O que a coloração pessoal e a odontologia têm em comum?

As cores são o elemento de maior impacto na linguagem não verbal, capazes de estimular o cérebro e influenciar o comportamento humano.  

Podem despertar emoções como alegria e tranquilidade, promover um ambiente odontológico acolhedor e até mesmo transformar a sua imagem profissional e a percepção de seus pacientes em relação ao seu trabalho. 

Contudo, nem todas as cores contribuem para o seu visual, pelo contrário, muitas delas podem ofuscar traços pessoais, destacar imperfeições e até mesmo desvalorizar a sua aparência. 

A seguir, descubra a importância de identificar as suas “cores ideais” e como elas pode reforçar a sua imagem profissional na Odontologia. 

Psicologia das cores na Odontologia 

A Psicologia das Cores é caracterizada por um aprofundado estudo sobre como as cores podem influenciar o cérebro humano e provocar emoções.  

O conceito é amplamente utilizado em marketing, publicidade, moda e decoração, mas pode ser muito útil nas demais áreas do mercado, como a Odontologia. 

No consultório, as cores estão presentes no jaleco que você usa, no estofamento do seu equipo, nas paredes e elementos da decoração e até mesmo em seu cartão de visita, influenciando o tempo inteiro na percepção que seus pacientes e potenciais pacientes têm de você e do seu consultório. 

São capazes de transmitir, por exemplo, sentimentos como credibilidade, profissionalismo e confiança, aspectos muito importantes no momento atual da Odontologia, onde lidamos com um público cada vez mais exigente. 

A seguir, veja quais emoções cada uma das cores pode transmitir: 

Branco 

Branco é a cor mais presente na área da saúde, representa paz e serenidade. Também está associada à tecnologia, limpeza e elegância. 

Azul  

Por representar o céu e o mar, o azul transmite sensação de relaxamento e segurança. Contudo, deve ser usado com cautela, pois dependendo do ambiente, pode torná-lo frio e distante. 

Vermelho 

Forte e vibrante, o vermelho promove a sensação de energia, movimento, paixão. Em excesso, pode causar desconforto em algumas pessoas, principalmente em um ambiente odontológico. 

Verde 

O verde remete à jovialidade, otimismo, frescor e cura. É uma cor muito utilizada em serviços ligados à saúde e marcas sustentáveis. 

Laranja 

Laranja pode comunicar vitalidade, sucesso e animação. Favorece a comunicação, mas em excesso pode provocar irritabilidade, então use-a com cautela. 

Preto 

Embora seja atrelada a emoções negativas como luto e autoritarismo, a cor preta, se usada moderadamente, transmite elegância e exclusividade. 

Rosa 

O rosa traz a energia do feminino, a delicadeza e a beleza. É uma cor capaz de melhorar o humor e promover um ambiente mais aconchegante. 

Roxo 

Roxo está atrelado ao luxo, criatividade e imaginação. Suas variações, como a cor lilás, evocam tranquilidade, conforto e cuidado no ambiente clínico. 

Como identificar as cores que te favorecem? 

A escolha das cores é uma excelente forma de comunicar e destacar seus diferenciais como cirurgião-dentista.  

Então, além de compreender as características que cada cor é capaz de transmitir, outra forma de usá-las para fortalecer a sua marca e imagem profissional é identificando quais delas favorecem o seu biotipo. 

Pois cada cor se “comporta” de maneira diferente, de acordo com as características físicas de cada um, como tom de pele, cor dos cabelos, cor dos olhos, etc. 

Essa análise pode ser feita por meio de um processo de coloração pessoal, também conhecido como Colorimetria.  

> Leia também: Meu paciente tem síndrome do jaleco branco, como posso auxiliar ele?

O que é coloração pessoal? 

Existem diferentes métodos de coloração pessoal que permitem identificar quais cores valorizam e destacam os atributos físicos naturais dos indivíduos, todos eles se baseiam na teoria das cores. Fonte imagem: Blog Eduk – (Disponível em: https://blog.eduk.com.br/post/guia-pratico-de-combinacao-de-cores/) 

Em suma, a coloração pessoal é feita a partir de uma análise de matiz, intensidade e saturação da pele. E o ponto de partida é a definição da temperatura da pele, que pode ser quente, fria ou neutra.  

Na sequência, mais testes são realizados a fim de descobrir a estação do ano a qual representa a sua paleta de cores:  

  • Primavera; 
  • Verão; 
  • Outono; 
  • Inverno. 

Inverno e verão englobam paletas de tons frios, enquanto outono e primavera correspondem às paletas de tons quentes.  

Ainda, há diversas variações de cores para cada estação, totalizando 12 tons principais: 

  • Primavera pura / primavera clara / primavera intensa; 
  • Verão puro / verão suave / verão claro; 
  • Outono puro / outono suave / outono profundo; 
  • Inverno puro / inverno intenso / inverno profundo. 

Para descobrir a paleta de cores ideal dentre as inúmeras opções existentes, recomenda-se buscar um profissional capacitado.  

De preferência um(a) Consultor(a) de Imagem e Estilo, que irá realizar um teste adequado de coloração pessoal. 

Consigo aplicar a coloração pessoal na escolha do jaleco? 

Quando o assunto é imagem profissional, a escolha das cores de seus jalecos também é uma forma de destacar seus diferenciais como cirurgião-dentista ao se apresentar aos seus pacientes. 

Embora na clínica da faculdade o tradicional jaleco branco ainda seja preconizado, nos consultórios odontológicos ele já vem sendo substituído por modelos modernos, confeccionados em diferentes tecidos, cores e estampas, capazes de refletir a personalidade de cada profissional. 

Assim, diante de tantas opções de jalecos em cores quentes, frias, lisos ou com estampa, saber a sua paleta de cores facilitará na escolha daqueles que mais combinam com seu estilo e com o que você deseja comunicar no consultório ao usá-lo. 

Profissionais de odontopediatria, por exemplo, podem usar e abusar da criatividade ao escolher estampas e cores para criar um ambiente mais lúdico durante o atendimento de pacientes infantis. 

Dentistas da área de estética e harmonização orofacial, por sua vez, podem escolher as cores de sua paleta que transmitam beleza, elegância e jovialidade, ou seja, sentimentos relacionados ao tipo de tratamento proposto em sua especialidade.   

Além disso, no caso de compras online, identificar as cores que lhe favorecem permite uma compra mais assertiva e sem necessidade de trocas, pois o risco de o jaleco escolhido não valorizar o seu visual é muito menor. 

Por fim, independentemente da sua paleta de cores, na Dental Cremer você encontra diversos modelos de jaleco para transformar a sua imagem profissional. 

Nosso portfólio conta com produtos de grandes marcas como Fun Work, Holi Coast e Dra. Cherie.

Sobre a autora:

Gabrielly Ney Wandscheer

Redatora Shine – Agencia interna da Dental Cremer;
Formada em administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

REFERÊNCIAS: 

https://www.aceitosim.com.br/colorimetria 

https://www.cloudia.com.br/psicologia-das-cores-na-odontologia/#:~:text=Principais%20dicas,aumentando%20o%20estresse%20dos%20pacientes 

https://www.dentistaorganizado.com.br/noticia.html?id=54&A-psicologia-das-cores-no-seu-consultorio.htm 

https://zanotti.com.br/blog/analise-de-coloracao-pessoal/#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20de%20colora%C3%A7%C3%A3o%20pessoal%2C%20tamb%C3%A9m%20chamada%20de%20colorimetria%2C%20%C3%A9,tamb%C3%A9m%20a%20temperatura%20da%20pele. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *