30 ideias de posts para as redes sociais do seu consultório

Quando um estudante de odontologia se forma, é bastante provável que ele caia no mercado de trabalho sem o conhecimento necessário para gerenciar e alavancar sua carreira profissional.  

Na maioria das vezes, gestão e marketing – aqui bem focado em redes sociais – passam longe de seus campos de estudo, deixando-os vulneráveis e despreparados para o mundo após a graduação. 

Essa falta de conhecimento sobre o assunto, influencia diretamente em sua trajetória profissional. Afinal, como atrair mais pacientes para o seu consultório?  

Diante disso, resolvemos criar este artigo. Ao longo do texto confira a importância de se estar presente nas redes sociais, além de 30 ideias de conteúdo que te ajudarão a conquistar e engajar seu público. 

Como atrair novos seguidores e engajar seus pacientes nas redes sociais? 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o sucesso não surge da noite para o dia.  

Pelo contrário, os profissionais– e aqui cabe citar que são profissionais das mais diversas áreas – precisam estar sempre atentos as novidades e atualizações do mercado.  

Só assim, conseguirão manter-se no topo, conquistando cada vez mais a fidelidade das pessoas. 

Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes que irão ajudar você a divulgar o seu consultório nas redes sociais, engajar seu público e despertar o desejo pelos seus serviços. Confira! 

  • Conheça seu público 

O público-alvo é um grupo específico de pessoas as quais o seu negócio busca atingir. Para definir o seu público, considere características como idade, gênero, região, localização, poder aquisito, classe social, interesses e hábitos de consumo. 

  • Mantenha a consistência 

Publique conteúdo de forma regular, com assuntos que despertem o interesse do seu público. Mantenha uma interação constante, seja por meio de enquetes, caixa de perguntas, comentários nas publicações, etc. 

  • Construa autoridade 

Mostre que você é autoridade em algum assunto para que seu público o (a) reconheca como um especialista. Compartilhe conteúdos úteis e relevantes, usando sempre fontes confiáveis. 

  • Seja criativo 

Encontre formas criativas de abordar temas da área odontológica. Não exagere em termos técnicos, invista em conteúdos mais visuais e didáticos que serão facilmente compreendidos pelo seu público.  

  • Engaje com seus seguidores 

Dê atenção aos seus seguidores e demonstre que você se importa com suas opiniões, dúvidas e dores. Além de criar conexões verdadeiras, isso faz com que o seu público se identifique com sua marca. 

  • Atente-se as regras de propaganda odontológica 

Fique atento as regras para promoção e divulgação de serviços odontológicos estipuladas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e suas atualizações. Confira a Resolução CFO-196/2019 atualizada aqui! 

Complemente sua leitura: Antes e depois, é uma boa publicidade odontológica para os dias atuais?

Quais redes sociais utilizar? 

A melhor maneira de descobrir quais são as redes sociais ideais para divulgar os seus serviços odontológicos é conhecendo o seu público a fundo. 

Se você costuma ler sobre marketing odontológico, já deve ter ouvido falar sobre as personas ou buyer personas.  

Esse conceito refere-se a uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio, ou seja, o paciente ideal do seu consultório 

Neste caso, definir uma persona te ajudará a descobrir em quais mídias sociais sua audiência se encontra e qual a melhor forma de abordá-la. 

Além disso, cada rede social possui características específicas e permite que você se conecte com seu público de diferentes formas. Confira as principais delas: 

Instagram 

É a rede social mais utilizada quando o objetivo é fortalecer a identidade da sua marca profissional. 

No Instagram, você pode divulgar a sua especialidade clínica e os serviços oferecidos em seu consultório, mostrar a rotina de sua equipe e os bastidores do seu negócio e criar conteúdo que atraiam a atenção do seu público. 

Também é possível patrocinar publicações de feed e stories utilizando o Instagram ADS para atingir potenciais clientes, convidando-os a conhecer o seu perfil, agendar uma consulta ou acessar o seu site, por exemplo. 

Facebook 

É uma das redes sociais mais usadas pelas empresas para divulgação de produtos e serviços por meio de conteúdos dinâmicos e informativos em formato de vídeo, imagens ou carrosséis. 

A rede oferece opções de publicidade paga via gerenciador ne anúncios do Facebook ADS, onde você pode promover anúncios para públicos segmentados com o objetivo de: 

  • Aumentar o número de agendamentos; 
  • Promover o consultório odontológico (reconhecimento de marca); 
  • Atrair pacientes por especialidade clínica; 
  • Aumentar o número de visualizações de um vídeo; 
  • Etc. 

Contudo, é importante se atentar as proibições do CFO em relação à valores dos serviços, promoções e sorteios, divulgação de informações sem comprovação cientifica ou reconhecimento do conselho, entre outras regras. 

Youtube 

É a principal rede social de vídeos e a segunda ferramenta de busca mais utilizada na internet, ficando atrás apenas do Google. 

Ter um canal no Youtube pode te ajudar a criar autoridade em sua carreira na Odontologia. Por isso, aposte em conteúdos relevantes e que educam o seu público: 

  • Vídeos sanando as dúvidas mais comuns dos seus pacientes. 
  • Vídeos explicando tratamentos e procedimentos oferecidos em seu consultório; 
  • Tutoriais e dicas de cuidados diários com a saúde bucal; 
  • Unboxing de produtos de higiene oral; 
  • Mitos e verdades da Odontologia; 
  • Entre outros. 

WhatsApp Business 

O WhatsApp é a rede social queridinha dos brasileiros, com cerca de 130 milhões de usuários no país. Para os dentistas, essa é uma excelente ferramenta de comunicação com seus pacientes. 

