Convênios: livre-se deles com a ajuda de um software

Eu costumo escutar dos meus colegas dentistas que convênios são uma maneira fácil de gerar tráfego para o consultório. E eu até concordo em partes com essa afirmação, mas gosto de reforçar que essa não deve ser a única estratégia.

Se você não procura outras formas de captar clientes particulares, sem depender de convênios, sinto lhe dizer amigo, mas você está cuidando do seu consultório do jeito errado!

E sabe por quê?

A verdade é que dentistas que conseguem gerar um bom fluxo de pacientes particulares faturam mais, fazem tratamentos mais gratificantes e se sentem mais recompensados.

Ficando na mão dos convênios, é fato que seu retorno financeiro destoará da proporção de trabalho que você faz. Afinal, convênios geralmente pagam pouco e glosam muito.

Para aqueles que usam e gostam, não me levem a mal: eu sei que convênios ajudam, mas eu diria que eles são como remédios. Na dose certa e em determinado momento de uma doença eles ajudam muito, mas sem necessidade podem ser fatais.

Contudo, se você está pronto para dar passos maiores no seu consultório e deseja se livrar dos convênios, continue comigo neste artigo que eu vou lhe mostrar como fazer isso de forma simples, usando um software de gestão.

Tenha controle sobre seus leads e pacientes

Os leads nada mais são do que as pessoas que, por algum motivo, estão interessadas em comprar seu produto ou serviço. Por isso, é tão importante ter um controle certeiro sobre eles.

Nós dentistas, sabemos que conquistar um cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ter cuidado com as pessoas que já se mostraram interessadas no nosso serviço é essencial.

Uma ótima forma de captar leads é através da apresentação do seu trabalho e suas especialidades em algumas empresas da sua região. Essa é uma dica que eu gosto de dar, principalmente, para os meus colegas dentistas que já entenderam os prejuízos que trabalhar majoritariamente com convênios pode trazer para a sua clínica.

Inclusive, no Simples Dental nós disponibilizamos um modelo de apresentação que você pode utilizar quando fizer essa ação. É só clicar aqui para ter o seu. Todavia, depois que você fizer a apresentação para uma empresa e seus funcionários, é inevitável que você saia de lá com alguns nomes e contatos para retornar mais tarde.

Outra forma de conseguir captar mais leads é através de anúncios nas redes sociais. Assim que você coloca uma campanha no ar, o ideal é que você comece a receber contato de pessoas interessadas na sua oferta.

Portanto, são nesses momentos que você precisa montar uma lista dos leads para continuar esse relacionamento e conseguir fechar um horário para atendimento.

Organize sua agenda

Depois desse passo, chegou a hora de organizar os pacientes que fecharam a primeira consulta. E, eu sei o quanto é importante ter um cuidado especial nessa primeira visita ao consultório. Afinal, é a partir dela que fecharemos um orçamento.

Na maioria dos softwares você encontra uma forma de ter esse controle, e no Simples Dental não é diferente. Na agenda, ainda na caixa de consulta do paciente, é possível usar rótulos de cor para indicar que aquele paciente é novo.

Aqui no exemplo abaixo fica fácil identificar o novo cliente com o rótulo cinza, fazendo essa indicação no canto superior direito da caixinha da consulta.

Essa ferramenta se faz tão importante no dia a dia da clínica para quem quer se livrar dos convênios por vários motivos, entre eles:

  • O controle e organização necessários para pôr em práticas suas ações de primeira visita, como enviar um vídeo de boas-vindas;
  • Caso a pessoa desmarque, você saberá de forma mais fácil qual será a cadência que você deve usar para tentar recuperar essa consulta.

Ter um controle real dos seus leads permite que você implemente um processo de cadência na sua clínica. Isso fará toda a diferença no seu número de orçamentos fechados, o que garantirá a melhora dos seus resultados financeiros, viabilizando o seu sucesso sem precisar recorrer aos convênios.

Se você tem interesse em conhecer melhor os processos de cadência na odontologia, recomendo que leia esse artigo >>> Funil de vendas na odontologia: 4 passos para garantir o sucesso da sua clínica.

Ofereça outras formas de pagamento

Além do convênio e cartão de crédito, que tal oferecer o boleto como meio de pagamento para os seus pacientes?

Oferecer outras formas de pagamento também é uma ótima saída para fechar um número maior de orçamentos, garantindo a saúde financeira da sua clínica e diminuindo sua dependência dos convênios.

Na maioria dos softwares você consegue ter o controle das emissões de boletos, fluxo de caixa e afins. Entretanto, com o Simples Dental além de tudo isso, você consegue emitir seus boletos automaticamente sem precisar de contratos com bancos e, de quebra, evitar muita burocracia!

Pare para pensar: quantos orçamentos particulares você conseguiria fechar a mais, só por oferecer essa simples solução? Claro que nesse tópico é importante frisar a questão da inadimplência, mas te garanto que se você estruturar um sistema que funcione no seu consultório, o número de tratamentos fechados compensará eventuais inadimplências.

Financeiro organizado

Eu sei que um dos principais motivos que leva meus colegas dentistas a trabalharem com convênios é o medo de não conseguir pacientes, mesmo que recebam pouco. Mas, o maior medo deveria ser “ter pacientes” e não “conseguir ter um financeiro organizado”.

Porque, é gerenciando o seu financeiro sem erros que fará com que você tenha capacidade de prever o futuro financeiro do seu negócio e traçar estratégias para alcançar o sucesso no seu trabalho.

Há algumas pesquisas que apontam que 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem se têm lucro ou prejuízo. São empreendedores que não olham para o fluxo de caixa, misturam gastos pessoais com profissionais, entre outras falhas que vão minando a vida útil do negócio.

A odontologia e os dentistas não são exceção e também sofrem com a falta de controle orçamentário. Conheci profissionais excelentes que não conseguiam alcançar o sucesso pois pecaram nesse ponto.

Mas, com um software você consegue ter informações valiosas, como: ticket médio, entradas e saídas e outros recursos de fácil visualização. Eles farão você enxergar a gestão financeira do seu consultório com outros olhos.

No Simples Dental, além dessas vantagens você tem a maquininha de cartão totalmente integrada ao sistema, centralizando todas as entradas e saídas em um só lugar de forma automática.

Assim, fica fácil entender os pontos que você pode aprimorar na sua gestão para que os seus resultados sem convênio sejam um sucesso!

Ganhe mais tempo para investir

Sem dúvidas, uma das maiores entregas que um software de gestão pode dar aos dentistas é permitir que gastem mais tempo com o que realmente importa, sem estar com a agenda cheia de consultas com pouco retorno financeiro.

Converter sua clínica para a gestão digital será um passo importante para permitir que outras melhorias sejam implementadas.

Não vou mentir: vai depender do quanto você mergulha nisso. Busque pacientes particulares desde o 1º dia de consultório e faça disso uma rotina, como colocar as luvas antes do atendimento.

Investir tempo nisso muda o jogo, você passa a faturar mais, faz atendimentos mais longos, sem pressão e com valor agregado. Esse hábito de buscar pacientes particulares vai fazer o seu eu do futuro me agradecer!

Acredito que essas razões já poderiam fazer você dar uma olhada no Simples Dental. Se quiser testar, nós te damos 7 dias gratuitos, sem compromisso. Aproveite!

>>> Leia mais: conheça 3 vantagens de um software de gestão para o seu consultório

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *