Radiografia Periapical: Como o estudo da anatomia do dente pode ajudar na rotina odontológica

Os exames radiográficos são essenciais em consultórios odontológicos, pois permitem avaliar a anatomia dental do paciente e identificar possíveis anomalias, lesões ou doenças na cavidade bucal.

A Radiografia Periapical é uma das radiografias intraorais mais utilizadas para auxiliar no diagnóstico, fornecendo detalhes da anatomia dos dentes e estruturas anatômicas.

Ao longo do texto, confira a importância do estudo da anatomia radiográfica, as etapas de análise de uma radiografia periapical e os melhores equipamentos para realizar essa técnica com rapidez e precisão.

Como o estudo da anatomia do dente é importante para o sucesso dos exames?

O estudo da anatomia dos dentes é fundamental para o sucesso dos exames radiográficos.

Isso porque com uma boa interpretação radiográfica, é possível chegar a um diagnóstico preciso, planejar o tratamento adequado e realizar procedimentos odontológico mais assertivos e seguros.

O conhecimento em anatomia dentária também auxilia na identificação de possíveis anomalias, lesões e doenças presentes na cavidade bucal, contribuindo para um tratamento odontológico mais completo e efetivo.

É somente por meio de uma radiografia periapical, por exemplo, que o cirurgião-dentista tem acesso a detalhes finos da estrutura dental interna do paciente, da coroa até o término da raiz do dente, os quais não seriam visíveis a olho nu.

Leia também 👉 Descomplicando o diagnóstico por imagem na rotina odontológica

Análise de anatomia na radiografia periapical: Como funciona?

A análise de radiografias periapicais é composta por diversas etapas. A seguir, confira quais estruturas devem ser observados no exame e suas principais características.

Radiopacidade

A radiopacidade diz respeito à quantidade de feixes de raios-x que a estrutura dental consegue absorver.

Na radiografia periapical, as estruturas dentais apresentam diferentes níveis de radiopacidade, sendo o esmalte dental o elemento mais radiopaco e o espaço periodontal o que apresenta menor radiopacidade.

Esmalte dentário

Por ser composto por mais de 90% de minerais, o esmalte é o elemento com maior radiopacidade em uma radiografia. Na radiografia periapical, as regiões de esmalte podem ser identificadas como as mais esbranquiçadas.

Lâmina dura ou membrana periodontal (RO)

Área próxima ao ligamento periodontal, representada por uma porção da parede do alvéolo. É denominada lâmina “dura” por apresentar maior quantidade de osso.

Na radiográfica periapical, apresenta-se como uma linha radiopaca que se encontra com as cristas ósseas alveolares.

Crista óssea alveolar ou septo interalveolar (RO)

Responsável pelo suporte ósseo, a crista óssea alveolar ou septo interalveolar é caracterizada como uma linha radiopaca contínua, alongada e lisa.

A partir da análise da radiografia periapical, é possível identificar a condição óssea do paciente e possíveis reabsorções.

Dentina (RP)

A dentina fica localizada abaixo do esmalte e cemento, formando o “corpo” do dente. O elemento é um pouco menos radiopaco do que o esmalte dentário.

Cemento (RP)

O Cemento é um tecido mineralizado que recobre a superfície da raiz do dente. Em uma radiografia, não é possível diferenciar o cemento da dentina, pois suas composições e radiopacidades são muito parecidas.

Osso alveolar de suporte

Como o próprio nome sugere, é o osso que sustenta os dentes na cavidade alveolar. No exame radiográfico, pode ser observado como uma estrutura trabecular radiopaca.

Câmara coronária e condutores radiculares

A câmara coronária ou pulpar fica localizada na parte interna da coroa e se liga aos condutores radiculares.

Apresentam baixo grau de radiopacidade na radiográfica periapical, já que a polpa é composta por tecidos fibrosos.

Espaço periodontal (RL)

O espaço periodontal é a região localizada entre raiz do dente e lâmina dura, preenchido pelo ligamento periodontal. Em uma radiografia periapical, é a região com menor radiopacidade.

Melhores equipamentos radiológicos para sua rotina 

Além de um amplo conhecimento em anatomia dental e interpretação adequada de exames radiográficos, para se obter sucesso nos diagnósticos clínicos também é importante investir em equipamentos de qualidade.

A seguir, conheça alguns equipamentos de radiologia odontológica que facilitam a sua rotina e permitem a realização de exames com mais rapidez e eficiência.

Aparelho de Raio-x Portátil

O aparelho de raio-x portátil é um dispositivo que promete transformar as rotinas de um consultório, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo as etapas de diversos tratamentos.

Leve, compacto e mais rápido que os equipamentos convencionais, o dispositivo portátil fornece imagens radiográficas de alta qualidade e pode ser usado tanto com receptor de imagens intraoral (sensor digital) quanto filmes radiológicos.

As tomadas radiográficas podem ser realizadas no próprio consultório de forma rápida e dinâmica, sem que o paciente precise se deslocar para outra sala ou sequer levantar da cadeira odontológica

Ao mesmo tempo, pode ser compartilhado com outros profissionais da clínica odontológica e transportado facilmente de um ambiente para outro.

Sensor Digital

O sensor para radiografia é um equipamento desenvolvido para substituir os filmes radiográficos convencionais, reduzindo o tempo de atendimento e custos com materiais de consumo e tornando a técnica radiográfica mais sustentável.

O sensor digital — em conjunto com o aparelho de raio-x portátil — permite a realização do exame radiográfico no próprio consultório e o paciente vê o resultado de seu exame na tela do computador em poucos segundos, contribuindo para aceitação do tratamento proposto.

Leia também 👉 Armazene os exames dos seus pacientes de forma fácil e eficiente

Além disso, o uso de dispositivo inibe a necessidade do uso de químicos para revelação de radiografias e facilita o armazenamento dos exames de forma digital e acesso a documentação odontológica de pacientes.

 

Assim como o raio-x portátil, o sensor digital também pode ser compartilhado com todo o corpo clínico do consultório, podendo ser levado de uma sala à outra em poucos minutos.

Quer saber mais sobre as vantagens de utilizar o raio-x portátil em conjunto com o sensor digital? Neste artigo, Dr. Lucas Stipp, especialista em Endodontia, conta como essa importante aquisição transformou as rotinas de seu consultório!

Agora que você já sabe como realizar exames radiográficos mais dinâmicos, rápidos e confortáveis para seus pacientes, que tal levar essas inovações para o seu consultório?

Aqui na Dental Cremer você encontra raio-x portátil e sensores digitais de grandes marcas do mercado odontológico.

Aproveite nosso atendimento especializado com análise de viabilidade para descobrir o modelo ideal para o seu negócio!

Fale agora com um Consultor Dental Cremer e confira nossas condições especiais de pagamento e financiamento!

 

Antes de ir, compartilhe esse conteúdo para conscientizar e inspirar mais dentistas!

✍️ Deixe seu comentário

🕵 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

 

Referências bibliográficas:

O que podemos ver em uma radiografia? (Anatomia Radiográfica) – OdontoChannel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rRrAzAinCok

Radiografia periapical anatomia: veja como funciona a região dento-maxilomandibular. Blog Saevo. Disponível em: https://saevo.com.br/blog/radiografia-periapical-anatomia/

Radiografia periapical anatomia: saiba como analisar um RX. Disponível em: https://dabiatlante.com.br/blog/radiografia-periapical-anatomia/

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *