Diferenças e indicações na utilização de IPS Style Ceram e IPS Style Ceram One da Ivoclar

As restaurações metalo-cerâmicas foram uma revolução na odontologia restauradora por serem as primeiras a apresentar resultados estéticos satisfatórios com grande longevidade e biocompatibilidade.

Trabalhos científicos relatam que próteses fixas realizadas nesta técnica têm sido amplamente utilizadas na odontologia por mais de 50 anos. A literatura mostra ainda que a taxa de sobrevivência destas restaurações ultrapassa os 90% para 10 anos em boca e mais de 70% para 15 anos de uso.

Foto disponibilizada pelo autor

Além dos pontos citados acima, aspectos como baixo custo, facilidade na confecção, boa retenção em boca, variedade de indicações e ampla gama de materiais e equipamentos disponíveis no mercado também devem ser lembrados.

Todos estes pontos explicam o real motivo pelo qual as metalo- cerâmicas são consideradas o padrão ouro na odontologia restauradora até os dias de hoje, sendo esse sistema cerâmico o mais bem documentado dentre todos os sistemas conhecidos.

Ao contrário do que foi esperado no surgimento dos sistemas livres de metal, ele ainda é muito utilizado nos dias de hoje, apresentando belíssimos resultados estéticos e funcionais nas mãos de técnicos habilidosos por todo o mundo.

Porém, é natural que a indústria dos sistemas cerâmicos odontológicos passe por transformações e avanços ao longo do tempo.

Vantagens de utilizar as Cerâmicas em sua produção:

Desta forma, cerâmicas feldspáticas, como são conhecidas as cerâmicas sobre metal e refratários, vêm ganhando novas composições agregando melhorias aos seus comportamentos físico-químicos e características ópticas.

Dentre estas melhorias podemos citar:

  • Compatibilidade com grande variedade ligas metálicas;
  • Menor temperatura de queima;
  • Melhor controle da opacidade e translucidez;
  • Facilidade no manuseio;
  • Grande quantidade de recursos em sua variedade de massas.

O que são Cerâmicas Vítreas e quais os seus diferenciais?

Um bom exemplo desses modernos sistemas são as chamadas cerâmicas vítreas. Essas cerâmicas têm como característica serem compostas por uma fase amorfa formada basicamente por um vidro e uma ou mais fases cristalinas, cada uma delas com uma função específica.

Resumidamente, a fase vítrea, além de servir como meio agregador dos cristais, fornece a translucidez característica das cerâmicas odontológicas.

Os cristais, adicionados em diferentes volumes e combinações, fornecem a opacidade necessária, além de serem responsáveis por fornecer a resistência necessária à restauração.

Diferentes componentes cristalinos fornecem diferentes formas de dispersão da luz pelo interior da peça, conferindo determinadas características ópticas.

Assim, as diferentes massas dentro de um sistema cerâmico possuem diferentes combinações na sua fase cristalina (além de pigmentos minerais específicos) para proporcionar o efeito desejado.

Conheça mais sobre o sistema de cerâmica da Ivoclar

O sistema IPS Style Ceram da Ivoclar é o mais importante exemplo de cerâmicas vítreas (também chamadas de vitrocerâmicas) para aplicação sobre estruturas metálicas e troqueis refratários.

Este sistema chama atenção inicialmente por ser composta por uma vitrocerâmica que não contém feldspato em sua composição.

A ausência deste grupo de minerais, faz com que ela tenha uma temperatura de queima consideravelmente mais baixa do que as convencionais cerâmicas feldspáticas, sendo sua temperatura base em torno de 790°C.

Uma temperatura de queima relativamente mais baixa possibilita uma maior tranquilidade ao técnico quando é necessário um número maior de queimas, uma vez que muitos ciclos de queima em alta temperatura poderiam atrapalhar a resistência e características ópticas desejadas em uma restauração cerâmica.

Sua fase cristalina é composta principalmente por leucita, fluorapatita e oxapatita.

Estes minerais são responsáveis pela beleza característica nas peças confeccionadas em IPS Style Ceram.

Os diferentes formatos desses cristais possibilitam o espalhamento da luz incidente em diferentes direções, simultaneamente, enquanto sua fase vítrea confere uma translucidez equilibrada.

Todos estes fatores proporcionam uma cerâmica luminosa e vívida, conferindo incrível beleza e naturalidade.

A composição cristalina em uma cerâmica ainda é responsável pelo ajuste do controle de expansão térmica (CET) das cerâmicas.

A IPS Style Ceram tem um amplo CET (13,08– 15,2 x 10-6/K), sendo compatível com a maioria das ligas metálicas disponíveis no mercado, incluindo ligas a base de ouro e paládio (com exceção do titânio).

Outra característica do sistema é que, além da estratificação convencional (em diversas camadas), existe um grupo de massas que possibilita a aplicação em camada única, ou seja, uma só massa, seguida de uma simples maquiagem.

Esse kit de massas cerâmicas chama-se IPS Style Ceram One (disponível juntamente com todo o sistema Style no site da Dental Cremer Lab).

O que compõe o Kit IPS Style Ceram One?

Style Ceram One é um kit composto por 6 diferentes massas, sendo que cada uma delas possibilita a confecção de trabalhos em um grupo de cores da escala A-D:

  • Style One BL: BL1, BL2, BL3 e BL4;
  • Style One 1: A1, B1;
  • Style One 2: A2, B2;
  • Style One 3: A3;
  • Style One 4: A3,5, B3, B4, D3;
  • Style One 5: C1, D2;
  • Style One 6: C2, C3, D4
  • Style One 7: C4;

Assim sendo, ela se mostra como importante aliada dos laboratórios, uma vez que a aplicação de um trabalho em uma única massa e maquiagem final, possibilita um ganho de tempo considerável no dia a dia do técnico dental.

Essas massas utilizadas em conjunto com os pigmentos do kit IPS Ivocolor proporcionam trabalhos tão incríveis que quase não se pode distinguir entre esta técnica e a de estratificação convencional.

A aplicação da IPS Style One segue após a preparação da estrutura metálica de forma tradicional, ou seja, com uso de fresas ou pedras de óxido de alumínio, seguido de limpeza com vapor e desgaseificação/oxidação.

Os opacos utilizados são os mesmos para todas as massas da linha Style, podendo ser utilizados os opacos em pó ou em pasta, sempre com seus respectivos líquidos.

A técnica de camada única é indicada para elementos da região posterior, onde a demanda estética acaba, na maioria das vezes, sendo menor do que nos dentes da bateria anterior.

Ainda, os trabalhos sobre implantes realizados na mesma região, se mostram ainda mais favoráveis à Style One, uma vez que, os acessos aos parafusos se apresentam como um fator complicador para o controle de várias massas no momento da aplicação.

Casos posteriores onde existe pouco espaço para a aplicação de uma massa de dentina e algum esmalte por cima podem ser resolvidos da maneira mais fácil com a aplicação de uma única massa e posterior maquiagem.

Normalmente, os shades dentin e incisal Ivocolor são suficientes para se chegar à cor final do trabalho, mas os pigmentos Essence também da linha Ivocolor também podem ser utilizados na caracterização, sempre com resultados surpreendentes.

Um aumento no volume de aplicação das massas pode ser desejável em elementos unitários quando o técnico deseja tentar aplicar toda a restauração em uma única queima, porém algumas queimas de correção com a mesma massa podem ser necessárias devido à contração normal da queima. Porém, vale ressaltar que as cerâmicas da linha IPS Style Ceram e IPS Style Ceram One apresentam uma contração significativamente menor do que as antigas cerâmicas contendo feldspato.

O acabamento é feito como de costume, com pedras e brocas diamantadas e o glaze é feito após a queima de caracterização, podendo ser feito de duas maneiras: com o glaze Ivocolor, ou o chamado glaze natural, onde é dada uma queima final na temperatura normal de cocção da dentina.

A linha IPS Style Ceram, disponível em nosso site, é uma grande alternativa no dia a dia do técnico, tanto para trabalhos em que a demanda estética permite o uso de uma cerâmica em camada única, quanto para casos de alta performance, sempre aliando tempo agilidade e produtividade na confecção de belas restaurações cerâmicas.

Sobre o Autor:

Paulo Maciel | @paulinho_maciel_

Mestrado em Ciências – USP
Curso técnico em Prótese Dentária – UNIFAES
Especialista em Estratificação Cerâmica

✍️ Deixe seu comentário!

📢 Compartilhe com seus colegas de profissão!  

🕵 Siga nossas redes sociais

💻 Facebook

📸 Instagram

▶️ Youtube

🎧 Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *