Marketing odontológico: como utilizar a estratégia no seu consultório

Com planejamento e execução de estratégias de Marketing odontológico você se destaca entre as clínicas ou consultórios concorrentes e fatura mais.

O investimento na área de Marketing vem ganhando espaço no mercado odontológico. De acordo com a última Pesquisa de Mercado da Simples Dental, clínicas que investem em Marketing odontológico faturam 31% a mais por mês do que as que ainda não usam a estratégia em seu negócio.

Em outras palavras, sua clínica pode ter em média 5 mil reais a mais por mês e R$ 60 mil a mais por ano ao investir nessa área.

Além de atrair novos pacientes, você coloca em prática estratégias que fazem a diferença para o seu negócio, principalmente, ganhando visibilidade e reconhecimento pelo seu trabalho.

O Marketing odontológico é uma ferramenta perfeita para expandir melhor sua área de atuação e focar em planejamento e execução da gestão da sua clínica ou consultório.

Para entender melhor como investir nessa área, separamos alguns benefícios da estratégia e 5 dicas para melhorar o Marketing de sua clínica ou consultório odontológico. Confira!

1 → Benefícios do Marketing odontológico

Ao fazer uso do Marketing Odontológico na sua rotina você consegue entender melhor seu mercado e cria estratégias de vendas e de relacionamento com o paciente.

Ou seja: sua clínica só tem a ganhar em faturamento e reconhecimento de marca. Além desses benefícios diretos para seu negócio, podemos elencar outros, como:

Fidelização de pacientes

A área de Marketing é vasta e você pode trabalhá-la na construção de marca, com técnicas de segmentação de pesquisas no Google e na criação de conteúdos relevantes para seu público. Para isso, invista em conteúdos nas redes sociais, e-mail marketing ou para envio por meio do WhatsApp.

Ao receber conteúdos informativos sobre sua clínica ou consultório, seu público terá mais familiaridade com os serviços odontológicos oferecidos por você e lembrará da sua marca antes de fechar um tratamento.

Captação de leads qualificados

Outro benefício do Marketing é a oportunidade de captar leads qualificados, ou seja, pessoas que estejam mais propícias a adquirir a solução ou serviço que você está oferecendo na sua clínica ou consultório.

Você vai economizar mais dinheiro e tempo porque irá captar leads em campanhas com mais direcionamento e aumentar as oportunidades de pacientes se tornarem particulares.

Uma dica é trabalhar por meio de campanhas de Marketing:  captação de leads por meio de materiais de conteúdo para internet como anúncios nas redes sociais e no Google. Você pode criar conteúdos criativos com um compilado de dicas que já foram postadas no blog da Clínica.

Em relação aos anúncios, cerca de 62,62% de dentistas que investem em Google fecham mais orçamentos.

Dessa forma, as estratégias de Marketing fazem diferença para quem quer aumentar seu faturamento. É a melhor escolha para atrair mais pacientes e fidelizá-lo.

>>>> Leia também: A importância do marketing pessoal para o dentista

Visibilidade para a clínica e diferencial frente à concorrência

O avanço digital tem sido uma das oportunidades para expandir seus negócios no mercado odontológico. Para ter visibilidade não basta apenas ser visto, mas se destacar entre os concorrentes do mesmo segmento, ou seja, ser um diferencial na área odontológica.

Como a internet é um dos principais caminhos de pesquisa escolhido pelos pacientes para encontrar clínicas, uma forma de atrair a visibilidade é investir em estratégias digitais de Marketing.

Para isso, certifique-se que sua clínica está aparecendo nas pesquisas do Google: atualize seu Google Meu Negócio para que as pessoas acessem as informações certas da sua clínica.

Com auxílio de um profissional de Marketing, você consegue entender quais são as melhores palavras-chave que expressam a sua marca e vão estar presentes no site da clínica e nos conteúdos que você vai produzir.

Exemplos de palavras-chave são os termos que seu público pesquisa no Google para encontrar algum serviço. Trabalhe essas palavras-chave para você conseguir mais leads qualificados nos mecanismos de pesquisa.

Por fim, aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization) no site ou blog da sua clínica e nas redes sociais. Elas ajudam sua clínica a alcançar bom posicionamento na pesquisa do Google ou em outros buscadores. Assim,  você estará nas primeiras colacações nas pesquisas realizadas pelos pacientes na internet.

Além disso, essas técnicas podem resultar no aumento de visitantes no site da clínica e gerar mais leads. Para entender melhor como o SEO funciona e pensar em outras estratégias, confira o blog do Simples Dental.

Facilidade no redirecionamento de estratégias e investimento

O Marketing odontológico é uma estratégia de médio a longo prazo, e para começar a alcançar resultados é preciso ter planejamento, registros e análises frequentes.

Quanto mais você entender sobre o conjunto de estratégias de Marketing para promoção da sua marca, mais fácil será o planejamento de gestão da clínica.

Em consequência disso, também terá uma visão ampla do seu negócio e saberá onde e como realizar ações e tomadas de decisão.

Fica mais fácil redirecionar as estratégias e os investimentos, ou seja, aplicar campanhas de marketing mais diretas e que atinjam o público certo, evitando gastos desnecessários.

