Doenças periodontais: quais são, como são causadas e como tratá-las? 

As doenças periodontais são consideradas um sério problema na Saúde Pública, devido à sua alta prevalência. 

A fase mais avançada da doença, denominada periodontite, é a sexta doença mais prevalente do mundo– atingindo cerca de 11 % da população – e tem sido vista como a principal causa da perda dental. 

Nesta matéria, confira mais informações sobre as doenças periodontais, quais são suas características, causas e formas de tratamento disponíveis! 

O que é doença periodontal? 

Doença periodontal é um termo utilizado para caracterizar um conjunto de doenças de origem bacteriana e caráter crônico que acometem o tecido periodontal – estrutura que protege e sustenta os dentes.  

As doenças periodontais consideradas mais recorrentes são: gengivite (forma mais leve da doença) e periodontite (forma mais grave). 

Gengivite 

A gengivite é o estado inicial da doença periodontal e se manifesta a partir de uma inflamação do tecido gengival.  

Nessa fase, a doença é mais fácil de ser tratada e pode ser revertida por meio de remoção mecânica da placa bacteriana em consultório (limpeza profissional) e de uma higiene oral rigorosa. 

Periodontite 

Se não tratada, a gengivite pode evoluir para Periodontite, uma inflamação crônica grave envolvendo os tecidos gengivais, ligamento periodontal e osso alveolar. 

Em casos severos, a periodontite pode levar à destruição do tecido de suporte dos dentes, e consequentemente à perda dental.  

>>>Leia mais: Implante x Perda dental por doença periodontal

Também pode causar complicações sistêmicas que afetam outras regiões do corpo, como o coração, devido à presença de bactérias na corrente sanguínea (bacteremia).  

Quais as causas da doença? 

As doenças periodontais são causadas pelo acúmulo duradouro de placa bacteriana – conhecida também como biofilme – em dentes e tecidos gengivais.  

Esta condição geralmente está associada a uma higiene bucal inadequada, o que torna o meio bucal um local propício para a proliferação de bactérias. 

Além da má higiene oral e do acúmulo de biofilme, existem outros fatores que podem influenciar o surgimento e evolução das doenças periodontais. 

A maioria deles está ligado a condições sistêmicas e/ou hábitos de vida do paciente. É o caso de: 

  • Alterações hormonais (devido à gravidez, puberdade, menopausa); 
  • Distúrbios psíquicos e emocionais (estresse, ansiedade, etc.); 
  • Doenças genéticas e sanguíneas; 
  • Uso de medicamentos; 
  • Imunidade baixa; 
  • Pré-disposição genética;  
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas; 
  • Tabagismo; 
  • E outros. 

Possíveis sintomas de doenças periodontais 

Os sintomas de gengivite, fase em que a doença periodontal está em seu estágio inicial, muitas vezes podem ser sutis e passar até mesmo despercebidos. 

Logo, é importante estar atento aos sinais de: 

  • Presença de placa bacteriana; 
  • Sensibilidade, vermelhidão e edema na região da gengiva; 
  • Alterações no contorno e consistência mole; 
  • Sangramento gengival espontâneo ou mediante escovação e uso de fio dental; 
  • Mau hálito. 

Pacientes com periodontite, por outro lado, costumam apresentar os mesmos sintomas de gengivite, mas de forma mais intensa e acompanhado de outros sintomas, como: 

  • Presença de cálculo; 
  • Retração gengival; 
  • Perda óssea; 
  • Mobilidade dentária; 
  • Perda óssea. 

Formas de tratamento 

O tratamento de doenças periodontais depende muito do estágio o qual a doença se encontra.   

Em fases iniciais, o tratamento consiste na realização de profilaxia dentária (limpeza de consultório) e higiene bucal minuciosa associada ao uso de produtos de higiene oral específicos para gengivite, como cremes dentais e enxaguantes bucais. 

>>Leia também: A importância da profilaxia em seu consultório, por Oswaldo Scopin

No entanto, em estágios mais avançados da doença, quando há formação de bolsas profundas, o tratamento pode incluir raspagens e alisamento radicular (RAR), uso de medicamentos antibióticos, cirurgia ou extração, entre outros procedimentos invasivos. 

Como prevenir as doenças periodontais? 

Não é nenhuma novidade que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde e impedir o surgimento de doenças bucais como a gengivite e a periodontite. 

Por isso, separamos 3 (três) dicas que podem ser compartilhadas com seus pacientes para uma boa manutenção da saúde bucal. Confira! 

  1. Realizar uma boa higiene bucal 

A remoção mecânica da placa bacteriana é a forma mais eficaz de evitar a doença periodontal, e para isso, é importante realizar uma higiene bucal de qualidade. 

Uma boa higiene bucal consiste em: 

  • Escovar os dentes três vezes ao dia, após refeições; 
  • Usar o fio dental diariamente; 
  • Escovar língua e bochechas; 
  • Usar uma escova de dentes adequada. 

 2. Manter hábitos saudáveis  

Baixa imunidade, estresse e tabagismo são alguns dos fatores de risco associados ao surgimento de doenças periodontais. Logo, manter hábitos saudáveis é mais uma forma de preservar a saúde periodontal. 

Alguns exemplos de hábitos saudáveis a serem adotados: 

  • Ter uma dieta balanceada; 
  • Evitar o consumo excessivo de álcool; 
  • Evitar o tabagismo; 
  • Praticar atividades físicas; 
  • Cuidar da saúde mental 

 3. Ir ao dentista frequentemente 

As idas ao dentista também são fundamentais para a remoção completa da placa bacteriana e prevenção de doenças bucais, e devem ser feitas de preferência a cada seis meses. 

Além disso, a avaliação e acompanhamento periódicos de um profissional capacitado permite diagnosticar e tratar problemas bucais de forma precoce, antes que se agravem ou se tornem crônicos, algo que é comum na Periodontite. 

Neste conteúdo, pudemos perceber que, se não tratada, gengivite pode evoluir para um quadro de periodontite, doença capaz de comprometer a saúde bucal e sistêmica de forma irreversível. 

Portanto, isso reforça a importância de manter uma higiene bucal adequada e visitar o dentista periodicamente para o controle e remoção de placa bacteriana. 

Quer ler mais sobre saúde bucal? Confira uma seleção de conteúdos publicados aqui no blog Dental Cremer e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da odontologia: 

Sobre a autora:

Gabrielli Nery Wandscheer | Redatora Shine

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Referências: 

DOENÇA Periodontal. Departamento de Microbiologia – USP, [S. l.], p. 1-1, 21 jun. 2023. Disponível em: https://microbiologia.icb.usp.br/cultura-e-extensao/textos-de-divulgacao/bacteriologia/bacteriologia-oral/doenca-periodontal/. Acesso em: 21 jun. 2023. 

PEDRO PAULO MAGELA REIS RAMOS, “DOENÇAS PERIODONTAIS: REVISÃO DE LITERATURA,” facsete, acesso em 21 de junho de 2023, http://faculdadefacsete.edu.br/monografia/items/show/420. 

DOENÇA PERIODONTAL E SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: importância do diagnóstico, prevenção e tratamento para melhoria da saúde do indivíduo – análise de literatura Eduardo Alberto Del Buono: Disponível em: https://periodicos.faculdadefamart.edu.br/index.php/cadernodedialogos/article/download/75/41.  Acesso em: 21 jun. 2023. 

DOENÇA periodontal: causas, sinais, sintomas e tratamento. Dr. Sergio Caetano Cirurgião-dentista, [S. l.], p. 1-1, 21 jun. 2023. Disponível em: https://drsergiocaetano.com.br/doenca-periodontal/. Acesso em: 21 jun. 2023. 

FATORES de risco para periodontite. ImplArt, [S. l.], p. 1-1, 21 jun. 2023. Disponível em: https://www.implart.com.br/sinais-de-doencas-na-gengiva/. Acesso em: 21 jun. 2023. 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *