Periodontia

Periodontia: conheça um pouco mais sobre essa especialização

Periodontia: conheça um pouco mais sobre essa especialização
Compartilhar | Comentar

Hoje, vou ajudar um pouco vocês a conhecer mais sobre a Periodontia. Na faculdade temos essa matéria como base para todas as outras, para se fazer um bom tratamento endodôntico, a gengiva deveria estar saudável. Para realizar procedimentos de estética, ortodontia, prótese… Fala-se o mesmo. E é exatamente isso que ocorre no nosso dia a dia. Nem todo mundo precisa fazer implante, mas periodontia é quase universal! E por isso, posso dizer que é uma área sempre muito procurada pelos pacientes.

Mas já não posso dizer o mesmo dos(as) dentistas. Poucos(as) colegas procuram a periodontia como especialidade pela falsa impressão que se trata de algo muito “básico” e que isso pode não gerar lucros. Ledo engano! Dentro das áreas da odontologia, arrisco dizer que é a especialidade com maior rentabilidade, pois os gastos são baixos, e a procura vem crescendo cada vez mais. Cada dia mais as pessoas buscam preservar seus dentes naturais e é aí que o Periodontista atua.

Estamos de olho!

Por outro lado, ainda temos que lidar com a alta concorrência de mão de obra não-especializada que fazem as famosas “ limpezinhas” e a desvalorização dessa área tão rica e importante dentro da odontologia.

Na Periodontia, fazemos a prevenção, raspagens, cirurgias orais menores, como: aumento de coroa clínica, gengivoplastias, enxertos gengivais, e até pelling gengival. Temos um alto conhecimento sobre todas as estruturas que circundam os dentes e sobre fatores sistêmicos que nos ajudam a preservar ou não o dente na boca.

Se você ainda tem dúvida sobre qual especialidade seguir, sugiro que faça cursos de curta duração, conheça mais sobre a área e depois siga no curso de especialização.

Para quem gosta de prevenção, gosta de ensinar sobre escovação, se encanta por salvar um dente natural e tem uma quedinha por cirurgia… essa é sua praia!

Gostou? Leia os artigos da Dra. Renata no nosso Blog CLIQUE AQUI

Autora: Dra. Renata Caruso – Graduada pela UNESP (2007); Especialista em Periodontia pela Abeno (2012); Mestranda em Dentística pela São Leopoldo Mandic. Siga no Instagram @docedentista.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.