Dicas de organização dos materiais consumíveis

O ato de organizar-se é uma virtude conferida aqueles que praticam a organização no cotidiano. Durante a jornada da graduação em Odontologia, o aluno passa por um treinamento intensivo daquilo que certamente irá o diferenciá-lo na sua rotina de trabalho após formado, otimizando seu tempo e melhorando o fluxo de atendimentos.

Quando os professores começam a entregar as listas de materiais, o desespero já vai batendo, tanto pelos altos gastos quanto pela aflição em onde guardar tanta coisa, e muita das vezes, temos que lidar com o espaço reduzido e/ou compartilhado.

O impacto da desorganização dos materiais do acadêmico na rotina do profissional, tem relação direta com o rendimento do aluno e otimização de tempo do cirurgião-dentista para realização dos procedimentos. Pensando nisso apresento nos parágrafos a seguir dicas que vão ajudar na organização da sua vida desde já, e que vão trazer benefícios a longo prazo se os hábitos forem mantidos, como uma forma inclusive de autocuidado, com disciplina e dedicação.

Dicas para você manter a organização de materiais odontológicos

Crie um Inventário 

Saiba o que você tem, e dê valor ao seu dinheiro!

Utilizar softwares para “planilhar” todos os seus itens (instrumentais, materiais de consumo), atribuir uma descrição e se possível um código (pode ser um número de identificação), descrever validade em caso de material de consumo e quantidade vão permitir que você saiba o que tem e que você não compre materiais em listas repetidamente, além do inventário te alertar sobre a necessidade de comprar materiais de consumo que estão vencidos ou próximo do vencimento.

Identifique seus instrumentais

Seja por nome ou com por cor, essa é uma ótima forma de realizar essa identificação é com o uso do de adesivos autoclaváveis em seu nome em seus itens. Ou até mesmo fazer o uso de marcadores de instrumentos, com combinações específicas que somente você utiliza. Dessa maneira, você vai evitar a perda ou troca pelo instrumental de algum outro colega durante a prática clínica!

Caixas Organizadoras 

Os menores materiais (escovas de Robinson, discos de lixa, matrizes, etc.), que são delicados e podem facilmente se perder, é sugerido que sejam guardados em estojos, sacos ziplock e também caixas organizadoras com repartições pequenas, que não permitem que os itens se misturem.

Como organizar materiais menores?

Outros materiais pequenos são as brocas. Use e abuse do uso de broqueiros para manter a organização. De preferência, coloque as brocas que você mais usa em cada disciplina em broqueiros diferentes, assim, além de otimizar a sua rotina, você também conseguirá manter as brocas que não for utilizar estéreis.

E meus materiais do dia a dia?

Já os materiais de consumo que você utiliza em todo seu atendimento, é necessário que esteja em seu fácil acesso, dessa forma, a utilização de frasqueiras, ou de maletas. Assim, você conseguirá encontrá-lo mais rapidamente, viabilizando seu atendimento clínico.

Os materiais maiores podem ser colocados em caixas organizadoras plásticas, de preferência herméticas, protegendo seus materiais da melhor forma possível. Esse material plástico tem baixo custo e pode ser encontrado facilmente em lojas de utilidades para o lar.

Separe as caixas por disciplina!

No decorrer da graduação cada disciplina tem sua demanda específica, seja na cirurgia com os instrumentais cirúrgicos ou na dentística com os materiais para procedimentos restauradores, além das demais disciplinas. Por isso, cada caixa organizadora deve estar identificada e os materiais devem estar acondicionados por disciplina. Realizando essa forma de organização, você conseguirá também localizar cada item com mais rapidez.

Organização e manutenção andam de mãos dadas. Preservar para durar!

Todos os itens possuem especificações para correta utilização visando a durabilidade, o Kit Acadêmico (sempre manter lubrificado), instrumentais (após o uso lavar corretamente e secar eficientemente, para depois autoclavar). Mas nem tudo é só limpeza e esterilização. Devemos ficar atentos a conservação das características físico-químicas dos materiais de consumo que sofrem com a variação de temperatura e umidade.

As resinas são as principais delas, então, a atenção deve ser redobrada para os locais que as caixas que constam esse tipo de material serão alocadas, mantendo sempre a recomendação de temperatura e umidade que consta no rótulo do produto. Geralmente em locais frescos, abrigados da luz solar, protegidos de variações de temperatura. Não queremos e nem podemos sair no prejuízo, não é mesmo?

Com certeza com essas dicas, a correria do dia a dia clínico da faculdade se tornará muito mais rápido, prático e ORGANIZADO!

Informações sobre o autor:

Patrick Brito l @trickbrito
Acadêmico do 6º período de Odontologia
Engenheiro, Mestre e Doutorando

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *