Não conte com a sorte em 2023!

É nossa responsabilidade olhar para frente, e traçar um planejamento sempre buscando a preparação necessária para alcançar o sucesso. Faça acontecer em 2023!

Ninguém sabe o que vem pela frente, tampouco faz ideia de como as coisas estarão dentro de alguns anos. Quem esperava uma pandemia em pleno 2020, não é mesmo?

O exercício natural proposto pela maioria dos especialistas consiste em imaginar-se no futuro. Então, a partir da visão desejada (ou do que você não quer que aconteça), definir as ações a serem realizadas, hoje, para chegar lá.

Sou meio cético em relação a essa abordagem por algumas razões:

  • Tendemos a fantasiar o futuro e envolvê-lo em um infinito número de situações positivas, favoráveis e de sucesso, sem considerar, no entanto, as chances de insucesso, as frustrações e as emergências que certamente virão;
  • No nosso futuro imaginado, sempre somos capazes de resolver nossas pendências sem muito esforço, sejam elas financeiras (ninguém se vê endividado no futuro) ou de cunho pessoal;
  • A nossa realidade projetada costuma ser povoada de sonhos e desejos abstratos demais;

Eu poderia simplesmente dizer que não acredito na ideia de se imaginar mais velho porque somos otimistas demais e tendemos a forjar sensações e sentimentos, mas não situações reais do cotidiano. O resultado é que, salvo raras exceções, o futuro logo se torna presente, mas longe do desejado.

Eu entendo que você pode estar um pouco frustrado ao ler estas palavras, principalmente porque quer que seu futuro seja o melhor possível, um futuro de sonhos. Eu também quero que você alcance tudo que deseja, mas acima disso espero que você esteja preparado para o que pode acontecer fora dos planos em 2023 e sempre. Percebe a diferença?

Pare de imaginar e fantasiar seu futuro e comece o planejamento agora!

O que você precisa fazer, portanto, é garantir as condições mínimas para enfrentar o futuro (a parte desejada e também a inesperada). E não adianta só fazer planos, porque eles servem apenas para dizer aos outros que você tem planos. O que interessa é planejamento e execução, no presente. Mas, como?

1. Pense sempre a frente

A melhor forma de fazer isso é, primeiramente, ter em mente que episódios inesperados acontecem. Assim como falei da pandemia ali em cima, que era uma coisa que ninguém esperava, mas, aconteceu e, de certa forma, é possível estar preparado para que a sua clínica não conte apenas com a sorte.

Há inúmeras formas de você se prevenir de eventos inesperados, e um dos que considero mais importante em uma clínica odontológica é o acompanhamento dos indicadores. De uma maneira bem simples, indicadores são informações que mostram seu desempenho e te ajudam a tomar a melhor decisão para sua clínica ou consultório.

Um indicador muito comum, que você usa todo dia, é o painel do seu carro. Nele você consegue ver qual a sua velocidade, quanto você tem de combustível, a temperatura do motor, entre outras coisas. Seu consultório é igual a um carro, você precisa de informações para saber como está seu desempenho e se vai conseguir fazer uma viagem tranquila.

A maioria das universidades não nos preparam com essas informações, o que acaba gerando dentistas muito bons tecnicamente, mas carentes quando o tema é gestão. Não deixe isso acontecer em 2023.

Mensurar esses indicadores é tão importante quanto fotopolimerizar suas restaurações, pode ter certeza!

Você sabe como seu paciente chegou na sua clínica? E a porcentagem de orçamentos aprovados? Esses são alguns exemplos, mas existem outros indicadores muito importantes como ticket médio, produtividade, margem de lucro, entre outros.

Ouça agora: https://open.spotify.com/episode/6D00ehR9PLw2A86oqYZuix?si=ff225a76cea542f9

Se você sentir que está na hora de começar a olhar para esses números te recomendo conhecer o Simples Dental. Ele é o software de gestão líder de mercado que tem um painel de Inteligência, onde mostra os principais números da sua clínica.

Automatizar essas informações aumenta ainda mais a sua agilidade e capacidade de desenvolver ações para atrair ou fidelizar pacientes, mas, principalmente, te dá uma visão geral do seu negócio te permitindo saber os pontos fortes e onde você precisa dar mais atenção para não correr o risco de sofrer com imprevistos.

