Descomplicando o diagnóstico por imagem na rotina odontológica

A radiologia odontológica é um ramo da Odontologia que utiliza técnicas de imagem para complementar e enriquecer exames clínicos, contribuindo para um diagnóstico e tratamento mais preciso. 

Recursos como a radiografia odontológica auxiliam o dentista na detecção de doenças e distúrbios bucais, tomada de decisão, elaboração de planos de tratamento e acompanhamento de seus casos. 

Neste artigo, leia mais sobre a importância da radiologia na odontologia, sua evolução ao longo dos anos, além das principais características e vantagens oferecidas pelos equipamentos radiográficos atuais!

Fonte: imagem retirada de banco de imagens.

O que é radiologia odontológica? 

Radiologia Odontológica é a área da Odontologia responsável pelo estudo e interpretação de imagens que podem ser obtidas por meio de exames de radiografia convencional, radiografia digital, tomografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas. 

As radiografias, em especial, são os exames complementares mais utilizados pelos cirurgiões-dentistas em seu dia a dia clínico, e permitem que o profissional: 

  1. Avalie a estrutura dental do paciente e detecte patologias e agravos; 
  2. Obtenha informações importantes sobre a natureza e extensão do problema na área a ser tratada;
  3. Efetue diagnósticos diferenciais. 

Além disso, dividem-se em dois grupos: 

  • Radiografias intraorais, realizadas no interior da boca do paciente e que buscam detalhar a anatomia dental de um ou mais elementos. 
  • e radiografias extraorais, posicionadas fora da cavidade bucal, que captam imagens radiográficas de áreas maiores, como crânio e maxilares.   

>>> Leia também: Dra. Maria Beatriz contou para nós o porque ela escolheu ser radiologista 

Importância da Radiologia para a Odontologia 

A Radiologia tem papel fundamental na Odontologia, pois proporciona ao cirurgião-dentista informações importantíssimas para a realização de um diagnóstico e tratamento odontológico eficazes 

Por meio de exames radiográficos, possibilitam a visualização de estruturas bucais que não são visíveis a partir de uma simples observação clínica, como elementos dentários, raízes, ossos e articulações temporomandibulares. 

Dessa forma, é possível identificar patologias, alterações dentárias como cáries, perdas ósseas, fraturas etc. e demais problemas bucais que possam prejudicar a saúde bucal do paciente.  

O uso da radiologia em diferentes especialidades odontológicas 

O uso da radiologia odontológica é essencial em diversas áreas da odontologia, e atua como exame complementar para diagnóstico.  

Na sequência, confira as principais delas! 

Endodontia 

A Endodontia é responsável pelo tratamento de lesões que se desenvolvem na estrutura interna do dente, o que torna a radiologia odontológica peça fundamental e indispensável de um tratamento endodôntico. 

Através de exames radiográficos, como a radiografia periapical, é possível observar toda a anatomia dental, como câmara pulpar, canais radiculares etc., identificar e diagnosticar lesões de cárie, avaliar a extensão de lesões, entre outros. 

Ortodontia 

A ortodontia envolve o estudo, prevenção e tratamento de problemas de crescimento e desenvolvimento facial e as más oclusões. 

Nesta especialidade, a radiologia odontológica além de integrar a documentação ortodôntica, permite uma análise criterioso do quadro do paciente, auxiliando o ortodontista no diagnóstico e planejamento ortodôntico. 

Implantodontia 

A radiologia odontológica também é fundamental para que se obtenha um bom plano de tratamento em implantodontia. 

As radiografias fornecem informações importantes para o especialista nesta modalidade, como a quantidade e qualidade óssea do paciente, angulação do osso, presença de patologias e posição das estruturas anatômicas a serem preservadas. 

Complemente sua leitura: 

Evolução da Radiologia odontológica 

Descobertos em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, os raios x revolucionaram o processo diagnóstico na medicina e demais áreas médicas.   

No ramo da Odontologia, a primeira radiografia odontológica foi realizada na Alemanha, em 1986, e é considerada um marco na história da Radiologia Odontológica. 

Já no Brasil, os primeiros aparelhos radiológicos chegaram quase na virada do século, em 1898. Enquanto a disciplina de Radiologia foi inserida ao currículo acadêmico do curso de Odontologia algumas décadas depois, em 1932.  

A radiologia odontológica seguiu evoluindo com a introdução de novas tecnologias e técnicas, tal como o desenvolvimento da radiografia digital entre 1980 e 2000 considerado um divisor de águas para o diagnóstico clínico. 

Hoje, com o avanço e modernização dos equipamentos de radiologia, cirurgiões-dentistas têm acesso a imagens radiográficas altamente precisas, de forma rápida, fácil e em qualquer lugar.  

Além disso, a radiologia odontológica também se tornou mais segura, com a adoção de técnicas que visam a redução de exposição à radiação. 

Leia sobre radiografia digital e todos os seus sistemas digitais: 

Equipamentos para Radiografia Odontológica 

O mercado odontológico dispõe de equipamentos altamente modernos e tecnológicos que realizam exames radiológicos com rapidez, eficiência e precisão, sem sair do consultório. 

A seguir, conheça alguns modelos de dispositivos radiográficos que irão descomplicar a sua rotina diária, aumentar a sua capacidade diagnóstica e contribuir para o sucesso clínico de seus casos! 

Raio-X Portátil 

O raio-X portátil é um equipamento de alta frequência, desenvolvido para reproduzir imagens de altíssima qualidade de forma prática e acessível. 

Trata-se de um dispositivo leve, compacto e sem fio (bateria recarregável), indicado para realização de exames radiográficos em consultórios, home care e durante trabalhos humanitários. 

Pode ser usado de forma digital ou analógica, atuando em conjunto com sensor digital, filmes convencionais ou película de fósforo 

As principais vantagens oferecidas pelo aparelho de raio-X portátil são: 

  • Mobilidade pode ser facilmente transportado para diferentes locais ou salas do consultório; 
  • Praticidade realiza tomadas radiográfica sem que o paciente precise sair da cadeira, ideal para o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção; 
  • Segurança evita exposição desnecessária do paciente e operador, pois permite redução da dosagem de radiação se comparada aos raios x convencionais. 

Vale salientar que, embora o operador tenha controle do tempo de exposição à radiação, a adoção de medidas de proteção como o uso de protetores plumbíferos é fundamental para garantir a segurança durante a realização de tomadas radiográficas. 

Para saber mais sobre esse equipamento, assista ao vídeo sobre o Raio-X Digital Portátil Díox disponível em nosso canal do Youtube: Vem conhecer o Raio-X Digital Portátil Díox 

Sensor Digital

O sensor digital é um dispositivo que veio para revolucionar a radiográfica convencional, por meio da digitalização do processo químico analógico comumente realizado para revelar as chapas de raio-X. 

Sensor para Radiografia Digital MI FIT T1 Micro Imagem. (Fonte imagens: Dental Cremer)

O equipamento captura imagens da cavidade bucal em poucos segundo e as envia a um computador, agilizando o fluxo de trabalho e dispensando o uso de filmes radiográficos, câmara escura e químicos reveladores e fixadores. 

O resultado são imagens mais nítidas, em alta definição, que podem ser compartilhadas facilmente com outros profissionais e armazenadas digitalmente, eliminando a necessidade de manter um espaço físico. 

Produto: Sensor para Radiografia Digital – Saevo Tamanho 2

Alguns modelos também oferecem uma série de recursos, como softwares para edição de imagens, que auxiliam o dentista na obtenção de um diagnóstico mais detalhado. 

Sem dúvidas, uma ferramenta de trabalho essencial para profissionais de Odontologia que buscam maior eficiência, precisão e praticidade em sua rotina.

Raio-X Panorâmico 

Aparelho de Radiografia Panorâmica compacto X-MIND® Prime. (Fonte imagens: Dental Cremer)

Com as constantes inovações na área de radiologia odontológica surge uma nova geração de aparelhos de raio-X panorâmicos, cada vez mais tecnológicos e evoluídos. 

E hoje, ter um equipamento panorâmico próprio em sua clínica ou consultório, capaz de otimizar os diagnósticos, aumentar a produtividade e melhorar a experiência de seus pacientes, já é uma realidade. 

Estamos falando do panorâmico mais compacto mercado: X-MIND® prime, desenvolvido pela Acteon. 

O equipamento foi criado pensando em dentistas que buscam um aparelho intuitivo, fácil de ser instalado e manuseado, mas que, ao mesmo tempo, não renunciam a um software altamente tecnológico. 

X-MIND® Prime é bastante completo e se destaca entre os demais aparelhos panorâmicos, pois: 

  • reduz as etapas e tempo de tratamento ao evitar o deslocamento de pacientes até uma clínica radiológica; 
  • permite a captação de imagens panorâmicas de alta qualidade e precisão; 
  • ocupa menos espaço em relação aos dispositivos tradicionais, pois é fixado à parede. (Posicionamento “Face to face”.) 

Nesta matéria, você conferiu a importância da radiologia odontológica e como esse recurso complementar contribui para um diagnóstico mais preciso em diversas especialidades.  

Deseja investir em equipamentos de radiologia altamente tecnológicos e que irão facilitar ainda mais a rotina de diagnósticos da sua clínica?  

Na Dental Cremer você encontra dispositivos de raio-X e sensores digitais das melhores marcas do mercado, com descontos e condições imperdíveis. Fale com um especialista!

 

✍️ Deixe seu comentário

 Compartilhe com os amigos

 Siga nossas redes:

 Facebook

 Instagram

 Twitter

 Pinterest

 TikTok

➡ Youtube

➡ Ouça nosso Podcast

Acesse nossa Loja Virtual e encontre a solução completa para você na Odontologia!

Referências: 

https://star.med.br/radiologia-odontologica-o-que-e/ 

https://www.dviradiologia.com.br/2022/03/18/tudo-sobre-radiologia-odontologica/ 

http://www.radiologdigital.com.br/radiologia-odontologica/ 

https://brlaudos.com.br/historia-da-radiologia-odontologica/ 

https://saevo.com.br/blog/tipos-de-radiografias-odontologicas/ 

file:///C:/Users/gabrielli.nery/Downloads/Unidade_01_radiologia_odontologica.pdf 

 

 

Comentários

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *