Quer melhorar seu aprendizado na odontologia? Utilize métodos de estudo! Este tipo de técnica pode ser uma ferramenta útil para estudantes de odontologia ou profissionais graduados que se dedicam a cursos e especialização.
Continue a leitura para conferir quais são as melhores técnicas de estudo. Prepare-se para testá-las e descobrir a que ajudará você a aprender mais rápido. Vamos lá?
O que são métodos de estudo?
Os métodos de estudo são técnicas utilizadas para facilitar o aprendizado e aumentar a produtividade nos estudos. Cada uma delas possui uma finalidade, como a gestão do tempo, a memorização, o foco ou a concentração.
O Pomodoro, por exemplo, ajuda você a organizar o tempo e ter mais foco nas tarefas, enquanto a técnica de Repetição Espaçada permite que você memorize os conteúdos estudados, a partir de revisões planejadas.
Como utilizar os métodos de estudo?
As técnicas de estudo podem ser utilizar individualmente ou em conjunto. A forma de uso irá depender do seu objetivo e rotina de estudos. A seguir, você vai conferir o que é e como funciona cada uma das técnicas, na prática. Acompanhe.
Pomodoro: divida o seu tempo em blocos
O pomodoro é um dos métodos de estudo mais utilizados e tem como objetivo gerenciar o tempo. Ele consiste em estudar durante 25 minutos e descansar por 5 minutos. Esse ciclo deve ser repetido 4 vezes e, ao final, é preciso fazer um intervalo maior de tempo.
Pomodoro, na prática:
- Escolha a tarefa a ser executada;
- Ative o timer;
- Foque na tarefa por 25 minutos;
- Faça uma pausa de 5 minutos;
- Repita esse processo 4 vezes;
- Ao final da tarefa, descanse por 15 a 30 minutos e retome o ciclo.
Vale lembrar que o método é flexível e pode ser adaptado conforme as suas necessidades. Além disso, o uso de um timer ou aplicativo do pomodoro pode facilitar essa prática.
Saiba mais: Conheça o Método Pomodoro
Mapa mental: aprenda de forma visual
Os mapas mentais são ferramentas visuais que ajudam na organização de ideias e fixação do conteúdo. A ideia é simples: é só definir um tema principal e criar ramificações com temas secundários que se conectam a ele. Eles podem ser feitos à mão ou com ferramentas online, como o MindMeister.
Mapa mental, na prática:
- Use caneta e papel ou ferramenta online;
- Escolha um assunto central;
- Vá adicionando os temas secundários relacionados.
EPL2R: tenha um aprendizado completo e eficiente
O método EPL2R, também conhecido como método Robinson, é uma técnica de estudos que contempla todos os pilares do processo de aprendizagem. A princípio, pode parecer complexo, mas é bem fácil de entender, pois cada letra remete a uma etapa da técnica.
EPL2R, na prática:
- “E” representa “explorar”, ou seja, conheça o conteúdo que você irá estudar, buscando em diferentes fontes (livros, vídeos, apostilas etc).
- “P” significa “perguntar”, em outras palavras, escreva todas as dúvidas sobre o assunto que você acabou de explorar.
- “L” diz respeito a “ler”, isto é, aprofunde o seu conhecimento e análise linha por linha do material.
- “2R” quer dizer “rememorar e repassar”, ou seja, relembre o conteúdo desde o início e se certifique de que foi realmente fixado.
Repetição espaçada: revise o conteúdo na hora certa
Esse método consiste em revisar o conteúdo em intervalos programados. Funciona assim: após o primeiro contato com um novo assunto, você espera um tempo antes de revisar. Além disso, nas próximas revisões, o ideal é tentar lembrar das informações sozinho, antes de recorrer a anotações ou ao material didático.
Repetição espaçada, na prática:
- Estude um novo assunto;
- Revise-o no dia seguinte, depois após uma semana e novamente depois de um mês.
- Mantenha seu cronograma de revisão atualizado, seja em um planner, agenda ou aplicativo.
- Utilize esse método em conjunto com outras ferramentas, como mapas mentais e flashcards.
Legenda do gráfico: A repetição espaçada utiliza a curva do esquecimento para melhorar a retenção de informações a longo prazo.
Flashcards: use a criatividade para memorizar o conteúdo
Os Flashcards são excelentes ferramentas para fixação e memorização do conteúdo. De um lado, é possível incluir perguntas sobre um determinado assunto, do outro, adicionar as respostas. Se preferir, inclua tópicos e palavras-chave ou termos e definições. Você decide como utilizar a técnica!
Flashcards, na prática:
- Crie seus próprios flashcards com papel cartão;
- De um lado, inclua perguntas, do outro, adicione respostas;
- Inclua imagens, desenhos e outros elementos visuais;
- Use-os para revisar o conteúdo, não importa onde estiver.
Exercícios e simulados: teste seu conhecimento sempre
Fazer exercícios práticos e simulados é uma das melhores formas de fortalecer a memória e a capacidade de recuperar informações a longo prazo. Mais do que apenas ler ou revisar o conteúdo, é preciso mensurar o seu nível de conhecimento.
Exercícios e simulados, na prática:
- Resolva exercícios, provas antigas e simulados online;
- Lembre-se de cronometrar o tempo;
- Ao final, analise os erros e acertos;
- Faça isso com frequência.
Qual é o melhor método de estudo?
Não existe um método de estudo considerado o melhor, e sim aquele que funciona melhor para você em sua rotina. Portanto, para definir a técnica de estudo mais adequada, é preciso levar em consideração o seu perfil de estudante e as necessidades na hora de estudar.
Como descobrir meu método de estudo?
Não existe segredo. Para descobrir o método de estudo que mais combina com a sua rotina, é preciso testá-los. Ou seja, comece usando os mais simples, como o Pomodoro, introduza novas técnicas aos poucos e acompanhe os resultados.
Agora que você já viu as principais técnicas e métodos que ajudam no seu desenvolvimento profissional e acadêmico, é hora de colocá-los em prática. Escolha os que mais combinam com a sua rotina de estudos e evolua seu aprendizado.
Conhece alguma outra técnica que te ajuda nos estudos? Compartilhe com a gente nos comentários!
Comentários
Nenhum comentário