2 →  5 dicas para utilizar a estratégia do marketing odontológico

1.   Conheça seu público

Um dos principais passos para investir em Marketing Odontológico é conhecer seu público.  No Marketing o público é trabalhado com o conceito de persona, ou seja, modelo semi-fictício do seu cliente ideal.

Para definir essa persona, converse com os seus clientes para detalhar suas principais características e também o que a pessoa paciente espera em serviços e atendimento.

Assim você consegue pensar em estratégias  direcionadas para o perfil dos seus pacientes.

Exemplo disso é a construção de conteúdos de qualidade no site da clínica para sanar dúvidas; e nas redes sociais para estreitar o relacionamento com pacientes.

2.   Garanta a presença digital da sua clínica

Ter presença digital se tornou essencial para os negócios e serve como uma ótima ferramenta de marketing para as clínicas.

Marque presença nas redes sociais, tenha uma página web moderna, ofereça a possibilidade dos seus pacientes agendarem as consultas por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou mensagens automáticas de SMS.

Outra possibilidade é criar campanhas promocionais e anunciar seu consultório na internet. Uma boa forma de fazer isso é pelo Google Ads (plataforma de anúncios do Google). Nessa plataforma você consegue detalhar o público que deseja alcançar e pode trabalhar com temas específicos de campanhas.

As redes sociais também são ótimos canais de vendas para serem utilizados pela pessoa dentista para divulgar seu trabalho. Invista em posts criativos para as redes sociais como vídeos reels no Instagram.

>>>Leia também: Ideias de reels para Instagram voltados à dentistas

Use esses meios de comunicação direta com pacientes, respondendo dúvidas e direcionando esses contatos para sua secretária agendar em um software odontológico.

Enfim, utilize a Internet a seu favor — é fácil, é barato e trará excelentes resultados.

3.   Utilize um software odontológico

Com o uso de um software odontológico fica mais fácil você gerenciar todos os setores da clínica ou consultório, inclusive seus pacientes, e aumentar seu faturamento ao final do mês.

O faturamento médio de quem usa algum sistema de gestão em sua clínica ou consultório é de 44% a mais comparado aos que não utilizam. Ou seja, é quase R$ 70 mil a mais por ano.

O sistema otimiza o processo de comunicação e atendimento à pessoa paciente desde o primeiro contato, cuidando da marcação de consultas e confirmação via SMS ou WhatsApp.

Além disso,  facilita as rotinas administrativas por dispor de recursos totalmente digitais como  o prontuário eletrônico e ferramentas de vendas.

Afinal, o objetivo do software é aumentar a produtividade, a qualidade dos atendimentos e a receita para sua clínica ou consultório.

O Simples Dental, o maior software de gestão odontológica do Brasil e software de gestão odontológica oficial da Dental Cremer, por exemplo, possui recursos que garantem uma gestão eficiente em seu negócio.

O software tem desde recursos de agenda para cadastro de pacientes e equipe, prontuário digital e emissão de documentos, até ferramentas que melhoram a gestão com controle financeiro e das oportunidades de vendas.

4.   Use o WhatsApp na sua comunicação com o paciente

Com a integração do WhatsApp em um software odontológico você consegue fidelizar mais pacientes e diminuir o número de faltas por ter uma ferramenta de confirmação de consultas.

Além disso, pode melhorar o relacionamento com a pessoa paciente, enviando campanhas de Marketing automáticas em datas comemorativas e aniversários, pesquisas de satisfação, dentre outras.

Quando alguém é bem tratado, a probabilidade dessa pessoa voltar e gerar indicações para sua clínica ou consultório torna-se muito maior.

O Simples Dental possui o WhatsApp integrado de duas formas: por automação e WhatsApp Web. Na primeira, você pode investir em campanhas de Marketing e confirmação de consultas.

Você também pode confirmar as consultas de uma forma personalizada pelo WhatsApp Web e enviar por meio dele também as evoluções dos pacientes para coleta de Assinatura Eletrônica.

5.   Ofereça um atendimento de excelência

O mais antigo e ainda um dos mais eficazes tipos de divulgação é o Marketing boca a boca, que é o que o seu paciente provavelmente fará por meio de indicações.

Para isso acontecer, ele precisa estar satisfeito com a qualidade do seu serviço e do seu atendimento. Então, desenvolva um bom diálogo com seus pacientes, fazendo com que se sintam à vontade e acreditem na sua marca sendo um diferencial entre as demais.

Um atendimento de excelência envolve todas as áreas da clínica, desde a recepção até a forma com as ligações são atendidas.

Por isso, é muito importante que toda equipe da clínica seja qualificada, cordial e paciente. Invista em cursos de capacitação para os seus funcionários e incentive que trabalhem alinhados com os seus ideais.

Gostou do tema deste post? Se quiser saber mais como usar as estratégias e outras ferramentas de Marketing, confira o artigo do blog da Simples Dental: Guia de marketing digital para dentistas.

São dicas simples que vão fazer toda a diferença na hora de divulgar o seu consultório ou clínica!

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