O que você precisa organizar para ter férias tranquilas

Sempre precisamos de um descanso, aliás, todos nós precisamos e merecemos. Nossas tão desejadas férias devem ser bem planejadas sempre. Eu sei que nem sempre conseguimos planejar tudo nos mínimos detalhes, mas vou escrever alguns itens muito importantes para que sua viagem ocorra de forma tranquila e feliz.

No decorrer de minha vida já fiz incontáveis viagens. Tanto nacionais quanto internacionais.

Confesso que quando era mais nova eu dava preferência para destinos internacionais, pois as viagens para conhecer o Brasil acabavam sendo bem caras e custavam o preço de uma viagem internacional (visto que morava no interior de Santa Catarina). Sempre gostei de destinos diferentes e nunca gostei de repetir muito os países e locais, visto que o mundo é tão grande e tem tantos lugares para visitar!

Uma playlist para embalar suas viagens!

Vou fazer uma viagem e agora?

Nós dentistas, tanto profissionais liberais como servidores públicos, temos que planejar nossa clínica para que os pacientes não sintam tanto a nossa ausência. Podemos simplesmente avisar os pacientes e indicadores ou colocar algum colega para nos ajudar neste período ou passar telefones de colegas para encaminhar os pacientes que nos procurarem. Isso sempre foi tranquilo nas minhas férias. Importante saber poupar durante o ano, pois nos dias que iremos tirar nossas férias, se você somente trabalhar em consultório privado, não estaremos trabalhando e por consequência não ganharemos nada de dinheiro.

Como se organizar para uma viagem internacional?

Para uma viagem internacional os primeiros quesitos a se providenciar são um passaporte válido e um visto válido se o país exigir para a entrada.

Outra questão é definir bem o que você gostaria de fazer em cada cidade que você deseja conhecer e estudar quantos dias precisa ficar nelas para poder conhecer tudinho. Este planejamento reverso sempre é muito importante.

Playlist com um pouco de cada? É aqui!

Escolhendo os destinos estudados, está na hora de adquirir suas passagens aéreas. Você pode aguardar promoções, eu particularmente sempre compro voos direto dos sites das companhias aéreas. Prefiro assim por causa de que se houver necessidade de remarcações, se a compra for feita de sites terceirizados, será mais complicado remarcar. Imprevistos acontecem e nem sempre você poderá viajar naquela data que comprou e planejou.

Outra coisa interessante é observar a categoria ou tarifa que você está comprando a passagem, pois dependendo da tarifa você pode remarcar sem custo adicional. Você também pode usar suas milhas geradas pelos gastos em seus cartões de crédito para emitir passagens aéreas.

A dica é sempre escolher uma ou duas companhias áreas para viajar e se fidelizar a elas, para que você possa ter maiores benefícios com relação a cliente fidelidade destas companhias aéreas, como embarques prioritários, salas VIPs em alguns aeroportos, não ter custo para marcar seu assento, dentre outros.

Passagens compradas, está na hora de você ver a onde você irá dormir, sites de hotéis, airbnb ou casa de amigos podem ser suas opções. Se você gosta de luxo ou prefere uma opção mais econômica fica fácil, pois os sites oferecem opções para tudo que é gosto e bolso, além disso, você tem a possibilidade de ver avaliações feitas por outras pessoas que se hospedaram nestes locais. Aos que preferem viagens mais econômicas, hostels são ótimas opções, mas você tem que estar ciente que pode ter que dividir quartos com outras pessoas.

Atenção a moeda do seu lugar de viagem!

Se prepare também com a moeda ou o câmbio que você necessitar no país que for. O correto seria você sempre levar em espécie (euros ou dólar) e se o país tiver outra moeda, daí sim você troca neste país. Nem sempre saímos ganhando nos câmbios. Dependendo do país, por exemplo, o ideal já é você trocar seu dinheiro em uma casa de câmbio dentro do próprio aeroporto, visto que as vezes você poderá ter dificuldade quando estiver fora do aeroporto. Quando você faz isso, muitas vezes você tem a possibilidade de “destrocar” se não gastou tudo que trocou no próprio aeroporto sem a necessidade de pagar taxas extras.

Foi aqui que pediram uma playlist de rockzinho?

Em se tratando da comunicação, principalmente para destinos internacionais, dominar o inglês ao menos, é uma boa pedida. Infelizmente em alguns países como Rússia, França e China por exemplo, podemos ter um pouco mais de dificuldade em falar o inglês, pois as pessoas com mais idade, as vezes também podem desconhecer o idioma. Morrer de fome você não vai, eu tenho certeza. Existem redes de estabelecimentos que encontramos no mundo inteiro e assinalar o número do seu pedido nos fast food pode ser um procedimento bem simples. Hoje em dia também, temos aplicativos de tradução que colocamos em nossos celulares e facilitam a comunicação.

As gorjetas são assuntos interessantes fora do país, no Brasil não somos acostumados a dar gorjeta para tudo. Em alguns países é normal você dar gorjeta até para o taxista ou motorista de Uber e muitos consideram uma ofensa se você não der. Você tem que observar o que é normal para este país e muitas vezes as gorjetas podem ir de 6 a 20%.

Fique atento aos detalhes!

Outra dica importantíssima é o tamanho de sua bagagem. Quanto mais experiência temos com viagens, nossas malas são cada vez menores. Costumo viajar com uma mala de mão e uma mochila. Se você for pra Europa, por exemplo, e for andar bastante de trem, malas em excesso prejudicarão sua locomoção, além de poder fazer você perder seu próximo trem devido a logística. É muito fácil viajar com pouca bagagem. Use sempre roupas neutras e que você consiga combinar as peças uma com as outras.

Pediram uma playlist com uma vibe mais leve?

E leve roupas que não amassam na mala, às vezes procurar um ferro pode ser muito difícil. Asseguro que depois que comecei a viajar unicamente com mala de mão, sou bem mais feliz. Além do que despachar malas acabam estragando-as. Uma vez em certo ano, tive 5 malas estragadas por companhias aéreas e o valor que você recebe de voucher nunca pagarão uma mala de qualidade como aquela que você possa ter perdido.

Atenção especial ao período que está viajando. Veja se seu destino está muito frio, ou está muito calor ou está em época muito chuvosa. Detalhes assim também são importantes para que você escolha as roupas adequadas que precisar. Se for um destino com neve, leve no máximo dois casacos de neve e uma calça de neve ou até em alguns destinos você pode alugar uma roupa de neve pelo período que for ficar (em se tratando de viagens para esquiar, por exemplo).

Outra questão é que para os destinos turísticos que envolvem praia, deixe de lado seus sapatos com salto alto ou sapatos sociais fechados para os homens. Abuse dos chinelos, sapatilhas de Neoprene e tênis de hiking. Dependendo do destino que escolher aprenda a selecionar com sabedoria os calçados que irá levar.  Para destinos com praia, cachoeiras, piscinas ou atividades a céu aberto, nunca deixe de levar camisetas de manga longa com proteção UV, elas são maravilhosas e protegerão você do sol intenso.

>>>Confira um e-book recheado de dicas para sua viagem!

Outra questão interessante é que se você for levar máquinas fotográficas, aparelhos eletrônicos, computadores, nunca esqueça de suas fontes ou carregadores. Porque se você esquecer, poderá ficar com algo volumoso e terá que carregar aquele objeto a viagem inteira se você não conseguir comprar este carregador. Também é importante levar cartões de memórias com espaço livre para fazer lindos registros de sua viagem, e eternizar esses momentos. Hoje em dia temos a facilidade das câmeras fotográficas de qualidade em nossos próprios celulares.

Quando os aparelhos requererem tomada de energia elétrica, importante prestar atenção nos padrões de tomadas e se você precisará levar um “T” ou benjamim.  Saber a tensão da rede, se é 110 ou 220v, também é fundamental para que seus aparelhos funcionem bem quando estiverem sendo usados.

Interessante você levar medicamentos que costuma usar.

Remédios analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, remédios para enjoo e para sua necessidade individual devem estar inclusos em sua nécessaire. Filtros solares e repelentes, shampoo, condicionador, secador de cabelo (com a voltagem correta) também podem ser essenciais.

Preste atenção se o país que for visitar requerer alguma vacina específica. Você pode fazer a carteirinha internacional de vacinação (como a fazemos para a febre amarela). Observar também sua validade, antigamente a vacina na febre amarela tinha uma validade, hoje em dia não tem mais. Pesquise sobre isso antes de viajar.

Não esqueça também de fazer seu seguro de saúde para viagens internacionais. Eu já tive que usar certa vez na Noruega e em outra vez em Londres e fui muito bem atendida. Este seguro pode ser feito em uma agência de viagens ou alguns cartões de crédito em específico podem ter direito a este seguro se fez a compra da passagem com eles.

Se no momento ainda não conseguir fazer viagens internacionais, escolha viajar aqui pelo Brasil. Amo conhecer lugares diferentes no Brasil.  O Brasil é lindo e possui diversos locais e culturas diferentes para você conhecer. Com a pandemia que tive dificuldade na renovação do meu visto americano e por causa das quarentenas obrigatórias em alguns países, acabei viajando um pouco mais pelo Brasil e amei. Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, praias da Bahia, Bonito no Mato Grosso do Sul, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro são alguns destinos imperdíveis aqui no Brasil, existem muitíssimos lugares incríveis em nosso país.

Para viajar no Brasil também precisamos nos programar financeiramente, pois as vezes o destino requer a compra de passeios que somando tudo podem dar um montante bastante elevado.

Aproveite e faça tudo que puder nas viagens, pois as vezes você não voltará mais naquele destino. Você jamais irá se arrepender do que fez, em caso contrário, se arrepender do que não fez, exigirá uma nova viagem para você fazer o que teve vontade.

Crie metas de viagens, escreva listas de lugares que deseja conhecer, tanto nacionais, quanto internacionais. Estabelecer metas, fica mais fácil para concretizá-las.

E para finalizar, viajar é encontrar tudo que você não sabia que estava procurando. Vá com o coração aberto e com energia positiva e bom humor, nada pode estragar seus dias incríveis.

Escolha seu destino e faça uma boa viagem.

>>>Confira em nosso blog, outros artigos de Gestão e marketing!

✍️ Deixe seu comentário com mais dicas de viagens!

📢 Compartilhe com os amigos para eles se organizarem também!

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

Youtube

Ouça nosso Podcast

Depois que voltar de viagem confira nossas ofertas e abasteça o seu estoque! Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Comentários

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *