Tendências de marketing odontológico em 2021

Você percebeu que o mundo ficou mais online do que nunca após a pandemia pela qual passamos em 2020? Aulas, cursos, consultas médicas, mercado, missa, shows – tudo online. Conheça quais são as tendências do Marketing odontológico para 2021 e conquiste seus clientes no ambiente digital.

Quando poderíamos imaginar assistir uma missa do Padre Fábio de Melo ao vivo pelo Instagram? As Lives dele chegaram a mais de 100 mil pessoas assistindo ao vivo. Quantas pessoas caberiam dentro de uma Igreja? As Lives e a internet em geral quebram barreiras físicas, percebe a grandiosidade disso?

Apesar de toda dificuldade, sofrimento e perdas que vivemos no ano que passou, também ganhamos tempo para ficar em casa e valorizar o que realmente importa. Além de novas formas de trabalhar, viver, conviver e enxergar o mundo. Toda crise traz oportunidades e, para evoluirmos, precisamos focar no lado positivo de tudo isso, pois sempre há ganhos e aprendizados.

Como aproveitar a influência das redes sociais

As pessoas passaram mais tempo em casa, e aqueles que costumavam acompanhar a programação da TV aberta criaram um hábito, o de assistir à novela da vida real no Instagram e TikTok, já que as novelas da Globo deixaram de ser gravadas e foram substituídas por reprises.

Isso quer dizer que as redes sociais, que já tinham o público de adolescentes e jovens adultos, ganharam ainda mais a audiência dos adultos e idosos, devido ao maior tempo livre e à escassez de entretenimento.

Criou-se a cultura das Lives. Com uma audiência maior, fica clara a grande oportunidade que temos de aparecer para essas pessoas nas redes sociais como profissionais. Dessa forma, o objetivo é ajudá-las a resolver problemas do dia a dia que estejam relacionados à nossa área de atuação.

É claro que não vamos realizar consultas através das redes sociais, mas podemos nos aproximar das pessoas com dicas simples, tão simples que a maioria dos profissionais não enxerga como possibilidade.

Imagine uma mãe que está passando mais tempo com as crianças que, uma vez em casa, passam mais tempo comendo fora de hora e com uma frequência maior. Ela talvez saiba que essa frequência pode aumentar o risco de cáries, mas não sabe o que fazer para evitar ou como agir com os filhos. Mas nós, como profissionais da saúde sabemos, e podemos orientá-la.

Ou ainda, quando outra mãe se vê no mercado entre um creme dental com flúor e outro sem e fica em dúvida sobre qual a melhor escolha para seus filhos pequenos. Você pode oferecer essa orientação através de um texto ou vídeo nas redes sociais.

Essas mães, a partir desse momento sentirão confiança no profissional que transmitiu a informação. Dessa forma, lembrará dele primeiro quando precisar de um dentista para os filhos.

Onde devo estar e no que devo investir?

Então, falando em tendências de redes sociais para 2021, não podemos deixar de estar constantemente no Instagram. Utilize a rede social para orientar as pessoas com dicas mais simples possíveis. Pois, as pessoas estão lá, com seus problemas do dia a dia, e se você as ajudar a resolver, será lembrado primeiro! Esse é um trabalho que poderá trazer resultados no curto, no médio e no longo prazo.

E se você é um dentista que atende mais o público infanto-juvenil, deve criar uma conta no TikTok. Essa é a rede social do momento para este público.

>>> Leia mais: TikTok para dentistas: O aplicativo do momento

Marketing Digital

Agora, falando em uma tendência de marketing digital geral, precisamos dar atenção especial ao Google. Pois, lá estão as pessoas que já estão buscando soluções para seus problemas, ou seja, são mais ativas em relação ao público das redes sociais, que consomem o conteúdo passivamente e podem ou não estar precisando da informação que você deu naquele momento.

Por ter um público ativo, em busca de soluções, o Google traz mais resultados de curto prazo, e quando direciona as pessoas para o Instagram do consultório, traz um efeito ainda melhor, pois estará aliando o melhor das duas ferramentas: a rapidez do retorno do investimento do Google com a criação de relacionamento e autoridade do Instagram, o que filtra o público e facilita a venda dos tratamentos dentro do consultório.

Benefícios da Odontologia Digital para o Marketing

Agora, falando em tendência de marketing para dentistas, em geral, precisamos focar em oferecer experiências para nossos pacientes. Não é mais suficiente oferecermos apenas um bom serviço e atendimento.

Buscar fazer parte da Odontologia Digital também vai destacar os dentistas daqui pra frente, pois as pessoas buscam tratamentos mais modernos, previsíveis, rápidos e estéticos – em todas as especialidades. Isso quer dizer que você deve comprar um scanner e uma impressora 3D hoje? É claro que não!

Se você puder fazer esse investimento, ótimo. Mas você pode ter os benefícios que esses equipamentos oferecem sem necessariamente investir alto na compra deles, através de parcerias com centros radiológicos e laboratórios que oferecem este serviço.

Não há mais desculpas para não se tornar um dentista digital em 2021, seja na divulgação do seu trabalho ou na realização dele em si. As oportunidades estão aí, só depende de nós sairmos da zona de conforto e buscarmos evolução através do conhecimento.

Dra. Aline Baltazar
Instagram: @alinebaltazar

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