10 dicas para manter a calma em épocas de provas

Sem dúvidas a faculdade é um período difícil, provas, trabalho e muita responsabilidade. É natural que por algum momento seu rendimento possa cair, já que o estresse e a vida pessoal podem influenciar diretamente nos estudos. Pensando nisso, e neste problema que diversos alunos passam, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar no dia a dia.

Dica 1 – Mantenha a organização 

Tenha o hábito de programar suas tarefas e organizar seus compromissos, é bom ter uma agenda sempre a mão para não se perder com nada. Faça uma lista com todas as datas de entrega de atividades, provas e tarefas. Além de ajudar na definição de prioridades, passar para o “papel” te ajuda a evitar a temida ansiedade.

Dica 2 – Use cores para se orientar

Se você tem o hábito de separar as matérias em um caderno ou fichário, por exemplo, tenha o hábito de usar cores específicas para matéria. Esse sistema te ajuda a identificar e se organizar com mais clareza, agilizando e deixando mais prático.

Dica 3 – Converse com seu professor

Seja comunicativo, esse problema afeta não só nas aulas. Sempre que houver dúvidas ao fim de uma explicação, peça para seu professor repetir, além de demonstrar interesse no conteúdo, você não vai se apertar para entender algo sozinho ou com seus colegas depois.

Dica 4 – Otimize o seu ambiente de estudo

Assim como suas atividades e trabalhos precisam de organização e um lugar específico, você também precisa de um cantinho adequado e sossegado para estudar. Criar esse ambiente ajuda demais na concentração e conforto para o estudo e dispõe de todos os materiais que você possa vir a precisar.

Dica 5 – Programa seus estudos

Seja uma prova dificílima ou trabalho, estude e programa-se para todas as suas atividades e seus conteúdos específicos. Dessa forma, não haverá surpresas negativas na hora.

Dica 6 – Conheça seu modo de aprendizado

Cada pessoa tem seu próprio modo de aprendizado, seja lendo, ouvindo, escrevendo ou algo mais na prática mesmo. Isso pode levar um tempo até você descobrir, mas se você já sabe, todo o aprendizado tende a ser mais prático e fácil.

Dica 7 – Faça anotações

Tenha o costume de sempre anotar os estudos nas aulas. Mesmo que rascunho ou pequenas observações ao rodapé do caderno, já te ajudam a memorizar o conteúdo e pode facilitar muito em provas e trabalhos. Também, muito conteúdo que é passado, pode ser apenas uma citação do professor ou modo que você não consiga depois, por isso, é importante estar sempre atento.

Dica 8 – Vença a procrastinação

Procrastinar é adiar as responsabilidades o máximo possível para não ter que fazê-las. Fazer isso prejudica muito seu rendimento, pois você acumula várias tarefas de diferentes matérias em um período curto de tempo para realizá-las.

Dica 9 – Cuide da sua saúde

É comprovado cientificamente que a prática de exercícios físicos ajuda no desempenho escolar. Se você se sente muito cansado, não dorme bem e tem maus hábitos alimentares pode estar prejudicando seu desempenho em diversas áreas. Cuide de sua saúde, pois ela é fundamental não apenas para seus estudos, mas para toda sua vida.

Dica 10 – Divirta-se!

Cuidar do seu lazer é tão fundamental quanto qualquer outra dica que recomendamos, por isso, procure separar algum momento no dia para se divertir e aliviar todo o estresse acumulado. Assistir aquela série, praticar algum hobbie e aproveitar alguns momentos livres não é nenhum crime, viu? Pelo contrário, dessa forma você cuida da sua saúde mental e administra melhor o seu tempo, já que estará com o cérebro descansando.

Esperamos poder ter ajudado de alguma forma com estas dicas, acredite no seu potencial, sua capacidade e tudo será possível! Mantenha a mente positiva e alimente bons pensamentos sobre você. Eu sei que você consegue!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *