Métodos de estudo: quais são e como usar?

Quer melhorar seu aprendizado na odontologia? Utilize métodos de estudo! Este tipo de técnica pode ser uma ferramenta útil para estudantes de odontologia ou profissionais graduados que se dedicam a cursos e especialização.  

Continue a leitura para conferir quais são as melhores técnicas de estudo. Prepare-se para testá-las e descobrir a que ajudará você a aprender mais rápido. Vamos lá? 

O que são métodos de estudo? 

Os métodos de estudo são técnicas utilizadas para facilitar o aprendizado e aumentar a produtividade nos estudos. Cada uma delas possui uma finalidade, como a gestão do tempo, a memorização, o foco ou a concentração.  

O Pomodoro, por exemplo, ajuda você a organizar o tempo e ter mais foco nas tarefas, enquanto a técnica de Repetição Espaçada permite que você memorize os conteúdos estudados, a partir de revisões planejadas. 

Como utilizar os métodos de estudo? 

As técnicas de estudo podem ser utilizar individualmente ou em conjunto. A forma de uso irá depender do seu objetivo e rotina de estudos. A seguir, você vai conferir o que é e como funciona cada uma das técnicas, na prática. Acompanhe. 

Pomodoro: divida o seu tempo em blocos 

O pomodoro é um dos métodos de estudo mais utilizados e tem como objetivo gerenciar o tempo. Ele consiste em estudar durante 25 minutos e descansar por 5 minutos. Esse ciclo deve ser repetido 4 vezes e, ao final, é preciso fazer um intervalo maior de tempo. 

Pomodoro, na prática: 

  • Escolha a tarefa a ser executada; 
  • Ative o timer; 
  • Foque na tarefa por 25 minutos; 
  • Faça uma pausa de 5 minutos; 
  • Repita esse processo 4 vezes; 
  • Ao final da tarefa, descanse por 15 a 30 minutos e retome o ciclo. 

Imagem ilustrativa sobre o ciclo de pomodoro, mostrando as fases de cultivo, incluindo fase de foco e intervalo, um dos métodos de estudos mais eficientes

Vale lembrar que o método é flexível e pode ser adaptado conforme as suas necessidades. Além disso, o uso de um timer ou aplicativo do pomodoro pode facilitar essa prática. 

Saiba mais: Conheça o Método Pomodoro

Mapa mental: aprenda de forma visual 

Os mapas mentais são ferramentas visuais que ajudam na organização de ideias e fixação do conteúdo. A ideia é simples: é só definir um tema principal e criar ramificações com temas secundários que se conectam a ele. Eles podem ser feitos à mão ou com ferramentas online, como o MindMeister. 

Mapa mental, na prática: 

  • Use caneta e papel ou ferramenta online; 
  • Escolha um assunto central; 
  • Vá adicionando os temas secundários relacionados. 

Mapa mental ilustrando a importância da ideia central, que se conecta às ideias secundárias e ramos, ajudando na organização e planejamento de projetos.

EPL2R: tenha um aprendizado completo e eficiente 

O método EPL2R, também conhecido como método Robinson, é uma técnica de estudos que contempla todos os pilares do processo de aprendizagem. A princípio, pode parecer complexo, mas é bem fácil de entender, pois cada letra remete a uma etapa da técnica. 

EPL2R, na prática: 

  • “E” representa “explorar”, ou seja, conheça o conteúdo que você irá estudar, buscando em diferentes fontes (livros, vídeos, apostilas etc).  
  • “P” significa “perguntar”, em outras palavras, escreva todas as dúvidas sobre o assunto que você acabou de explorar.  
  • “L” diz respeito a “ler”, isto é, aprofunde o seu conhecimento e análise linha por linha do material.  
  • “2R” quer dizer “rememorar e repassar”, ou seja, relembre o conteúdo desde o início e se certifique de que foi realmente fixado. 

Mapa mental ilustrando a importância da ideia central, que se conecta às ideias secundárias e ramos, ajudando na organização e métodos de estudo.

Repetição espaçada: revise o conteúdo na hora certa 

Esse método consiste em revisar o conteúdo em intervalos programados. Funciona assim: após o primeiro contato com um novo assunto, você espera um tempo antes de revisar. Além disso, nas próximas revisões, o ideal é tentar lembrar das informações sozinho, antes de recorrer a anotações ou ao material didático. 

Repetição espaçada, na prática: 

  • Estude um novo assunto; 
  • Revise-o no dia seguinte, depois após uma semana e novamente depois de um mês. 
  • Mantenha seu cronograma de revisão atualizado, seja em um planner, agenda ou aplicativo. 
  • Utilize esse método em conjunto com outras ferramentas, como mapas mentais e flashcards.

Gráfico mostrando a curva do esquecimento com redução da retenção de memória ao longo do tempo, de imediato a um mês, destacando a importância da revisão. Ideal para conteúdo de memorização e estudos. Um dos métodos de estudos mais utilizados

Legenda do gráfico: A repetição espaçada utiliza a curva do esquecimento para melhorar a retenção de informações a longo prazo. 

Flashcards: use a criatividade para memorizar o conteúdo 

Os Flashcards são excelentes ferramentas para fixação e memorização do conteúdo. De um lado, é possível incluir perguntas sobre um determinado assunto, do outro, adicionar as respostas. Se preferir, inclua tópicos e palavras-chave ou termos e definições. Você decide como utilizar a técnica!

Flashcards, na prática: 

  • Crie seus próprios flashcards com papel cartão; 
  • De um lado, inclua perguntas, do outro, adicione respostas; 
  • Inclua imagens, desenhos e outros elementos visuais; 
  • Use-os para revisar o conteúdo, não importa onde estiver. 

Pessoa estudando com um caderno e caneta em cima de uma mesa, promovendo rotina de estudos e dicas para otimizar o aprendizado.

Exercícios e simulados: teste seu conhecimento sempre 

Fazer exercícios práticos e simulados é uma das melhores formas de fortalecer a memória e a capacidade de recuperar informações a longo prazo. Mais do que apenas ler ou revisar o conteúdo, é preciso mensurar o seu nível de conhecimento. 

Exercícios e simulados, na prática: 

  • Resolva exercícios, provas antigas e simulados online; 
  • Lembre-se de cronometrar o tempo; 
  • Ao final, analise os erros e acertos; 
  • Faça isso com frequência.

Imagem referente a teste de conhecimentos, com ícones de resolução de exercícios, simulações e provas antigas, incentivando a prática e estudo.

Qual é o melhor método de estudo? 

Não existe um método de estudo considerado o melhor, e sim aquele que funciona melhor para você em sua rotina. Portanto, para definir a técnica de estudo mais adequada, é preciso levar em consideração o seu perfil de estudante e as necessidades na hora de estudar. 

Como descobrir meu método de estudo? 

Não existe segredo. Para descobrir o método de estudo que mais combina com a sua rotina, é preciso testá-los. Ou seja, comece usando os mais simples, como o Pomodoro, introduza novas técnicas aos poucos e acompanhe os resultados.

Imagem ilustrativa de manequins odontológicos com próteses dentárias, destacando a importância do estudo de odontologia para estudantes que desejam evoluir na carreira odontológica.

Agora que você já viu as principais técnicas e métodos que ajudam no seu desenvolvimento profissional e acadêmico, é hora de colocá-los em prática. Escolha os que mais combinam com a sua rotina de estudos e evolua seu aprendizado. 

Conhece alguma outra técnica que te ajuda nos estudos? Compartilhe com a gente nos comentários!  

Comentários

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *