Dicas para o primeiro atendimento com clientes

Se você chegou aqui nesse artigo, provavelmente está indo para seus primeiros atendimentos com pacientes, certo?! Ainda com um leve sentimento de quem não possui muita confiança teórica, mas que está começando a subir o nível de conhecimento 🙌🏽. Agora você vai aplicar na prática os nomes, os números e a anatomia dos dentes. Aos poucos aquele nó na sua cabeça vai desenrolando e você finalmente se sentirá um dentista de verdade! 

Saiba que terá um pouco de tudo: gente com dente, gente sem dente, gente com MAIS dente (sim, os extra numéricos!). Você começa a distinguir o ENTENDER do apenas SABER. Muito além de aprender, é entender COMO e PORQUÊ. 

Mas você pode estar pensando: “Ótimo, vai ser legal! Mas o que eu tenho que fazeeer?” Calma! Assim que você chegar, respira e sente o cheirinho típico de consultório odontológico. Escolha um box, higieniza, organiza, pega a folha de triagem, anamnese e prontuário. Senta e aguarda o professor trazer o nome do seu primeiro paciente. 

E chega a folhinha com o nome, sexo e idade de quem vai sentar na sua cadeira. Você vai até a recepção e chama por esse nome, geralmente a pessoa é totalmente diferente do que você estava imaginando.😅 Você explica quem você é e o que será realizado no atendimento. Feito isso, você irá preencher os formulários com as respostas do paciente para perguntas sobre saúde, hábitos e características. 

Agora é a hora do exame extra-oral! Palpamos pescoço, orelhas e bochechas, procurando linfonodos inflamados. Depois a ATM, famoso “carrinho”. Observamos manchas na pele, edemas e assimetrias na face. 

Ahhh, e não esqueça de dar a devida atenção ao Odontograma! No exame intra-oral, você olha dentinho por dentinho, analisando sua presença/ausência em boca, se há restaurações/lesões de cárie/desgaste/próteses e classifica em satisfatório ou insatisfatório. Esse processo pode demorar, porque às vezes podemos errar e precisará voltar tuuuudo… mas com o tempo, a prática chega, não se preocupa, tudo no seu tempo! 

Por enquanto, é isso que você irá fazer no seu primeiro atendimento, seguindo um fluxo similar a uma triagem, onde é feito a análise e encaminhamento do paciente para as especializações que ele precisará.

É importante aproveitar o tempo com o paciente e fazer uma boa instrução de higiene oral, assim você já começa a praticar sua abordagem sobres os cuidados essenciais e diários sobre saúde bucal! 

O atendimento na universidade costuma ser gratuito ou com um preço simbólico, geralmente procurado por pessoas menos favorecidas. Junto com a boca, elas trazem emoções, preocupações, dúvidas, problemas e às vezes, elas querem te contar como estão, perguntar a sua opinião, desabafar. Por favor, não seja insensível deixando que a pressa de terminar ocupe esse momento. Cuide do seu paciente como você gostaria de ser assistido. Lembre-se: na odontologia, não cuidamos apenas de dentes, cuidamos de pessoas! 

Aproveite esse primeiro contato com a clínica, não colecione motivos para arrependimentos. Você lembrará para sempre dos seus primeiros atendimentos, onde tudo era novo e especial. Faça o “você do futuro” se orgulhar de quem você era quando acadêmico! 😉

Sobre a autora: 

Kamila Luz | @kamilaluzismail

Cirurgiã Dentista pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Fundadora do curso Manual do Recém Formado
Especializada em Ortodontia
Liga Acadêmica de Saúde Coletiva
Influenciadora Digital para acadêmicos

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