A versão do aplicativo para empresas, WhatsApp Business, além de facilitar a confirmação de consultas, também pode ser um canal para recuperação de clientes inativos, envio de mensagens em datas comemorativas e aplicação de pesquisas de satisfação. 

Para otimizar essa experiência, você pode contar com o Simples Dental, um software odontológico que possui integração com o WhatsApp Web e oferece diferentes funcionalidades e automações. 

Faça um teste gratuito e potencialize suas vendas com o Simples Dental. 

30 ideias de conteúdo odontológico para se inspirar 

Agora que você já viu os principais passos para alavancar as comunicações do seu consultório e como descobrir em quais redes sociais você deve apostar, reflita por um instante. 

Será que o que você está entregando para sua audiência é relevante, dinâmico e tem tudo o que precisa para atrair novos seguidores e engajar da maneira como gostaria? 

Se a resposta for negativa, não se preocupe! Abaixo você terá acesso a uma lista de conteúdos para serem abordados em suas redes sociais.  

Os temas variam entre os mais comuns aos mais específicos, mas todos buscam sanar aquelas dúvidas que são comuns na prática diária. Confira! 

Dúvidas mais comuns dos pacientes em consultório: 

  1. O que fazer quando o dente quebra? 
  2. O que causa e Como tratar bruxismo? 
  3. Quanto tempo dura um clareamento dental? 
  4. A ausência prolongada de um dente pode resultar em algum dano para a saúde bucal do paciente? 
  5. A partir de quanto tempo os pais devem começar a escovar os dentes do bebê? 
  6. A cada quanto tempo é ideal marcar uma consulta no dentista? 
  7. É preciso trocar as restaurações? 
  8. Para aqueles que mantém uma boa higiene bucal, existe outros fatores que aumentam o risco de cáries? 
  9. É possível acelerar o tratamento ortodôntico? 
  10. O que fazer para controlar o mau hálito? 
  11. O uso prolongado da chupeta influencia na necessidade do uso do aparelho ortodôntico? 
  12. Existe algum risco durante os procedimentos para pacientes com diabetes? 
  13. O tabagismo influencia na recuperação durante tratamentos odontológicos? 
  14. Por quanto tempo o paciente pode ficar com o “curativo” no dente? 
  15. A necessidade da escovação se dá devido ao número de refeições ou deve acontecer obrigatoriamente 3 vezes ao dia?

Conteúdos específicos sobre procedimentos e/ou especialidades clínicas: 

  1. Será que todas as pessoas precisam extrair os dentes do siso? 
  2. O que comer quando arranca o siso? 
  3. Pode passar o fio dental quando a gengiva estiver inflamada e/ou sangrando? 
  4. Dor de dente é sinônimo de tratamento de canal? 
  5. Como escovar dentes de bebê? 
  6. Como desmistificar o terror que acompanha o termo “tratamento de canal”? 
  7. Pode utilizar a placa de clareamento dental para amenizar o impacto entre os dentes ou é necessário solicitar uma nova moldeira, específica para o bruxismo? 
  8. Quanto tempo devo ficar com a moldeira de clareamento dental? 
  9. É viável seguir com o tratamento de canal no dente do siso ou o paciente pode optar logo pela extração? 
  10. Quais produtos de higiene bucal, são indicados para evitar o aparecimento de placas bacterianas? 
  11. Quais são as principais causas para o amolecimento dos dentes permanentes? 
  12. Existe idade máxima para pacientes que desejam realizar o implante dentário? 
  13. Pacientes que utilizam prótese dentária podem desenvolver problemas na gengiva? 
  14. Existe alguma diferença na composição dos cremes dentais que influencia diretamente no tratamento indicado? 
  15. O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?

EXTRA: Ideias de conteúdo para laboratórios de prótese 

  1. Como são feitas as próteses? 
  2. Qual a indicação para próteses dentárias? 
  3. Quais as contraindicações da prótese dentária? 
  4. Quais a diferença entre prótese fixa e móvel? 
  5. Qual o melhor material para prótese dentária? 
  6. Prótese tem validade? 
  7. Prótese dentária, como funciona? 
  8. Como higienizar a prótese? 
  9. Prótese dentária que não encaixa, o que fazer? 
  10. Próteses dentárias podem ser deduzidas do imposto de renda? 

Por fim, pudemos perceber as redes sociais são uma excelente oportunidade de contato direto com seus pacientes e potenciais pacientes. 

Agora, aproveite todas as dicas de conteúdo apresentadas neste texto e comece a colocar em prática suas estratégias de atração e fidelização. 

Sem dúvidas, unindo-as a um bom planejamento, fontes confiáveis e muita criatividade, você conseguirá alcançar excelentes resultados e contribuir para o sucesso do seu negócio! 

Quer ler mais conteúdos como esse? Confira a categoria de Gestão e Marketing aqui no blog da Dental Cremer! 

Referências: 

RESOLUÇÃO CFO-196/2019. In: Conselho Federal de Odontologia. [S. l.], 29 jan. 2019. Disponível em: https://website.cfo.org.br/resolucao-cfo-196-2019/. Acesso em: 5 jul. 2023. 

REDES Sociais para Dentistas: como atrair mais pacientes para o consultório. Conselho Federal de Odontologia, [S. l.], p. 1-1, 7 mar. 2022. Disponível em: https://www.dfl.com.br/redes-sociais-para-dentistas-como-atrair-mais-pacientes-para-o-consultorio/. Acesso em: 5 jul. 2023. 

MARKETING Digital: Guia Completo da Rock Content. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://materiais.rockcontent.com/marketing-digital. Acesso em: 5 jul. 2023. 

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