Gestão e Marketing

O cirurgião-dentista como profissional liberal

O cirurgião-dentista como profissional liberal
Compartilhar | Comentar

O cirurgião-dentista em sua atuação como profissional liberal tem características de atuar de forma independente. Possuir flexibilidade de horários, poder optar por atender clientes e ter seu próprio modelo de negócio ou prestar serviços clínicos com algum tipo de parceria. São inúmeras as possibilidades e oportunidades que a odontologia tem para atuação do dentista. Por esse motivo, separei algumas dicas para o seu planejamento de carreira de forma liberal.

Cirurgião-dentista, atue de forma liberal

01 – Procure sempre se atualizar e treinar para entregar o serviço buscando pontualidade, qualidade e otimização do tempo. Neste cenário a curva de aprendizado está em constante adaptação. Aqui cabe citar a transformação que está acontecendo com a era do fluxo digital.

02 – Calcule os custos de quanto você precisa ganhar por ano para bancar sua vida pessoal e a de seu modelo de negócio. Compare isso com sua expectativa de receitas, defina metas e antecipe decisões. A Gestão financeira anual permite a visão de seu negócio como uma bússola.

03 – Calcule sua hora, procure ter uma reserva financeira para curto prazo e amplie os formatos de negociações seguras de parcelamentos. Um momento importante para o profissional liberal é a negociação de um plano de tratamento. Fechar uma venda é garantir a receita em troca de horas de seu negócio. Se bem calculado quanto mais horas vendidas melhor. Pense na métrica tempo como uma referência chave em sua precificação.

04 – Construa sua marca e tenha boas redes de relacionamento. Sua marca é sua formação profissional, experiências em locais por onde trabalhou, seu posicionamento em redes sociais, sua forma de se relacionar com as pessoas e sua equipe. Atividade liberal sugere autonomia, e uma boa marca com pessoas comprometidas aceleram o caminho do sucesso.

05 – Avalie sua atenção para as outras partes de sua vida. Procure ratear seu tempo e organizá-lo na vida profissional, com sua família, sua vida social, autoconhecimento, saúde e outros que você tenha demanda. Uma frase que se aplica aqui é: Rico é quem tem tempo.

Refletir sobre o que compartilhei tem a intenção positiva de provocar o pensamento estratégico em odontologia. O dentista como profissional liberal deve ter um foco em planejamento de carreira pensando no passado como aprendizado, no hoje e no futuro.

Finalizo com uma definição de Peter Drucker sobre planejamento… “O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões no presente”.

Abraço!

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.