2. Ser previsível é uma boa ideia para 2023

Pode ter certeza, gerenciar e prever o financeiro do seu negócio mudará radicalmente a forma de você planejar o futuro da sua clínica.

Há algumas pesquisas que apontam que 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem se têm lucro ou prejuízo. São empreendedores que não olham para o fluxo de caixa, misturam gastos pessoais com profissionais, entre outras falhas que vão minando a vida útil do negócio.

A Odontologia e os dentistas não são exceção e também sofrem com a falta de controle orçamentário. Conheci profissionais excelentes que não conseguiram alcançar o sucesso porque pecaram nesse ponto.

>>>Leia também: 7 dicas para controlar seu estoque odontológico

Mas com algumas ferramentas, como um software, você consegue ter informações valiosas, como entradas e saídas e outros recursos de fácil visualização que farão você enxergar a gestão financeira do seu consultório com outros olhos.

No Simples Dental, além dessas vantagens você tem a maquininha de cartão totalmente integrada ao sistema, centralizando todas as entradas e saídas em um só lugar de forma automática.

Além de também oferecer a possibilidade da emissão de boletos dentro do próprio sistema, sem a necessidade de você ter contratos com bancos, evitando toda aquela burocracia e facilitando oferecer mais essa forma de pagamento para seus pacientes, que pode ser um ponto chave para manter a saúde do seu financeiro mesmo em situações inesperadas.

3. Em 2023, crie conexão e planejamento

Não sei se você sabe, mas fidelizar um paciente é 7 vezes mais barato que conseguir um novo, segundo pesquisas do Sebrae. Investir em fidelização não traz um resultado imediato, mas traz bons frutos ao longo de sua vida clínica.

Mensagens de aniversário, Natal, Dias das Mães ou Dia dos Pais são alguns dos exemplos que alguns softwares conseguem enviar de maneira automática e que ajudam para que você sempre seja lembrado por seus pacientes.

São várias formas de aumentar sua receita apenas com campanhas de marketing e fidelização, dá uma olhada:

  • Elas estimulam os pacientes a fecharem orçamentos com tickets maiores;
  • Os pacientes se sentem inclinados a voltarem mais vezes;
  • Seus clientes tendem a se relacionar por um tempo maior com sua clínica.

Portanto, com as campanhas de fidelização você terá pacientes comprando valores maiores, mais vezes e por um período mais longo, o que torna essas ações uma oportunidade incrível de fazer suas receitas crescerem em 2023!

Outra forma de você conquistar o objetivo de aumentar sua receita com o uso do WhatsApp são algumas mensagens com avisos importantes, como:

  • Confirmações de consulta automática;
  • Aviso para pagamento de boletos de cobrança ou inadimplência;

Todas essas ações irão impactar positivamente o financeiro do seu negócio de uma forma prática, simples e assertiva. No Simples Dental essas campanhas ficam ativas através do WhatsApp e SMS, fica à escolha do dentista por qual meio se comunicar.

São ações assim, pensadas a longo prazo e com planejamento que você vai começar a se sentir mais preparado para os imprevistos da vida.

Conclusão

Por fim, assim como uma resina ou um material de moldagem na sua gaveta parados não fazem você ganhar dinheiro, só sonhar também não fará, você vai precisar tirar um tempo para se dedicar ao seu negócio e se acostumar com uma nova maneira de fazer as coisas, olhando sempre para o futuro.

Busque sempre soluções simples e de preferência ferramentas que automatizam alguns dos seus processos mais recorrentes dentro da clínica, se quiser conhecer o Simples Dental, nós temos tudo que eu falei até aqui, além de te ajudarmos a dar os primeiros passos e te acompanhar nessa nova etapa.

O importante é começar! Em 2023, melhore seus processos, sua gestão e construa uma Odontologia melhor e mais digna sem precisar cruzar os dedos e contar com a sorte sempre que algo inesperado aparece.

Confira outros conteúdos de Gestão e Marketing!

✍️ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os amigos para eles saberem da importância de um bom planejamento

🕵 Siga nossas redes:

💻 Facebook

📸 Instagram

🐤Twitter

🥰 Pinterest

💃🏼 TikTok

▶️ Youtube

🎧 Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *