Foco, força e concentração: Conheça o Método Pomodoro

A maioria dos estudantes não consegue ter disciplina e controle sobre o tempo de estudo, e assim, precisam estudar por muitas horas para aprender determinado conteúdo de uma disciplina. Entretanto, esse tempo poderia ser poupado e melhor gerenciado com a utilização do Método Pomodoro. Esta técnica já transformou a vida de inúmeros estudantes e a cada dia é mais difundida no meio acadêmico, pois aumenta de maneira eficiente a produtividade por melhorar a atenção e o foco.

Normalmente não conseguimos ficar focados por muito tempo, e quando ultrapassado esse tempo limite do foco, a performance será inevitavelmente reduzida. A Técnica Pomodoro é originária da Itália, foi criada na década de 80, e recebeu este nome pois o relógio utilizado para cronometrar o tempo na ocasião, tinha o formato de um tomate.

Utilizando um sistema cíclico de Foco e Pausa, onde o Foco é o período produtividade (trabalho, estudo, realização de determinada tarefa) e Pausa é o período de descanso (ir ao banheiro, se alimentar, verificar notificações no telefone celular) esse método é desenhado. Essa metodologia garante a motivação em completar a tarefa e também a manutenção da criatividade.

O que é o método Pomodoro?

Seguindo a metodologia de Foco e Pausa, os turnos da técnica pomodoro são estabelecidos a cada 25 minutos e 5 minutos, respectivamente. Durante a cronometragem do turno Foco não é permitido se distrair. A técnica é de fato simples, pois requer apenas dois elementos: interesse do indivíduo e um marcador de tempo para cronometrar o início e término de cada turno. Muitos benefícios são relatados em literatura para indivíduos que praticam este método, e dentre eles, os mais relevantes são treinar o cérebro para manter a concentração diante de grande volume de atividades propostas ou matérias acumuladas e cumprimento de prazos.

O método funciona? SIM!

Por experiência própria, consegui alcançar na minha rotina de estudos sucesso utilizando o Pomodoro. E a minha experiência não é única! Ariga e Llera (2011), realizaram um experimento com dois grupos de pessoas, sendo um grupo não realizando pausas durante os estudos, e o outro grupo realizando pausas programadas. Como conclusão, o estudo demonstrou que os participantes do grupo que não realizaram pausa tiveram a sua concentração diminuída. Já os participantes do grupo que realizaram pausas durante a execução de tarefas, mantiveram o foco durante o período de estudo. Assim, breves pausas programadas durante o estudo manterão a mente mais focada. Sendo o start de ativação e reativação do interesse em concluir a tarefa os responsáveis por este feito.

Ou seja, é cientificamente comprovado!! Se seguir à risca, sem autossabotagem, não haverá procrastinação.

Passo a passo para realizar Método Pomodoro

  • Selecione a disciplina que deseja estudar (anatomia, periodontia, ortodontia, etc..)
  • Ajuste o seu cronômetro para alarme inicialmente a cada 25 minutos.
  • Inicie seu primeiro turno de Foco por 25 minutos, longe das suas principais distrações.
  • Faça seu primeiro turno de Pausa por 5 minutos (Não vale burlar o tempo).
  • Após 4 turnos de Foco e 3 turnos de Pausa conforme acima descritos, o seu 4º turno de Pausa pode ser de até 30 minutos.
  • Após este último turno de Pausa (descanso prolongado), o intervalo entre os turnos Foco e Pausa retornam ao padrão inicial 25 e 5 minutos, respectivamente.

Agora é hora de colocar em prática!

Utilize do método pomodoro para tornar seus estudos mais eficientes. Sabemos que na odontologia temos que casar nossos conhecimentos teóricos aos práticos, então, minha dica complementar aqui é: diversificação nas ferramentas de aprendizado durante os turnos de Foco (um turno pode ser leitura, outro assistir a vídeo aula em plataforma de streaming, outro ouvir podcasts, outro realizar transcrição de aulas gravadas ou até mesmo praticar em seu manequim).

Referências Bibliográficas

ARIGA, ATSUNORI; LLERAS, ALEJANDRO; Brief and rare mental “breaks” keep you focused: Deactivation and reactivation of task goals preempt vigilance decrements, Cognition, Volume 118, Issue 3, Pages 439-443, 2011.

Informações sobre o autor:

Patrick Brito l @trickbrito
Acadêmico do 6º período de Odontologia
Engenheiro, Mestre e Doutorando

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Comentários

22 Comentários
  1. Essa técnica é muito maravilhosa. Já usei e afirmo que o tempo passa rapidinho e a gente consegue reter mto melhor o conteúdo. Pra quem nunca fez, vale a pena tentar. 👏🏽👏🏽

  2. Estava pesquisando sobre métodos de estudos, e encontrei esse texto. Me ajudou bastante a compreender melhor sobre administração de tempo, e tenho certeza que o conteúdo da faculdade vai ser fixado mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *