A influência da vitamina D na Odontologia

A vitamina D, produzida pelo sol e alguns alimentos, vem desempenhando um papel muito importante na Odontologia através de sua influência direta na saúde bucal. Essa vitamina é apresentada de duas formas: a vitamina D2 de origem vegetal, e a vitamina D3 de origem animal, formada pela pele por meio da absorção de raios ultravioletas B.

Essa vitamina necessita da luz do sol para ser metabolizada pelo organismo. Ou seja, países com pouca incidência de sol tendem a ter uma população mais carente da vitamina. Além dos hábitos de vida da população que tem feito que cada vez menos haja exposição ao sol.

A deficiência da vitamina D pode causar algumas doenças, como: osteoporose, fibromialgia, hipertensão, doença renal, doenças cardiovasculares, depressão, autismo, etc.

O papel da vitamina D na odontologia

A vitamina D3, é a vitamina para fortalecer os dentes, além de regular funções metabólicas e neurológicas. É responsável pelo metabolismo do cálcio e fósforo, substâncias importantes para mineralização dos dentes. Também estimula a absorção de cálcio no intestino, atuando sobre a manutenção do seu equilíbrio, indiretamente regulando a mineralização óssea. A fórmula biologicamente ativa da vitamina D3 é reconhecida por regular a imunidade. Dessa forma, a deficiência de vitamina D pode causar maior suscetibilidade a infecções bacterianas, como periodontite.

O que é periodontite?

A periodontite é a evolução de uma gengivite que não recebeu tratamento. Portanto, é uma infecção gengival grave que pode ocasionar a perda de dentes. Ocorre devido a falta de higiene bucal, que leva a formação de placa bacteriana onde a gengiva e os dentes se encontram. Como esse tecido que está entre os dentes e a mandíbula inflama, os dentes acabam ficando sem suporte e acabam caindo.

Esses são alguns dos sintomas: 

  • Mau hálito
  • Inflamação gengival
  • Sangramentos na boca (principalmente durante a escovação)
  • Gengivas com cor mais escura
  • Dentes soltos ou moles

Como tratar a periodontite?

Não existe cura para a periodontite, mas existe tratamento. Pode-se indicar o uso de anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Além de claro, a realização de profilaxia para remoção do tártaro e cálculos aderidos ao dente. Em alguns casos, onde o tártaro já está muito profundo, é necessário procedimento cirúrgico para que as superfícies das raízes dos dentes fiquem expostas e então sejam realizadas as raspagens.

O que a falta de vitamina D pode ocasionar?

A cicatrização de implante dentário, também pode ser influenciada pelos baixos níveis do complexo D, pois ela está relacionada com o equilíbrio do cálcio a cicatrização. Vale dizer que essa condição não é uma contraindicação para a colocação dos implantes, mas a suplementação da vitamina poderá melhorar no processo de integração entre implante e osso.

Outro problema que observamos pela falta da vitamina no organismo é o mau hálito. Sem ela, as células que estão presentes na mucosa bucal se acumulam e descamam em excesso. Com o tempo, o mau cheiro é liberado pelo apodrecimento das células descamadas, favorecendo o aumento de placa bacteriana.

O que é bom para fortalecer os dentes?

A vitamina D é uma fonte de equilíbrio de nutrientes e da distribuição deles em nosso organismo. Além do sol, podemos encontrar a vitamina D em diversos alimentos como: salmão, óleo de fígado de peixe, sardinha, ovo, leite, iogurte, etc., e em vários suplementos.

Além disso, o paciente deve manter os cuidados básicos de higiene, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente ao acordar, após as refeições e antes de dormir; utilizando escovas com cerdas maciais e fio dental, e fazer uma limpeza profissional pelo menos a cada 6 meses.

Dessa forma, o dentista precisa ter o conhecimento dessas informações para recomendar aos pacientes e garantir a saúde bucal adequada, também, a de manter a sua própria.

Comentários

2 Comentários
    • Oi, Carlos. Nesse caso, é importante que você busque ajuda do seu cirurgião-dentista de confiança. Ele conseguirá lhe passar a melhor solução para o seu caso.

      Melhoras 🙂

      Abraços,
      Dental Cremer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *