Digital

O presente e futuro da odontologia é digital

O presente e futuro da odontologia é digital
Compartilhar | Comentar

Não há como negar que a odontologia digital é uma tendência que veio para ficar. O futuro chegou e a cada dia o número de profissionais que aderem à era digital aumenta. Pesquisas recentes apontam que 70% dos profissionais se tornarão digitais nos próximos 3 anos.

Ao falarmos sobre digitalização dos tratamentos odontológicos, logo lembramos dos escaneamentos intraorais e a documentação de todas as informações em softwares específicos para ajudar no diagnóstico e do planejamento do caso clínico.Um dos motivos que contribuem para manter este assunto em alta entre os profissionais do ramo odontológico são os benefícios que a implementação do fluxo digital proporciona às rotinas de trabalho. Porém antes de entender mais sobre estes benefícios, é importante conhecer o processo em si.

Podemos dividir o fluxo digital em três etapas:

1. Obtenção das imagens intraorais.

Escaneamento 3Shape

2. Planejamento do caso por meio de softwares.

Software utilizado: Ortho Analyzer da 3Shape

3. Produção via fresagem ou impressão 3D.

Fresadora Amann Girrbach / Impressora 3D Formlabs

Para obter os modelos digitais, os scanners intraorais são os equipamentos ideais! Com eles, eliminamos o processo de moldagem tradicional, com molde e massa, substituindo os moldes físicos por digitais.

Fluxo Digital

Benefícios do fluxo digital

Não é à toa que tantos profissionais estejam optando por se digitalizar. No dia a dia são nítidos os benefícios do fluxo digital. Além da velocidade que a utilização destes equipamentos imprime aos processos, existem outros benefícios que scanners, impressoras e fresadoras trazem para doutores e pacientes:

• A alta precisão dos equipamentos reproduz imagens muito próximas ao real, que eliminam erros manuais e a necessidade de retrabalho para alinhar tais erros.

• O processo de escaneamento é mais confortável para o paciente do que o processo de moldagem, ou seja, proporciona uma melhor experiência de consulta para o paciente.

• O tempo de cadeira e do processo como um todo diminui significativamente.

• Redução de custos, uma vez que não são mais necessários materiais de moldagem e o transporte dos modelos físicos.

Soluções digitais

São muitas as possibilidades que o fluxo digital oferta aos profissionais, demanda de cada um analisá-las e escolher o que melhor se adapta ao seu workflow.

Gostou do artigo e quer receber mais conteúdo como esse na sua caixa de entrada? Coloque seu email aqui embaixo que do resto a gente cuida.