização, mestrado ou doutorado.

Última técnica de estudo, mas não menos importante

A última técnica é focada na memorização, sendo chamada de “Técnica de Auto explicação”. Basicamente, consiste em dar uma aula a si mesmo: fale em voz alta, crie um raciocínio e repita quantas vezes forem necessárias para fazer sentido. Concomitante com esse método pode-se usar o “Método de auto interrogação”, ou seja, faça a si próprio perguntas sobre o tema. É fundamental respondê-las de forma elaborada.

>>>Leia também: Dental Cremer + programa estudantes = parceria que dá certo

Esses, com certeza, são os melhores métodos de estudo, pois são métodos ativos, que exigem o máximo de concentração durante o estudo. Se você ainda não conhece o seu método de estudo, introduza as novas técnicas, aos poucos, e veja seus resultados. O mais importante é entender que elas podem ser adaptadas a sua realidade, tornando-as ainda mais eficientes!

Sobre a autora:

Karoliny da Veiga | @dentologa

  • Estudante do 5º período de Odontologia na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra);
  • Fundadora do Instagram Dentologa.

✍️ Deixe seu comentário com a técnica de estudo que você aplica no dia a dia!

📢 Compartilhe com os amigos para eles colocarem as dicas da Karol em prática;

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *