Atualmente, o mercado em geral vive a chamada era da experiência, onde oferecer um bom produto aos clientes já não é o suficiente. Trazendo esse cenário para o consultório, entendemos que um bom atendimento não é mais o bastante para fidelizar pacientes, é necessário encantá-los.
Alguns dentistas dizem que “antigamente era mais fácil ganhar dinheiro com a odontologia”. E realmente era! Afinal, não havia concorrência, portanto, o produto por si só bastava. O dentista só precisava saber fazer o trabalho dele. À medida que a quantidade de profissionais foi aumentando, os dentistas que passaram a oferecer um bom atendimento associado ao tratamento em si, começaram a se destacar dos demais.
Fidelizar pacientes através da experiência
Quando falamos em experiência, falamos em causar sensações positivas nas pessoas, ou seja, ações que podem te ajudar no processo de fidelizar seus pacientes. Desde o primeiro contato até o momento em que sai do seu consultório e depois compartilhar a experiência com os amigos. Para entender melhor o conceito de experiência, vamos analisar a Starbucks.
A marca se destaca por proporcionar experiências superiores aos clientes que acabam se tornando fãs. A Starbucks não é uma padaria comum que se preocupa em servir um simples café a um preço baixo. Também não é um espaço qualquer, que oferece apenas cafés mais incrementados. Além do café excelente, oferece um ambiente que é ao mesmo tempo acolhedor, para quem quer passar um tempo com a família ou amigos, e prático para quem deseja fazer uma reunião de trabalho onde há tomadas, poltronas confortáveis e internet à vontade.
Além disso, oferece um atendimento personalizado, onde os atendentes nos chamam pelo nome que também estampa o copo do nosso café. O cheiro é bom, o clima é descontraído e a música é boa. Já notou? Isso é proporcionar uma excelente experiência para o cliente. Quando conseguimos ativar os 5 sentidos do nosso cliente quando ele está em contato com a nossa empresa.
Como causar o efeito “UAU”
No marketing, “causar o efeito UAU” nada mais é que causar encantamento no cliente a ponto de ele pensar “UAU”! Na maioria das vezes, não é só o resultado final do dente. A experiência é oferecer algo que o seu paciente valoriza. Um exemplo: imagina que o seu paciente chega para a consulta e deseja assistir um vídeo no celular enquanto espera, mas a bateria do celular dele está acabando. Ele olha para o lado e vê uma tomada USB junto à sua poltrona, e então pensa: “UAU! Era isso que eu precisava.”. Além disso, ele vai criar uma imagem superior à todos os outros consultórios que ele já frequentou. Afinal, esse tipo de “mordomia” não é comum. Esse é o efeito “UAU” inicial.
Podemos ainda causar outro efeito “UAU”, mas durante o tratamento. Por exemplo, quando ele olha no espelho e se encanta com o resultado do clareamento que acabou de fazer. Mas, ao final do tratamento ainda precisamos causar esse efeito, para que o paciente não se esqueça de você tão rápido. Nesse caso, seria legal oferecer um presente ou brinde que ele valorize e lembre de você. Pode ser um kit de higiene bucal, um “fiocard”, uma caneca, uma pulseira USB para carregar o celular. Isso vai depender da sua imaginação, do nível do consultório e quanto cada um pode investir.
De que lado você quer estar?
Dá trabalho pensar nisso e colocar essa estratégia em prática? É claro que sim! Mas é esse tipo de ação que filtra os dentistas, deixando os que realmente fazem algo diferente em destaque. Alguns focam tanto no fato de que “antes era mais fácil ganhar dinheiro como dentista” que acabam não enxergando essas oportunidades de fidelizar pacientes. O fato é que toda essa mudança leva a busca contínua de melhoria. A busca de uma evolução que beneficia a profissão, os profissionais e a população. No final das contas, quem enxerga isso como algo bom se aproxima do sucesso e quem perde tempo reclamando, se acomoda no passado e culpa a crise.
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