Na odontologia o marketing pode ser pensado como um conjunto de estratégias individuais – site, blog, anúncio, posts das redes sociais – atividades específicas destinadas a fazer os pacientes entrarem em uma ação. O brand (marca) é diferente. Marketing pessoal é sua identidade, sua mensagem e a conexão emocional que os pacientes têm com o Dentista. Se o marketing é o “como” colocar os pacientes na ação, então a identidade da marca (branding) é o “porquê” dos pacientes escolherem um dentista em vez de outro.
O desenvolvimento da branding pessoal é uma tendência atual, uma necessidade em um ambiente altamente competitivo. O número de dentistas é enorme, mas é extremamente difícil para eles se destacarem no mercado, visto que não existem tantas estratégias de posicionamento. Mas uma única pessoa é capaz de ganhar sim a confiança e a atenção do seu entorno. Você só precisa tornar o seu nome “viral” para as pessoas que você considera o seu público alvo.
Oferecer serviço de qualidade não é mais um diferencial?
Se você tentar se lembrar do momento em que foi prestado um bom serviço, as pessoas terão você em sua mente, entre os especialistas que trabalham na área. Quando se trata de odontologia, o paciente antes de tudo lembra de um dentista específico: sua atitude, comportamento, tratamento, discurso. Não da cadeira odontológica em que ele se sentou, não o escritório limpo em que foi recebido. A opinião sobre um serviço começa com o profissional e só depois se espalha para a clínica.
No entanto, simplesmente fornecer serviços de qualidade hoje em dia já não é suficiente. Isso é o básico. Tem se mostrado que a escolha do paciente é fortemente influenciada por dois fatores: a atitude pessoal do dentista e as recomendações do círculo próximo e distante. Garantia, preço, prazo, promoções – tudo isso é secundário. Isso prova mais uma vez que um bom dentista pode ter seguidores fiéis em sua região, basta levar à mente deles as informações necessárias.
Como a escolha do jaleco pode fazer a diferença no marketing pessoal
Dentre os Equipamentos de Proteção Individual – EPI – que o dentista utiliza, a vestimenta mais notada é o jaleco. Reforço que sua imagem pessoal é a comunicação externa que você dá àqueles ao seu redor, incluindo suas roupas, scrubs, jalecos, cabelo / maquiagem, acessórios, etc. Assim como qualquer marca, sua “imagem pessoal” deve ser objetiva e determinada.
Todos os dias, você deve deixar o seu visual único, que está vinculado a sua marca e objetivos pessoais. Já dizia um ditado popular: “Se você quiser uma promoção, vista-se como se fosse o chefe”. Você deve deixar sua marca pessoal guiar suas decisões de vestuário cotidiano. Só porque você trabalha em um consultório odontológico, não significa que jaleco deve ser o mesmo e sem graça, como se você não se importa-se.
>>>Leia mais: A influência da moda na Odontologia
Os cuidados pessoais também devem ser uma parte permanente do seu marketing pessoal. Escolha um penteado que combine com seu visual e mude-o com a frequência que sua marca pessoal ditar. Não negligencie os cuidados adequados com a pele e unhas bem cuidadas (homens e mulheres). Você quer mostrar um certo orgulho em sua aparência, o que se traduz em impressões positivas.
Você quer que as pessoas prestem atenção em você, não nos seus muitos acessórios, então escolha um item ousado por ocasião. Se você estiver usando um lenço ousado (masculino ou feminino), essa deve ser a peça definidora de sua roupa naquele dia. Caso queira, colocar muitas camadas de uma só vez, sua marca ficará confusa. Vista-se como se tivesse pensado nisso, e aqueles ao seu redor pensarão em você também.
Modelos de jalecos para seu marketing pessoal
Com o passar do tempo, assim como todos os vestuários, os jalecos também evoluíram consideravelmente. Esses jalecos, além de um EPI indispensável no consultório, são um símbolo de respeito e confiança, tornando-se a verdadeira representação da profissão.
Hoje, você pode obter uma variedade de jalecos em diferentes estilos e em diversos comprimentos. Da mesma forma, existem diferentes estilos de jalecos que apresentam cortes exclusivos, número de bolsos, fecho, botões, tecido e muito mais.
É preciso entender que nem todos os jalecos são iguais e nem todos são criados igualmente. O tipo de jaleco que um profissional prefere depende exclusivamente dos requisitos de seu trabalho e do conforto. Além disso, outros aspectos importantes a serem levados em consideração são bolsos, aberturas, acesso aos bolsos das calças, resistência a manchas e a amassar com facilidade.
Aqui estão alguns estilos populares de jalecos:
- Jalecos compridos: Geralmente atinge o joelho do usuário. Esses jalecos são conhecidos por fornecer cobertura superior contra derramamentos, contaminação e bactérias.
- Jalecos curtos: Esses jalecos atingem aproximadamente o comprimento das coxas.
- Jalecos de consulta: Esses são os jalecos comumente usados por dentistas durante as consultas. Esses jalecos têm uma semelhança impressionante com os jalecos normais. Hoje em dia são bem estilizados de forma diferente para um visual elegante.
- Jaquetas de consultório: Estes são os jalecos de comprimento curto, ajustados e com aparência de blazer. Com fechamento frontal com zíper, as jaquetas de consultório são confortáveis, elegantes e modernas.
- Jalecos de consultório de acordo com a moda: Esses jalecos têm um slim com detalhes elegantes como costuras diferenciadas, cintos traseiros e muito mais para uma silhueta lisonjeira. Esses jalecos tendem a serem bem ajustados e apresentar bem quem o usa.
- Jalecos coloridos: Com a evolução dos padrões do lúdico, os jalecos coloridos se tornaram cada vez mais populares. Os ambientes onde se atendem crianças (odontopediatria) agora estão se tornando familiares aos jalecos coloridos, pois impressionam e atraem os olhares curiosos dos pequenos.
E além das diversas golas normalmente utilizadas como: gola tradicional ou esporte, gola xale, gola smoking, gola padre etc. O jeito que um dentista se veste terá um influência significativa no desenvolvimento e aproximação da relação do dentista-paciente.
O que usamos se torna o nosso marketing pessoal e são sempre extremamente atraentes para outras pessoas porque exalam paixão genuína, integridade e determinação. Está em seu poder elevar seu sucesso a patamares inimagináveis e, possivelmente, se destacar e ainda mais na sua região. Você tem controle sobre isso, porque você está lá. Uma pessoa que merece ser uma marca.
Vestir-se para o sucesso significa comparar o estilo pessoal e o conforto com o consultório. Ser capaz de mostrar seu estilo pessoal enquanto realiza seu trabalho é um equilíbrio importante no trabalho e na vida.
Sobre o autor:
Dr. Nayo Hernandes
- Cirurgião-Dentista;
- Especialista em Ortodontia;
- Especialista em Saúde Indígena;
- Atualização em Cirurgia Oral Menor;
- Atualização em Endodontia;
- Capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial;
- Curso de Lentes de Contato Dental;
- Mestrando Ensino em Saúde (UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul).
Comentários
Nenhum comentário