Dispositivos de Raios X portáteis: Permitidos ou não?

Os dispositivos de raios x portáteis para radiografias intrabucais foram desenvolvidos no início dos anos 90 com finalidade militar e, atualmente, também têm sido utilizados em clínicas odontológicas. 

São produtos que oferecem muitas vantagens aos profissionais da área, por serem compactos, leves e versáteis, mas, em contrapartida, podem proporcionar certos riscos em relação a exposição à radiação. 

Ao longo do texto, listamos as principais vantagens da utilização de dispositivos de raios x portáteis, suas indicações de uso e os cuidados necessários ao manusear esse tipo de equipamento a fim de reduzir os riscos ocupacionais.  

O que são aparelhos de raios x portáteis?

Diferentemente dos dispositivos convencionais, que são fixados em determinado local no consultório, os raios x portáteis são equipamentos desenvolvidos para realização de exames radiográficos fora do ambiente clínico. 

São compactos e leves, similares a uma câmera fotográfica ou a um secador de cabelo, permitindo a realização de tomadas radiográficas de forma prática e fácil. 

De acordo com o modelo escolhido, podem ser utilizados tanto com sensor digital quanto com filmes convencionais ou películas de fósforo. 

Como os aparelhos de raios x portáteis funcionam? 

Os aparelhos de raio x portáteis são alimentados por bateria e não possuem base fixa, permitindo sua fácil mobilidade. 

Para a realização de radiografias intrabucais, geralmente o próprio operador é quem segura o dispositivo, sendo que alguns modelos também oferecem acessórios como tripés articuláveis ou braços fixados. 

Quanto ao posicionamento radiográfico e a distância a ser mantida do paciente, é muito importante que o operador siga as orientações disponibilizadas no manual de instruções do equipamento.  

Além disso, é importante ressaltar que tanto o paciente quanto o operador devem utilizar equipamentos de proteção plumbíferos durante o exame. 

Principais vantagens dos dispositivos de raios x portáteis 

Sobre as principais vantagens dos dispositivos de raio x portátil, podemos destacar: 

Mobilidade 

Leves e compactos, os raios x portáteis oferecem mobilidade ao operador, que pode levá-los para qualquer lugar. Além disso, os dispositivos não possuem fios e contam com bateria recarregável. 

Praticidade  

Os raios x portáteis são produto práticos e muito fáceis de utilizar quando comparados aos modelos convencionais. De fácil programação, permitem a realização de tomadas radiográficas em poucos segundos. 

Compatibilidade 

São compatíveis com sensores digital, placas de fósforo e filmes radiográficos. Ou seja, atendem profissionais de odontologia que utilizam métodos de revelação convencionais bem como os adeptos ao digital. 

Qualidade da imagem 

As novas gerações de raios x portáteis já apresentam radiografias mais nítidas e de qualidade, contribuindo para o sucesso diagnóstico. Podem ser usados para radiografar toda a anatomia oral, incluindo dentes, áreas maxilofaciais, estruturas orais e ósseas. 

Vem conhecer o Raio-X Digital Portátil Díox 

Quando utilizar raios x portáteis na Odontologia? 

A utilização de raios x portáteis é recomendada em casos de situações emergenciais, com o objetivo de acelerar o atendimento e diagnóstico do paciente mesmo em situações de risco. 

De modo geral, pode ser usado em: 

  1. Análises forenses em catástrofes em massa ou acidentes fatais onde os indivíduos devem ser identificados no local; 
  2. Centros cirúrgicos, quando o paciente está sob efeito de anestesia/ sedação e salas de emergência ou instalações hospitalares em pacientes imobilizados; 
  3. Centros de detenção e lares de idosos, onde os pacientes estão de alguma forma “confinados”; 
  4. Operações em áreas remotas como em operações militares, áreas rurais, países em desenvolvimento ou áreas isoladas sem instalações odontológicas e em alguns casos, sem energia elétrica também. 
  5. No consultório, preferencialmente em situações em que não é possível utilizar um dispositivo de raio x convencional. 

E no consultório? 

Quanto ao uso do produto em consultório odontológico, embora o equipamento de raio x portátil possa parecer uma excelente alternativa para substituir aparelhos de raio x convencionais no dia a dia clínico, é importante ter cautela. 

Isso porque a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, em sua última RDC nº 611 de 2022, artigo 18, proíbe a “utilização de equipamento de radiologia diagnóstica ou intervencionista móvel como fixo, exceto em condições temporárias para atendimentos de urgência ou emergência, mediante parecer do responsável técnico”. 

Além disso, ainda não há uma definição sobre o índice de radiação aos quais tanto operador do equipamento quanto paciente estão expostos durante as tomadas radiográficas. 

Em alguns trabalhos, determinados modelos de raios x portáteis são considerados confiáveis em relação aos critérios de radioproteção, como o Aparelho DIOX, produzido pela Micro Imagem.  

Em contrapartida, há estudos que apresentam aumento de exposição ao operador e paciente quando comparados aos aparelhos de raios x fixos. 

Portanto, consulte os órgãos de saúde e odontologia regionais de seu Estado e verifique a legislação vigente. 

>>>Leia também: ALARA, ALADA OU ALADAIP: o que são? 

Quais cuidados tomar ao utilizar raio x portátil? 

Nas situações supracitadas e quando há indicação radiográfica, o uso de raios x portáteis é uma excelente solução para casos impraticáveis com o aparelho convencional.  

No entanto, é importante adotar algumas medidas de segurança durante o exame, a fim de garantir a proteção do local, paciente e operador do dispositivo radiográfico. 

Cuidados em relação ao local  

  • Identificar a área mais adequada para a realização do exame evitando janelas, portas e áreas de passagem. Se possível utilizar métodos de blindagem como biombos; 
  • Orientar que terceiros não entrem inadvertidamente na sala de escolha e manter uma “área controlada” ao redor do dispositivo; 

Atenção: No caso de incertezas ou despreparo na avaliação de risco, deve ser providenciada a consultoria de um especialista em física médica. 

Cuidados em relação ao paciente 

Além das práticas de radioproteção já estabelecidas para o aparelho convencional, é importante registrar no prontuário do paciente: 

  • Modelo de dispositivo de raio x utilizado; 
  • Justificativa pela escolha de um dispositivo portátil; 
  • Número de tomadas radiográficas; 
  • Métodos de radioproteção utilizados. 

Cuidados em relação ao operador do equipamento 

  • Recomenda-se o uso de uma blindagem de retro espalhamento no dispositivo com no mínimo 0,25mm equivalente a chumbo e 15cm de diâmetro; 
  • Treinamento prévio para utilização do dispositivo a fim de diminuir repetições; (Ler com atenção o manual do equipamento). 
  • Considerar o uso de barreiras de proteção como aventais plumbíferos e protetores de tireoide. 

>>>Leia também: Aventais pumblíferos: quando utilizá-los na radiologia odontológica? 

Neste conteúdo pudemos compreender que o uso de aparelhos de raios x portáteis deve ser feito com cautela pelos dentistas e equipe odontológica, visto que ainda não há consenso em relação ao quão prejudicial pode ser a sua utilização diária nas rotinas dos consultórios. 

Enquanto isso, os aparelhos de raios x “manuais” continuam sendo a primeira escolha para a realização de tomadas radiográficas de forma segura, tanto para o profissional de Odontologia quanto para o paciente, desde que devidamente inspecionados e calibrados. 

Agora que você já conhece as principais vantagens dos aparelhos de raios x portáteis e suas indicações de uso, aproveite para conferir o portfólio completo de produtos para radiografia odontológica da Dental Cremer.  

Em nosso site você encontra uma ampla linha de equipamentos de raios x, convencionais e portáteis, além de diversos acessórios de proteção radiológica.  

Além disso, temos um time de especialistas que poderá sanar todas as suas dúvidas e te ajudar a encontrar o equipamento ideal para a sua prática odontológica. 

Entre em contato pelo 0800 727 7571 (ligação gratuita) ou fale com um consultor agora mesmo pelo WhatsApp. 

Referências bibliográficas: 

Pós-Graduação – FOB/UNICAMP. Você conhece os aparelhos de raios x portáteis? Piracicaba. 14 de Julho 2021. @radiologiafopunicamp 

Melissa Feres. Informação importante! Faculdade de Odontologia UFPel. 10 de Abril 2022. @melissaferes 

ZENÓBIO, Elton G. et al. Assessment of image quality and exposure parameters of an intraoral portable X-rays device. Dentomaxillofacial Radiology, v. 48, n. 3, p. 20180329, 2019. 

Berkhout WE , Suomalainen A , Brüllmann D , Jacobs R , Horner K , Stamatakis HC . Justification and good practice in using handheld portable dental X-ray equipment: a position paper prepared by the European Academy of DentoMaxilloFacial Radiology (EADMFR . Dentomaxillofac Radiol 2015. ; 44 : 20140343 . doi: 10.1259/dmfr.20140343 

SMITH, Richard; TREMBLAY, Richard; WARDLAW, Graeme M. Evaluation of stray radiation to the operator for five hand-held dental X-ray devices. Dentomaxillofacial Radiology, v. 48, n. 5, p. 20180301, 2019.
Ministério da Saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC Nº 611, de 9 de março de 2022. 

NITSCHKE, Julia et al. Image quality of a portable X-ray device (Nomad Pro 2) compared to a wall-mounted device in intraoral radiography. Oral radiology, v. 37, n. 2, p. 224-230, 2021. 

GEIST, James R. Handheld intraoral dental x-ray devices should supplement but not replace conventional radiographic equipment. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology, 2021. 

Ledur Vaucher, A. T. (2020). EMPREGO DE APARELHOS DE RAIOS-X PORTÁTEIS NA ODONTOLOGIA. Revista Odontológica Do Hospital De Aeronáutica De Canoas, 1(002), 31–36. https://doi.org/10.47095/issn.2675-3995.rohaco.ed01-2020.art05 

MUNIZ, F. ET AL. Dose de Radiação Absorvida pelo Operador Utilizando Aparelhos de Raios X Odontológicos Portáteis: Uma Revisão Integrativa da Literatura, Net, [S.L.], Jun, 2021. Rsdjournal.org. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18082. 

BARRIQUELO. G.S. (2021) Utilização de aparelhos de raios-x portáteis na odontologia e os níveis de exposição à radiação dispersa : uma revisão de literatura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Especialização em Radiologia Odontológica.Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/250288 

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *