A influência da moda na Odontologia

Você já parou para pensar sobre o que é moda? E mais, como a moda pode influenciar a Odontologia? Essas perguntas não são tão comuns na área clínica, mas atualmente tem ganhado bastante destaque no mercado de scrubs, jalecos e pijamas para dentista. 

Então, vamos iniciar respondendo às perguntas que introduzimos: moda etimologicamente está associada a palavra “costume”, ou seja, algo que se repete e vira tendência facilmente, tendo também uma ligação direta com o conceito de beleza vigente ao contexto.  

A moda e a Odontologia se encontram quando analisamos a influência que as cores e modelos criam um sentido no imaginário do paciente, seja ele criança ou adulto. Por isso, separamos tópicos para você ficar por dentro do assunto. Confira: 

Moda e biossegurança 

Primeiramente, sabemos que no ambiente de trabalho, se preza pela biossegurança em todos os aspectos. Evitar contaminações é um dos pontos que demandam mais atenção da equipe como um todo.  

A OMS (Organização Mundial das Saúde) classifica o jaleco ou avental como EPI, ou seja, Equipamento de Proteção Individual e recomenda o uso contínuo dele nas clínicas, afinal, eles oferecem proteção térmica, mecânica, química e biológica durante os processos. Porém, nada impede que você esteja por dentro das tendências de moda da Odontologia. 

Levando em conta que a primeira impressão é a que fica, estar apresentável é um pré-requisito para o profissional, e por isso surgiram tantas opções estilosas e seguras para uso clínico.  

Modelos disponíveis no mercado 

São inúmeros os modelos de jalecos, aventais, scrubs e pijamas odontológicos que podem ser encontrados nas lojas do ramo por aí. Todos eles propõem um sentido e descontroem a imagem do dentista sério, sem perder a formalidade.  

Dentre esses modelos, estão: 

  • Gola padre: é o que mais garante a proteção do profissional, pois a gola alcança até o pescoço, evitando que líquidos entrem em contato com o corpo. Este espaço da gola é propício para customizações com bordados, rendas ou aviamentos. 
  • Acinturados: uma proposta para sair do comum sem ousar tanto é acinturar jalecos, deixando o modelo mais definido e próximo ao corpo de forma elegante. 
  • Mangas bufantes: outro jeito de ousar nos modelos é nos detalhes na manga, como o atemporal modelo bufante que traz um toque detalhista ao jaleco. 

Impacto das cores nos pacientes 

Como já vimos, o jaleco deve garantir a segurança durante os processos, porém, não existe uma norma vigente que limite os tecidos ou modelos que podem ser usados durante o atendimento clínico, por isso, encontramos jalecos de diversas cores, tons e modelos. 

Então, se caso você tenha um estilo mais casual, romântico, elegante, formal ou básico, saiba que dentro da Odontologia você terá espaço para lançar sua tendência e fazer moda na cabeça dos seus pacientes. 

A questão é que as cores possuem influenciar direta no inconsciente e subconsciente dos pacientes, estimulando emoções específicas, como por exemplo: cores vibrantes trazem mais alegria que outros tons, confira: 

  • Vermelho: Encoraja e motiva; 
  • Verde: Tranquiliza e harmoniza; 
  • Azul: Relaxa e traz serenidade; 
  • Violeta: Positividade e evolução; 
  • Amarelo: Entusiasmo e sabedoria; 
  • Rosa: Carinho e delicadeza; 
  • Laranja: Alegria e energia. 

O design explica esse fenômeno através do círculo cromático das cores, onde se acredita que o conjunto visual carrega aspectos e simbologias que, neste caso, podem ser aplicadas no consultório.  

> Conheça mais sobre a coloração pessoal e como ela pode impactar na escolha do seu jaleco!

Dessa forma, se você definir uma paleta de cores específica para seu espaço, o jaleco pode compor esse “todo”, levando em conta a sua especialidade e a menor probabilidade de manchas de sangue ou soda clorada. 

         

A síndrome do jaleco branco 

A cor mais comum que defini qualquer especialidade na área da saúde é o branco, seja ele nos jalecos ou no ambiente. Mas, você já ouviu falar sobre a síndrome do jaleco branco? 

Trata-se de um transtorno psicológico classificado dentro das fobias. A pessoa que possui essa síndrome, tem noção de que o profissional de saúde não representa perigo, porém, a cor branca do jaleco encadeia crises de ansiedade e outros sintomas.

Esse tipo de evento tem ligações com a infância da pessoa, onde o imaginário se constrói através da imagem do profissional como vilão, os instrumentos de manuseios são vistos como armas e o espaço como um cenário de terror. Claro que, depois de adultos esse tipo de arquétipo se descontrói, porém, no inconsciente ele permanece.  

 Outros fatores que podem desencadear a síndrome do jaleco branco são: 

  • Notícias sobre problemas na própria saúde ou de parentes próximos; 
  • Perda de familiares no ambiente hospitalar; 
  • Experiência de erro no procedimento; 
  • Intervenções malsucedidas; 
  • Erros de medicação; 
  • Dependência em substâncias químicas. 

Dentre os principais sintomas podemos pontuar: 

  • Tontura; 
  • Náuseas; 
  • Tremores; 
  • Tensão muscular; 
  • Suor frio; 
  • Agitação; 
  • Ataques de pânico. 

Contudo, se caso você perceber algum desses sinais no seu consultório, é importante que faça indicação de um profissional especializado para tratamentos psicológicos, afinal, o branco é uma cor e apesar disso, causa este efeito no inconsciente de muitos pacientes. 

> Leia mais sobre a Sindrome do jaleco branco e saiba como auxiliar seu paciente!

A importância da moda no atendimento odontopediátricos 

Uma das formas mais eficazes de construir uma imagem positiva, alegre e totalmente lúdica durante a infância é através dos jalecos, nada óbvios, da Odontopediatria. A grande sacada da moda dos jalecos odontológicos, scrubs e pijamas para dentistas é a identificação que causa no paciente, afinal, quem não gostaria de ser atendido pelo seu personagem preferido do desenho animado?! 

Nestes casos, o uniforme além de proporcionar a biossegurança no consultório, ainda instiga a imaginação e cria laços de confiança que resultam em um atendimento mais eficiente. 

Demais especialidades e o uso de jalecos 

Muitas combinações de cores e modelos podem ser feitas para passar um efeito de sentido no paciente de acordo com sua especialidade.  

Um exemplo disso é a área de Estética e HOF, onde simetrias e naturalidade são levadas muito a sério, por isso, tons pastéis, cortes acinturados, bordados e rendas são muito bem-vindos nas vestimentas do dentista. 

Da mesma forma, já citamos a Odontopediatria que é uma das especialidades mais receptivas às cores, estampas, cortes e tudo mais. Quando mais, melhor. 

Nas demais especialidades que lidam com fluidos, líquidos e até mesmo sangue, é importante que cores mais escuras sejam escolhidas para evitar as manchas provenientes do cotidiano de atendimento. Além disso, os jalecos com gola alta ajudam a proteger a pele do contato com essas substâncias. 

Para além de uma vestimenta, os jalecos, scrubs e pijamas odontológicos são uniformes de proteção, mas nada impede que possuam um toque do seu gosto pessoal neles, não é mesmo?! Faça moda do seu jeito no seu consultório! 

Autora: Liane dos Santos Vellozo – Redatora da Shine 

REFERÊNCIAS 

https://www.feegowclinic.com.br/sindrome-do-jaleco-branco-blog/ 

https://www.univates.br/noticia/14963-a-influencia-das-cores-das-tendencias-ao-humor 

https://empreendedordentista.com.br/jaleco-odontologia/ 

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

4 Comentários
  1. Achei muito interessante essas informacoes, pois estou criando uma marca de jalecos e scrubs e atraves destas dicas, fica mais facil direcionar a minha persona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *