Clínica odontológica: 3 lições para tirar de 2020

Que 2020 foi um ano diferente a gente já sabe. Mas, e as lições que esse ano trouxe para a sua clínica odontológica, já parou para refletir? Eu, como dentista e CEO de um software de gestão odontológica, o Simples Dental (já conhece? Se não, clica no link e dá uma espiada) finalizei 2020 pensando em tudo que esse ano atípico me ensinou como profissional.

Uma coisa que eu acredito que todo mundo percebeu é que imprevistos acontecem. Entretanto, mesmo que a gente não consiga prever uma pandemia, precisamos estar preparados para situações inesperadas. Por isso, nesse artigo vou apresentar 3 lições que eu aprendi com 2020 e que podem ajudar sua clínica odontológica a estar mais preparada em 2021.

Quanto mais opções, melhor!

Fechar orçamentos com valor agregado é uma das metas de toda clínica odontológica. Mas, é comum ouvir dos meus colegas dentistas as dificuldades em conseguir essa proeza. Por isso, a primeira lição que eu queria passar nesse texto é: ofereça diferentes formas de pagamento na sua clínica.

Maquininha de cartão, boleto, carnê, cheque, são alternativas comuns. Elas farão com que você, sem dúvida nenhuma, aumente o número de orçamentos fechados e com isso mantenha a saúde do seu financeiro em dia.

Alguns softwares, além de facilitar o controle de tudo isso, o que vai fazer com que você ganhe tempo e organização, ainda conseguem emitir boletos diretamente pelo sistema sem contratos ou convênios com bancos, basta ter uma conta corrente.

O Simples Dental é um exemplo, com ele você vai poder tanto controlar os detalhes do seu financeiro, como também terá a possibilidade de emitir boletos e controlar todos os outros meios de pagamento.

Não deixe o seu dinheiro na mão de outros

Em momentos de crise, como vivemos em 2020, é importante ter um plano de cobrança de inadimplentes. Afinal, são eles que podem dar um gás no seu financeiro quando as coisas estiverem difíceis.

Se você viu suas vendas diminuindo, provavelmente buscou formas de conseguir novos pacientes para recuperar os prejuízos, mas, e se eu te disser que a solução pode estar nos clientes que você já tem?

Ter uma política de cobrança bem definida pode te livrar de muita dor de cabeça e de quebra dar um up no seu financeiro.

Com um bom software você consegue mandar mensagens de aviso de vencimento e de cobrança automaticamente, além de ter sempre à mão a lista de quem está te devendo para que você peça para sua secretária ou uma empresa de cobrança entrar em contato.

A maioria dos inadimplentes do país não fica inadimplente porque quer e sim porque realmente está passando por problemas financeiros graves, por isso sempre re-parcele e dê condições para que os clientes paguem seus tratamentos.

Mantenha os indicadores da sua clínica odontológica à vista

Eu tenho certeza de que você sabe fazer ótimas restaurações e conhece todos os passos para realizar uma exodontia ou uma coroa. Entretanto, quando o assunto são indicadores, a situação é um pouco diferente.

De uma maneira bem simples, indicadores são informações que mostram seu desempenho e te ajudam a tomar a melhor decisão para sua clínica odontológica ou consultório.

Nesse ano atípico que vivemos em 2020, quem se manteve atento aos números e acompanhou seus indicadores conseguiu prever muitos problemas e evitou que eles acontecessem, evitando também seus prejuízos.

Alguns exemplos de indicadores que você precisa começar a acompanhar agora mesmo:

Ticket médio

É a média de gastos que os pacientes têm com você. Esse número serve para você planejar um retorno maior com a mesma quantidade de pacientes.

Sua meta será sempre aumentar esse número, ou seja, fazer o paciente gastar mais com tratamentos na sua clínica.

Porcentagem de orçamento aprovados

Sem conhecer esse número você não tem como saber com exatidão se está vendendo bem. Nem saber se os preços estão atraentes ou se suas condições de pagamentos estão boas.

Existem outros indicadores muito importantes como produtividade, margem de lucro, entre outros, mas vou deixar essas métricas para um outro artigo.

Quer acompanhar os indicadores da sua clínica em tempo real? O Simples Dental tem o Painel de Inteligência, que mostra os principais números da sua clínica.

Automatizar essas informações aumenta ainda mais a sua agilidade e capacidade de desenvolver ações para atrair ou fidelizar pacientes.

Não conte com a sorte em 2021:
>>> 3 dicas para alcançar o sucesso na sua clínica odontológica.

Se você, assim como eu, entendeu a importância dessas lições e quer começar a colocá-las em prática hoje mesmo, pode contar com a ajuda do Simples Dental.

Tenho certeza de que, depois de começar a usar um software especializado em gestão na sua clínica odontológica, você vai agradecer ao seu eu do passado por ter apostado nessa ferramenta ainda hoje (risos).

Espero poder te ajudar e até uma próxima!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *